15 abril 2015

Resenha - Síndrome Psíquica Grave

"HIPÓTESE DE MERA EXPOSIÇÃO: Uma teoria de que uma certa exposição repetida a um estímulo leva ao aumento do gosto." - Síndrome Psíquica Grave


Título Original: Psych Major Syndrome
Título Nacional: Síndrome Psíquica Grave
Autor(a): Alicia Thompson
Ano de Lançamento: 2015
Número de Páginas: 336
Gênero: Romance, Chick Lit
Editora: Galera Record
Sinopse: "A Paciente, Leigh Nolan (essa sou eu), começou seu primeiro ano na Universidade de Stiles. Ela decidiu se formar em psicologia (apesar de seus pais preferirem que ela estudasse tarô, não Manchas de Rorschach). A Paciente tem a tendência a analisar demais as coisas, especialmente quando isso envolve o sexo oposto. Exemplo: por que Andrew, seu namorado de mais de um ano, nunca a convida para passar a noite com ele e dar o próximo passo no relacionamento — leia-se transar? E por que ela passou a ter sonhos eróticos com Nathan, o colega de quarto de Andrew que tanto a odeia? Fatos agravantes incluem: outros alunos de psicologia supercompetitivos, uma professora que precisa urgentemente de análise e uma colegial que acha que a Paciente é, em uma palavra, ingênua."

  Em Síndrome Psíquica Grave nós somos apresentados Leigh uma estudante do primeiro período de Psicologia que enfrenta assim como universitários do cotidiano, vários problemas do séc XXI. Junto de sua companheira de quarto Ami, uma estudante bem peculiar de Artes Plasticas, ela tem que lidar com a faculdade, o namorado, colegas competitivas e a sua vida amorosa, que anda de mal a pior (vulgo, ela e o namorado nunca transaram). Essa é uma história divertida que te vai te conquistando aos poucos e te envolve totalmente depois de algumas páginas.

  O livro é narrado em primeira pessoa e como dito, somos apresentados a Leigh, uma estudante que se auto avalia muito e ainda faz análises de quase tudo que acontece ao seu redor, uma peculiaridade muito boa que em vários momentos tira algumas gargalhadas de você. Com uma linguagem jovem, descontraída e simples a autora criou uma história de leitura gostosa, não tão rápida e muito leve que te vai te prendendo gradualmente até você não conseguir mais largar o livro.


  A ambientação da obra é simples, assim como o linguajar usado na ótima narrativa criada por Alicia Thopson, o que não torna a história simplória. A personagem principal é uma das mais bem construídas que eu já vi/li. A narrativa em primeira  pessoa nos permite participar dos conflitos internos dela e como uma estudante de psicologia as suas análises são sempre muito densas e recheadas de conceitos. Quero dizer que a autora soube como criar uma personagem cativante e que te da uma sensação de leveza, usando alguns elementos técnicos e uma gama de conceitos sobre psicanalise e pscologia.

  Pode até parecer chato, mas os problemas que Leigh enfreta são problemas comuns de qualquer mulher/jovem ou melhor jovem adulto. E nesse ponto vou ter que confessar, quando solicitei esse livro estava um pouco receoso, afinal esse gênero não faz parte da minha 'zona de conforto' e para a minha surpresa eu adorei a história e como ela se desenrolou. O gênero chick lit me agradou muito, não só pelo romance, mas pela mulher independente que a autora tenta criar e nos mostrar algumas situações que parecem reais.

  A história é muito boa e o desenvolvimento do livro é sem dúvida fenomenal. Foram poucas as história que eu me senti tão apegado ao persoangem principal, sim, eu imergi nesse livro de uma maneira muito profunda e quando acabei senti uma pontada de leve, não queria que acabasse de forma alguma. Leigh é uma personagem sensacional e eu não consigo descrever em palavras o quanto eu gostei dela, em alguns momentos eu queria poder entrar na história e ajudar de alguma maneira.


  Você pode estar se perguntando o que a frase do inicio da resenha tem a ver com tudo isso? Bom, mais uma confissão, é que eu estou realmente apreciando alguns romances (li alguns ultimamente) e esse foi um deles. A temática está presente em quase todo o livro, mas não é nada meloso demais a autora faz parecer tão real, tão verdadeiro e eu gostei muito disso. Gostei muito de como ela soube explorar o romance e de como a explorou o máximo que os personagens tinham a oferecer.

  Embora alguns achem clichê ou até mesmo previsível, gostei bastante do final e achei muito digno. Depois de imergir tão profundamente na história, eu não posso deixar de citar que a obra está recheada de humor em vários momentos. Além muito gostosa a narrativa é divertida e a autora deu um toque de sutileza deixando tudo bem leve, nada forçado demais. 


  Ainda não me aventurei muito pelo mundo dos romances e dos chick lit, mas posso dizer que esse é o meu livro preferido do gênero. Gostei muito do romance contido no livro, que é expressado de uma maneira bem real e natural, gostei muito da construção da personagem principal e gostei muito da história criada. A autora me conquistou e estou começando a me interessar um pouco mais pelo gênero.

Você pode acessar o site da editora Galera Record clicando AQUI.
Você pode acessar o Facebook da editora Galera Record clicando AQUI.

22 comentários:

  1. Ola! :D Sim estou olhando o blog todo é um costumo que tenho quando encontro um blog onde me identifico de alguma forma.
    Chick-lit é um ótimo gênero, ou pelo menos é o gênero que procuro quando acabei de ler um livro de drama ou com uma história de terror. Pois bem, esse eu ainda não conferi, mas só pela capa ele já conquista alguns pontos comigo. Se fosse te recomendar algum, lembrando claro que essa não é a sua zona de conforto te recomendaria algo da Meg Cabot, mas os livros dela são para um público mais jovem então talvez você não goste. Talvez os da escritora Carina Rissi, os livros dela rendem umas boas gargalhadas ou Lola e o garoto da casa ao lado que fala um pouco sobre autoaceitação mas tem pontos negativos nesse livro.

    Abraço e até logo! Vou continuar passeando por aqui! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Adoro romance melosos, mas também gosto quando não são assim. E que bom saber que esse livro tem o suficiente, e ainda fala de problemas reais. Adoro esse tipo de leitura. É a segunda resenha que leio e já quero o livro!
    beijoswww.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  3. Olha eu sinceramente tenho que confessar que quando esse livro foi lançado eu não me interessei muito por ele por conta da capa e achei que fosse uma leitura sobre doença, fosse pesada sabe? Mas pelo que você contou me parece ser bastante divertido e eu gosto de chick lit. Tenho coleções de livros desse gênero que pretendo ler e sinceramente estou entrando nesse mundo agora. Espero ter a oportunidade de comprar o livro, porque sua resenha me deixou bastante interessada. Meus parabéns pela sua sinceridade. Porque até então eu não estava afim de comprar esse livro não, mas você me convenceu. Espero que seja divertido mesmo como você fala em? E que o romance seja envolvente, porque é meu outro ponto fraco em um livro. Enfim...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-o-substituto-serie-ordem-da.html

    ResponderExcluir
  4. Olá; essa é a segunda resenha que leio desse livro (gostei muito da sua) e estou com muita vontade de lê-lo. Gosto bastante de livros do gênero, acho que é meu gênero literário preferido.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Desde que vi a capa do livro, achei linda. Sempre me faz lembrar da Jane Austen, mas chick lit não faz meu perfil de leitura. Justamente por não me tirar da zona de conforto. Apesar disso, gostei do enredo do livro e da sua resenha, lógico, a maneira como apresentou o livro, muito bacana. 'ela e o namorado nunca transaram'? Sério? Coitada!
    Acho que se fosse para ler algo do gênero, seria esse livro.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu solicitei esse livro, e após sua resenha fiquei ainda mais animada.
    A capa já conquista com as cores e diversão, mas pelo visto o brilho vem mesmo da história.
    O enredo me assustava em termos de profundidade, mais após ler a resenha fiquei mais calma e espero encontrar boa diversão. Obrigada pela resenha.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ahhhhh eu quero esse livrooooo!!!
    E agora?? Mais um pra minha interminável lista.
    Amei. amei, amei sua resenha me deixou muuuuuito curiosa pra ler.
    Adoro livros desse gêneros porque são sempre leves e engraçados.
    Acho que você irá gostar dos livros da Marian Keyes também (dica).
    Adorei seu blog, muito lindo. Parabéns!!

    Estou seguindo o blog e todas as suas redes sociais. *--*

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Meu, eu tô louca pra ler esse livro já faz um tempinho.
    Além de ter achado a capa incrível (a Galera sempre faz isso comigo)
    amei a temática e a maneira que vc disse como a história é contada.
    Espero ter a oportunidade de fazer essa leitura logo.
    Beijos
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Tenho muita vontade de ler o livro. Já li resenhas tanto positivas quanto negativas, e gostei muito de ver que a sua foi positiva.
    Quero muito conhecer a história de Leigh, parece despojada e descontraída, tem tudo para me agradar.
    Espero gostar tanto quanto você.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    É a primeira resenha que leio do livro e já digo que ameii.
    Adoro o gênero e Leigh já me conquistou
    Adoro livros que é contado em primeira pessoa me envolvo mais.
    Quero ver como vai se desenrolar com esse namorado e saber o que fez vc gostar tanto da história :D
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Já li algumas resenhas do livro e cheguei a conclusão de que preciso ler!
    A Leigh parece o tipo de personagem que eu vou gostar bastante e adoro quando o autor constrói bem os personagens.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu simplesmente amei esse livro. Gostei muito de como a autora desenvolveu a personagem ao longo do livro e principalmente como ela tratou o assunto da gravidez. Achei muito importante a forma como ela tratou o relacionamento da personagem principal, e o romance dela com o colega de quarto do namorado.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oieeee!
    Nossa este livro me ganhou desde a primeira vez q vi só a capa, agora só de saber q a autora tem uma escrita leve e fluida já gostei mais!
    Gosto de livros assim q falam sobre problemas comuns sabe, eu sei q bullying, preconceito, são temas super atuais mas gosto de livros q enfatizam problemas comuns tb!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  14. Faz pouco tempo que ingressei no mundo dos romances, chick lit e dos hots. Continuo não sendo fã mas chick lit tem me conquistado mais que os outros dois. Quanto ao livro resenhado fiquei curiosa com a história mas não leria por agora.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Essa é a primeira resenha que leio do livro, gosto daqueles livros de romance bem clichês, que pelo que notei aqui é o caso, então provavelmente vou gosta da história, ainda mais que a autora conseguiu deixa as coisas bem real, gosto de cenas uma tanto melosas, mas nem sempre são tão reais.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    A primeira coisa que chamou minha atenção nesse livro é o título diferente. Eu adoro chick-lit e sei que vou acabar curtindo a leitura de alguma forma. Gosto de saber que a história vai envolvendo o leitor aos poucos.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oii, tudo bem?
    Eu vou confessar que o Chick Lit não é um dos meus gêneros favoritos, porém eu gostei muito da premissa da historia e acredito que vai ser maravilhoso acompanhar uma estudante de psicologia pois esse é um dos cursos que eu quero fazer.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oii!

    Parabéns pela resenha!
    Adorei a capa e a sinopse ^^
    Sua resenha me deixou com vontade de ler então já foi pra lista :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo certo?
    Quanto mais vejo resenhas desse livro mais tenho vontade de ler! Eu adoro o gênero demais e acredito que irei amar essa leitura. Sem falar nessa capa maravilhosa!!! :D
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Ahhhh, adorei!!! Sinta-se culpado ao causar um novo rombo na minha conta bancaria, pq livro da Galera é caro para caramba e agr eu necessito desse livro para ontem!!!!!!! Adorei!!!!
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oii
    Adoro chicklit e acredita que ia gostar desse livro. Gostei de saber sobre a narrativa do livro e pela sinopse já imaginei que seria escrito em primeira pessoa mesmo.
    Que que afinal o livro não te decepcionou. Me animei a ler. Ótima resenha!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia o livro e só de olhar a capa e o titulo provavelmente não compraria. Mas essa sua resenha me deixa com muita vontade de ler. Adoro esse gênero. Vou procura-ló para ler.

    http://mytinybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir