31 março 2014

Resenha - Inferno

Enigmas intrigantes, uma peste está prestes a dizimar a população e reviravoltas intensas. 
Inferno é um ótimo livro para você que está a procura de um bom mistério.

Titulo Original: Inferno
Titulo Nacional: Inferno
Ano de Lançamento: 2013
Número de páginas: 448
Editora:Arqueiro
Gênero: Investigação, Romance.
Sinopse: Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em "O Código Da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido" e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento. No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.

 O livro Inferno foi o primeiro livro que li do autor Dan Brown. Os meus planos era ler primeiro O Código da Vinci mesmo sabendo que os livros não tem sequencia eu gostaria de ler na ordem em que foram lançados, porém eu fui à biblioteca da minha cidade e Inferno estava lá, não perdi a oportunidade já que queria muito ler algum livro do Dan Brown.

  Inferno começa com o personagem principal Robert Langdon, acordando em um hospital na Itália sem as suas memórias dos últimos dias. Pouco tempo depois uma mulher vestida de preto com cabelos espetados entra no hospital e tenta mata-lo, mas Robert recebe ajuda da Dra. Sienna e do Dr. Marconi e consegue escapar com vida. A partir daí toda história se desenvolve.

   O livro é narrado em terceira pessoa, e possuí uma linguagem de fácil entendimento com palavras rebuscadas, o que engrandece a obra. A leitura fluí bastante nos momentos de ação, e as descrições feitas pelo autor são INCRÍVEIS.

   Percebe-se que Dan Brown fez uma pesquisa muito detalhada e brilhante sobre as obras de arte que são citadas no livro assim como todos os locais por onde Robert e Sienna passaram. Eu me transportei diversas vezes para a Itália, o autor descreve com precisão cada detalhe de um determinado local e isso é bem interessante, aprendi bastante sobre a história da arte com esse livro. As referencias a obre de Dante Alighieri são fascinantes, ainda não tive a oportunidade de ler A Divina Comédia, mas quero muito ler e conhecer mais sobre esta obra. As situações que o autor criou, baseado em trechos e versos do poema épico, são geniais.

  Um dos pontos que mais chamou minha atenção nesse livro foi abordar  um tema como a Super População, é um tema bem polêmico e eu particularmente gostei bastante como o autor desenvolveu isso no livro, de forma bem clara e explicita, as consequências da Super População e os possíveis danos à raça humana assim como ele envolveu a OMS (organização mundial de saúde) e conseguiu interligar fatos históricos como uma peste antiga e seus efeitos na nossa sociedade atual.

  Os personagens são muito bem desenvolvidos, eles tem uma profundidade e cada personagem tem sua peculiaridade. O  autor conseguiu criar um cientista brilhantemente louco, um professor memorável e até mesmo uma organização de falsários sem deixar nada à desejar. A Sienna me conquistou de "cara", e a Dra. Elizabeth Sinskey também, não preciso nem dizer que o Robert é um personagem que admiro muito, sua memória, inteligencia e conhecimento histórico me deixam boquiaberto.

  Os mistérios da história juntamente com os enigmas que o Robert deve resolver para salvar o mundo de uma possível "peste", vão sendo descobertos ao longo do livro e o autor conseguiu me surpreender várias vezes, quando eu achava que estava descobrindo tudo... Fui totalmente enganado muitas vezes, todo livro é surpreendente e o desfecho da história não poderia deixar de ser surpreendente também.

  O livro inferno nós apresenta temas importantes e que nos faz refletir um pouco sobre à sociedade atual e seu crescimento desenfreado, e ainda consegue te fazer pensar um pouco sobre confiança e realidade.


   Inferno leva 4 estrelas por ter um mistério envolvente, personagens bem construídos e uma descrição impecável da Itália e de algumas obras de arte, porém a mesma descrição impecável foi o que me fez dar 4 estrelas, pode parecer contraditório, mas não, as partes de descrição são impecáveis e isso é inegável, porém quando o autor descreve demais a história vai ficando parada e às vezes até mesmo maçante. Nas partes de ação do livro a leitura se desenvolve em um ritmo muito mais rápido e agradável.



18 comentários:

  1. Olá! Parabéns pela resenha, ainda não li esse livro, mas por sua resenha, fiquei curiosa! Principalmente quando vc fala das pesquisas que nortearam a obra! ;)
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha,o livro parece ser muito bom mesmo *0*
    Tenho alguns(vários) na frente mas quando me der a louca compro esse também kkk
    Sucesso ao blog e tudo de boom!
    Hora da Aventuura õ/

    Beijos

    http://cantinhodatitania.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro (talvez não chamasse muito a minha atenção então eu nem lia por não me interessar). Mas depois de ler a sua resenha, eu digo: "Quero ler esse livro!!!".
    Abraços

    http://blogcapturados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi! Passando pra dizer que te indiquei para o desafio de visitar uma biblioteca!

    http://caixinhadadea.blogspot.com.br/2014/04/desafio-visite-uma-biblioteca.html

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu curto descrições! rs... Principalmente descrições da Itália e de obras de arte, que são amores da minha vida!! hehe... Mas entendo você ter tirado uma estrela por causa disso, já li um livro em que o mesmo me aconteceu... acho que se as descrições são de algo que a gente não ama tanto assim, fica mesmo meio maçante a leitura. Então, realmente entendi perfeitamente porque você valorizou esse aspecto e ao mesmo tempo o apontou como algo negativo.

    Gostei muito da reflexão que o livro traz sobre o crescimento desenfreado, também adorei saber que as personagens têm profundidade e suas peculiaridades. Nunca li nada do autor, mas tenho muita vontade de fazer isso.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi carlos,
    tudo bem?
    Eu adoro esse autor, eu já li Código Da Vinci e suas obras são marcadas pelo rico conhecimento de arte e literatura que ele nos apresenta. O tema de superpopulação é bem diferente, nunca li ninguém falando sobre isso e é um problema real. Engraçado, as partes em que nos maravilha com descrição de lugares e conhecimentos para mim, não torna o livro parado, pelo menos não no que eu li. É tudo tão interessante, eu fiquei hipnotizada.
    Adorei!!!!!!! Quero muito ler esse livro.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua resenha sobre e o livro parece ótimo, acho possível entrar pra minha lista de desejados.
    http://universosempaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olha eu li um único livro do Dan Brown mas gostei bastante da forma como ele estrutura sua narrativa, e justamente pela percepção que eu tive quanto ao trabalho de pesquisa, me deixou bem atenta. E pelo que percebi essa é uma característica do autor, já que na sua resenha você faz menção a esses fatos.
    Inferno é livro que vontade de ler faz tempo,só falta oportunidade.
    Já que esse livro peca pelo excesso de descrição, eu vou me apegar pela ação rsrsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Bem, eu sou doidinha pelo autor! Dos livros dele só me falta ler esse. Acho que de uns tempos para cá ando achando ele meio repetitivo na estrutura de narrativa, contudo o contexto histórico é tão bom, que esqueço completamente a estrutura.
    Muito ansiosa por esse.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Eu li somente o Código da Vinci e me arrastei por meses, a história não é ruim, mas sinceramente prefiro os filmes. Ganhei anjos e demônios, mas nunca o li, ele está aqui em casa novinho em folha. Sobre a sua resenha achei interessante tudo que descreveu e já vi imagens de um filme na minha mente, espero que eles façam a adaptação desse também. Xero!!!

    ResponderExcluir
  12. Carlos, eu também li apenas O Código da Vinci, e achei muito brilhante. Essa observação que você fez da pesquisa e da riqueza histórica de Dan Brown parece ser sua marca registrada. É um livro deveras enriquecedor.
    Ótima resenha,
    Abs

    Fernanda
    Blog: http://spaziodilibri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Essa é a primeira resenha que leio do livro, sempre via as pessoas lendo, mas imaginava que seria uma história bem diferente do que realmente é.
    Nunca fiquei muito empolgada por ele,mas aqui encontrei elementos que tanto gosto nas leituras, como essa riqueza de detalhes, uma pena que em alguns momentos fica maçantes, mas mesmo assim pretendo ler o livro gostei bastante da sua resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito dos livros do Dan Brown, li todos. Realmente, o autor sempre traz temas polêmicos, alguns não tão discutidos e que merecem certa atenção como os preceitos religiosos ou até mesmo a superpopulação.

    Adorei a resenha!

    http://abstratoenotavel.blospot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiiiiiiiiiiii

    Nossa, ele livro parece ser demais. Amo Dan Brown, os Anjos e Demonios para mim é o preferido.
    Esse livro eu dei de presente a uma amiga blogueira, acho que vou pedir emprestado. hahahahahah

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Carlos!
    Isso é engraçado, o fato da descrição ser maravilhosa e bem escrita e ao mesmo tempo acabar sendo maçante e cansativo em algumas partes! Eu adoro descrições, sou daquelas que gosto de tudo no mínimo detalhe para imaginar, mas nunca li nada do autor e não sei como é sua escrita! Eu vi os filmes dele e sei então que as histórias são de tirar o fôlego, se é assim no cinema, eu imagino como não é ao ler! Pretendo logo ler algo dele!
    Parabéns pela resenha!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Carlos,

    Comprei este livro já faz algum tempo e sempre acabo deixando ele de lado, mas sua fantástica resenha fez com que o livro ganhasse minha atenção de forma especial. Gosto muito de estórias rica em detalhes, apesar de às vezes parecer cansativo, me cativa porque viajo mais pelo universo que o autor me convida em cada livro.

    Belíssima resenha parabéns.

    Bjs
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir
  18. Eu sou muito fã do Dan Brown, minha admiração começou em Anjos e Demônios, o primeiro livro do autor que li. Ele tem umas sacadas muito inteligêntes e fica claro seu conhecimento sobre os assuntos e lugares que está tratando, acho isso extremamente importante. Quanto ao detalhismo é uma marca registrada do autor, de fato ele gosta de enrolar, hahaha.
    Ainda não li Inferno, mas estou com muita vontade, é um livro que está na minha wishlist há algum tempo e espero adquirir o mais rápido possível.
    Gostei do seu blog, tem um conteúdo muito bacana e você resenha muito bem :)
    Beijo

    www.blogrefugio.wordpress.com

    ResponderExcluir