01 abril 2015

Resenha - O Teste

"Os outros quatro sempre foram melhores na aula, mas eu fui o único que chegou até a universidade. O Teste nem sempre é justo, nem sempre é correto." - O Teste

Título Original: The Testing
Título Nacional: O Teste
Autor(a): Joelle Charbonneau
Ano de Lançamento: 2014
Número de Páginas: 320
Editora: Única
Gênero: Distopia
Sinopse: O Teste - No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?

   O Teste conta a história de Cia ou melhor Melancia Vale, uma garota cativante e muito inteligente que está prestes a se formar. Em um universo apocalíptico, assolado por uma guerra, o governo criou algumas vilas para que a humanidade pudesse se reerguer, para isso eles precisam dos melhores profissionais e líderes para comandar a reconstrução do mundo. Depois da formatura, só os melhores candidatos são selecionados para participar do teste e poder estudar na universidade. Mas O Teste não é tão simples assim e ele esconde segredos que ainda não foram revelados. A história se desenrola quando Cia é selecionada para participar do misterioso e imperdoável teste.

 Desde o lançamento desse livro no ano passado, queria muito poder lê-lo. Além do livro fazer parte de um gênero do qual aprecio muito a premissa da história me pareceu bem interessante. Sabe aquele monstro chamado expectativa? Pois bem, estava com a minha bem alta e até com um pouco de medo em me decepcionar, mas já adianto que o livro me surpreendeu e até mesmo superou tudo aquilo que eu pensava.


  Joelle Charbonneau criou um universo digno de uma distopia e uma mitologia que mesmo comparada a Divergente e Jogos Vorazes com o desenrolar da trama vai se tornando única. A mitologia criada é muito interessante e claro por ser uma distopia me deixou mais fascinado ainda. Narrado em primeira pessoa a autora usa um linguajar simples e de fácil entendimento, não preciso nem dizer que a leitura se torna fluída e bem gostosa. 

  O Teste é um livro de leitura rápida e mesmo eu (que leio devagar), achei que a história fluiu bem veloz, mas de uma maneira bem natural nada corrido demais. Assim o desenvolvimento da história é bem balanceado. Com um enredo bom e uma narrativa exemplar o ritmo do livro é eletrizante e muito frenético. Te prender é um dos atributos que esse livro carrega, mesmo sem tê-lo em mãos os seus pensamentos vão estar na história até a ultima página.

  Os personagens apesar de poucos, são bem estruturados e começaram a ser desenvolvidos. Acredito que por ser o inicio de uma trilogia a autora conseguiu desenvolver os personagens até um certo ponto e que muito mais ainda está por vir. Cia é uma garota adorável e cativante que me conquistou logo nas primeiras páginas, além de muito inteligente a garota é muito forte e prova mais uma vez a força das personagens femininas. Alguns outros personagens acompanham Cia durante a sua jornada, porém como o livro é narrado em primeira pessoa temos apenas o ponto de vista dela.


  Distopia, ação, aventura e um pouco de romance, mesclados com uma narrativa ótima são alguns dos atributos que encontramos na brilhante obra escrita por Joelle Charboenneau. Quem me conhece sabe que não sou fã de romance, mas as partes presentes no livro são realmente muito boas. Boas o suficiente para me fazer gostar, sim, o romance presente em O Teste é um dos pontos que eu mais gostei. Tranquilo, natural e banhado pela inocência da personagem principal o romance se desenvolve de uma maneira lenta e muito bonita.

  As cenas descritivas do livro são muito boas e a autora conseguiu deixa-las bem atrativas, cada vez nos surpreendendo com fatos que pareciam não ter conexão, mas foram se entrelaçando e criando uma trama bem envolvente. O desenrolar da história é tão bom, é incrível como você lê, lê, lê e quando percebe o livro já está quase acabando. E por falar em final, posso dizer que o livro tem um final genial e bem surpreendente, com um cliffhanger para o próximo volume.


  O livro não merece menos que 5 estrelas, depois de tanto destacar os atributos positivos a história criada por Joelle Charbonneau é sem dúvida uma ótima distopia. A critica presente no livro é muito boa, um governo autoritário que não se importa com seus cidadãos e mascara a verdadeira situação das vilas, pode ser assemelhada ao cotidiano. Além disso a trama é envolvente com personagens bem desenvolvidos e cativantes em um ritmo bem rápido. Estou muito animado para poder ler a continuação, não vejo a hora de ter em mãos Estudo Independente.

Acesse o site da Editora Gente clicando AQUI.
Acesse a página da Editora Gente no facebook clicando AQUI.
Acesse a página da Editora Única no facebook clicando AQUI.

20 comentários:

  1. Oooi,

    Acabei de ver uma resenha sobre essa obra, estou bem curiosa para conhecer esse universo criado pela autora. Acho maravilhoso quando essas criticas fazem parte do nosso dia a dia sabe?
    Admiro distopias por esse motivo mesmo.
    O fato dela escrever bem e saber abordar isso é melhor ainda.
    Enfim, a entrevista tá linda!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Ola esse conjunto de romance, distopia é perfeito, leio muitos elogios a essa trilogia . Estou bem ansiosa para começar a ler, ainda mais com personagens bem estruturados o que faz a leitura fluir bem. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii, adoro distopias e O Teste já está na minha lista de futuras leituras tem um tempo. Gostei de saber que a construção dos personagens é excelente e a escrita da autora também. Espero gostar tanto quanto você gostou!
    Beijos
    Porão da Liesel

    ResponderExcluir
  4. Corre mesmo pra ler Estudo. O Teste teve alguns elementos batidos, mas mesmo assim teve um quê de inovação. Já li toda a trilogia e achei mais constante do que JV ou Divergente. Pena que não fez tanto sucesso, mas ainda acho que vale divulgar pra mais pessoas lerem.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi carlos, já li este livro e assim como você adorei o início desta trilogia. No entanto achei que a autora peca muito em trabalhar os sentimentos e emoções durante a narrativa. Tudo é muito simples e prático e isso me irritou as vezes por não conseguir me inserir na história. Mas sim, este é um livro excelente e o 2º é muito melhor. Espero que vc se identifique com a trilogia mais do que :)

    ResponderExcluir
  6. Só vejo resenhas positivas sobre esse livro.
    Quero ler em breve, Estou super ansiosa por ele. Agora ainda mais.
    Avaliação máxima não é para qualquer livro né? rs

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  7. Oi Carlos, tudo bem?
    Acabei de terminar essa trilogia, concordo com você, essa autora é brilhante, genial, a mente dessa mulher é impressionante. Mas eu não gostei das escolhas da Cia e nem de nenhum deles. Todos os livros mexeram muito comigo, são fortes, o teste é muito frio e cruel. Espero que goste do próximo, você não sabe o que lhe espera, risos.... Sua resenha ficou ótima, Carlos.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Carlos, tudo bem?

    Eu gostei muito de O Teste. Em um momento achei que era mais do mesmo, mas achei que os rumos começaram a ficar interessantes. Espero gostar dos outros volumes da série

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    "O teste" é mesmo um livro incrível, e achei que ele foi o mais tenso e mais interessante dos três, o meu favorito ♥ Cia é uma das minhas personagens favoritas ever, mesmo que eu sempre leia Melancia ao invés de Malencia.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Carlos, tudo bem? Adorei a sua resenha. Como eu adoro distopia, com certeza eu estou louca para ler essa. Acho a ideia do teste bem interessante e até certo ponto diferente. Gosto de personagens bem construídos, e mesmo o romance não sendo o foco principal, é bom saber que esse é bem natural.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  11. Oi Carlos,

    Comprei o livro 1 e 2 na Bienal de SP e cada resenha que leio fico ainda mais estimulada a passar ele na frente dos outros (hahaha). Estou mega curiosa para conhecer a escrita da autora que todos dizem ser demais, sem falar que ter uma trama com personagens marcantes e bem construídos, leitura fluida e ainda nos faz refletir sobre o cotidiano quando a autora traz a manipulação e omissão de governantes que escondem a realidade do povo, como você colocou na resenha, para mim isso é revoltante.
    Parabéns pela resenha, adorei.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi oi, como vai??
    O Teste é um livro que me desperta uma curiosidade enoooorme.
    Já li várias e várias e resenhas, e assim como a sua, todas elogiando e falando o quanto gostaram.
    Eu, como amo distopias, fico curiosa né. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas pretendo comprar e devorá-lo em breve!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Também achei o ritmo muito frenético, amei essa leitura! A gente se vicia no livro e não quer largar de jeito nenhum. Também curti a forma como os personagens e o romance foram desenvolvidos, e distopia é um dos meus gêneros preferidos. Infelizmente ainda não li o restante da trilogia, mas pretendo fazer isso logo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Oii Carlos!

    Estou muito louca atras desse livro! Adorei a capa e a sinopse também, mas não consigo encontrar para comprar esse livro!!!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  15. Hey, Carlos.

    Essa distopia parece ´tima. Eu adoro o genero, mas confesso que estou meio desanimado um pouco, só que por ser uma distopia cheia de ação e de leitura rápida, eu fiquei com interesse de ler, além de amar personagens bem construidos. Adorei sua resenha.

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Carlos.
    Esse livro é incrível, na verdade toda a trilogia merece atenção.
    Eu sou fã de distopias, e o que me conquistou nessa foi o ritmo da narrativa e o fato de não ter uma protagonista mimizenta.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Olá... tudo bem??
    Louca para ler esse livro... já coloquei ele na frente de outros por aqui e pretendo lês neste mês... todos os blogs falam bem dele, pelo menos nos que eu li as resenhas... e a sua não é diferente... distopia é via e eu amo e esse livro tem uma premissa muito boa... eu bem que tentei não ter altas expectativas, porém elas já estão fixadas... percebi sua empolgação e isso só deu um gás a mais para começar... xero!

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bom?
    Toda resenha que leio desse livro utiliza o adjetivo eletrizante e não posso discordar porque a trama é tudo isso e muito mais. Sou suspeita porque adoro distopias e amo a série. A autora conseguiu criar uma narrativa envolvente com uma protagonista inteligente e determinada. Aguarde porque o segundo livro é mais eletrizante ainda.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Carlos!!!!
    Arrebentou na resenha! Eu sabia que vc ia adorar esse livro, a série é incrível, toda ela, vc vai ver! Sou super suspeita para falar de distopias pq eu geralmente amo todas, é meu estilo favorito! Parabéns pela resenha!
    Beijos e aguardo sua opinião do segundo livro!

    ResponderExcluir
  20. Gentee acabei de compra o box desse livro, nunca li Maze Runner ou Jogos Vorazes mas esse confesso estou supperr ansiosa pra ler. Bjinhos.

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir