13 abril 2015

Resenha - Dois Garotos Se Beijando

"O amor é tão doloroso; como podemos desejar para alguém? E o amor é tão essencial; como podemos atrapalhar o progresso dele?" - Dois Garotos Se Beijando 

Título Original: Two Boys Kissing
Título Nacional: Dois Garotos Se Beijando
Autor(a): David Levithan
Ano de Lançamento: 2015
Número de Páginas: 224
Editora: Galera Record
Gênero: Romance, Y.A (Young Adult/Jovem Adulto)
Sinopse: "Baseado em fatos reais e em parte narrado por uma geração que morreu em decorrência da Aids, o livro segue os passos de Harry e Craig, dois jovens de 17 anos que estão prestes a participar de um desafio: 32 horas se beijando para figurar no Livro dos Recordes. Enquanto tentam cumprir sua meta — e quebrar alguns tabus —, os dois chamam a atenção de outros jovens que também precisam lidar com questões universais como amor, identidade e a sensação de pertencer."


 
  Esse foi o primeiro livro que li do autor David Levithan depois de muito ouvir falar a respeito da escrita, das histórias e de como ele conseguia prender os leitores com uma história gênial. Vou ter que confessar que todos esses foram atributos que encontrei nesse livro e todas as minhas expetativas foram supridas e adianto que quero conferir outras obras do autor e espero que elas sejam como essa.

  Dois Garotos Se Beijando não é um livro comum e não diz respeito apenas a dois garotos se beijando, esse é um livro que trata de vários garotos se beijando. Em paralelo a história principal de Craig e Harry que querem bater o record de maior tempo se beijando temos, Neil e Peter um casal que já está junto por um tempo e enfrentam problemas de um relacionamento, Copper um garoto que tem seus segredos descobertos pela família, Avery e Ryan um casal fora do comum que acabou de se conhecer e Tariq um garoto que foi fortemente espancado e maltratado por ser gay.

"Harry e Craig são amigos. Estão se beijando para mostrar ao mundo que não tem problema dois garotos se beijarem." - Pág. 95

  Muitas histórias que foram se cruzando de uma forma tão natural e graciosa, a beleza contida nas palavras do autor é realmente admirável. O livro tem uma estruturação diferente e não é divido em capítulos, na verdade ele não é dividido, a história é contada do inicio ao fim com uma narrativa muito gostosa, leve e fluída.


  O autor nos traz em vários momentos da história reflexões profundas e maravilhosas que me tomaram um pouco de tempo. Esse é um livro que vai te fazer pensar, vai te fazer reavaliar os seus conceitos e sem dúvida ver as pessoas de uma forma mais humana. David Levithan vai fundo no que diz respeito ao sentimentos dos jovens que se descobrem gays, que começam um relacionamento homossexual ou que querem apenas ser feliz independente do pensamento retrogredo da sociedade.

  Ele descreve de uma maneira bem sutil como os personagens se sentem e de uma forma fantástica te cativa a cada página. A beleza da escrita está contida nesse livro, as descrições são ótimas e ele consegue te passar um turbilhão de sentimentos em uma obra envolvente e que deveria servir de exemplo para a nossa sociedade.  A igualdade que as palavras trazem nesse livro é sensacional e essa é um dos pontos positivos que a literatura pode nos proporcionar. Trazendo alguns fatos reais e até palpáveis e perceptíveis do dia a dia o autor nos choque de realidade e nos faz refletir a respeitos das ações descritas.

"Se você se livrar de toda merda arbitrária com a qual a sociedade controla a gente, vai se sentir mais livre, e, se você se sentir mais livre, vai se sentir mais feliz." - Pág. 77

  Apesar de ser baseado em fatos reais o autor deixa bem claro que a história criada por ele não é a mesma que aconteceu com os personagens 'originais', não pense você que esse é um mero livro que descreve alguns fatos já ocorridos. A história te conquista nas primeiras páginas e te prende até o final, a dinamicidade da obra é um dos pontos que merecem ser destacados.


  Agora vamos a um dos pontos que mais me chamou atenção em Dois Garotos Se Beijando, a narrativa. Diferente de tudo que já li o narrador da história é um ser onipresente, não sei se posso diz "um ser", uma vez que todos os verbos usados são no plural, dando a entender que o narrador é mais de uma pessoa, ou até mesmo uma geração inteira, que observa constantemente os personagens e dá um toque diferencial ao livro.

"A liberdade também é uma questão do que você vai se permitir fazer." - Pág. 10

  O final das histórias e como elas convergem a um mesmo ponto é fenomenal, o autor conseguiu desenvolver muito bem cada personagem, desenvolver uma personalidade para cada um e explorar o máximo as atitudes e as emoções deles. A sinopse desse livro nos leva a crer em uma história simplória, mas não é isso que encontramos aqui. Os dramas enfrentados pelos garotos são tão verdadeiros e você começa a se sentir próximo deles e junto disso pensar, como a sociedade pode discriminar pessoas pela opção sexual, pessoas essas que só querem ser felizes.



  Não poderia dar menos que 5 estrelas para esse obra que me cativou. Com uma ambientação e situações reais e condizentes com a atualidade David Levithan criou uma obra incrível, com reflexões em alto nível e que te faz pensar bastante. Com uma narrativa diferente e personagens bem construídos o autor consegue criar um enredo que te prende do incio ao fim e te faz querer um pouco mais. O livro conta com quotes muito boas e apesar de ter uma capa polêmica, a finalização do livro foi executada de uma forma exemplar, a Galera Record está de parabéns, fez um ótimo trabalho.

"Ah, vale lembrar: para ter uma maior utilização do produto (vulgo livro e conteúdo), não esqueça de retirar do rosto os óculos - ou as lentes - do preconceito." Pedro - De Cara Nas Letras

Você pode acessar o site da editora Galera Record clicando AQUI.
Você pode acessar o Facebook da editora Galera Record clicando AQUI.

19 comentários:

  1. Oi Carlos, tudo bem?
    Cara, não duvido que esse livro seja bom, já li outras obras do autor e adorei sua escrita mas não tive vontade de ler dois garotos se beijando, pelo menos não ainda, não se que seja uma história ruim só não é o que eu busco agora, quem sabe, futuramente, eu o leia.

    Italo T - Eu li, e você?
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa o título já é polêmico por si só e eu já amei, não conhecia o livro, mas agora quero ler pra ontem, sua resenha ficou muito boa mesmo, adorei, fiquei curiosa com o livro e como ainda não li nada do autor, já sei por onde começar!

    Ainda não conhecia seu blog, mas adorei e já estou seguindo!
    Se quiser conhecer o meu blog também, só dar uma passadinha no
    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  3. Adorei o livro simplesmente por esse azul maravilhoso da capa e por esse título polêmico. Não duvido que esse livro seja isso tudo mesmo, uma vez que li Will&Will e me apaixonei pela história... (Fica a dica para você que gostou da escrita do David Levithan).
    Adorei sua resenha, e seu blog.
    Abr

    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha! Complementou tudo que eu achei do livro!
    Já tinha lido outro livro do autor, mas esse me cativou completamente com essa narrativa onipresente, como você disse. Adorei a forma com que o David escreveu a história!
    Um livro reflexivo e emocionante, queria que tivesse mais páginas... :/
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Que resenha! Adorei saber a sua opinião sobre esse livro. Eu tenho curiosidade em lê-lo – na verdade, quero um dia poder ter lido todos os livros desse autor. Eu soube de um amigo próximo que o autor parece romancear demais a realidade dos casais homossexuais. Como se algo do gênero fosse muito distante do que é possível acontecer no contexto brasileiro, infelizmente homofóbico. Mas não me importo com isso. Na verdade, penso que trazer como protagonistas casais gays é um passo importante para valorizar a diversidade. :) Com certeza, lerei esse livro!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie! Tudo bem?!

    Adorei a frase que vc colocou do blogueiro do De Cara nas Letras. Acho que é bem isso mesmo! Eu já vi o livro por aí, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo. E eu não sabia que era baseado em alguns fatos reais, mesmo que o autor trate os ocorridos de maneira diferente no livro. Muito interessante!!

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  7. Oi Carlos!
    Ganhei este livro segunda no meu aniversário! Eu queria muito .. muitoo .. muitoo!! Li resenhas iguais a sua, nada menos q 5 estrelas. Estou super curiosa com estas histórias baseadas em vidas reais!
    Esperoq goste tanto qto vc!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  8. Este livro é simplesmente desesperador. Quando eu comecei a leitura, achei que seria algo bem leve, romance, mas depois eu percebi que o autor ia muito além disso e a narrativa me tocou e eu me emocionei em cada trecho.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Em primeiro lugar, parabéns pela resenha, está ótima!
    E são resenhas assim que me deixam cada vez mais curiosa para ler Dois Garotos se Beijando, gosto de livros que nos causam reflexão e esse parece fazer muito isso.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  10. Oiiii
    Nunca li nada do autor e achei muito interessante seus comentários sobre a narrativa, esse ponto me deixou com vontade de ler, mas a história parece muito dramática e estou meio que fugindo de livros assim. Li alguns parecido com esse ano passado e até hoje não me recuperei inteiramente.

    Abraços,
    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  11. Olá Carlos, tudo bem?

    Já li outro livro do David, em parceria com o Green, mas como daquela vez, este provavelmente não desceria. Eu acho incrível a capacidade dele de tentar enfiar este tipo de enredo forçadamente. Acho que se ele soltasse no meio do livro um casal gay, seria super normal. Mas do jeito com que ele faz, parece que todos os gays são afetados D: . Perdi a paciência já, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, fico contente que tenha gostado da obra e por ver tantos elogios em relação a ele. Realmente a escrita do autor é maravilhosa e cativante, mas no momento é uma obra que não leria. Apenas por não ter vontade no momento, mas quem sabe futuramente eu dou uma oportunidade.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Nunca li nenhuma obra do autor mais quero muito ler esse livro.
    Não sabia que tem outras várias histórias no meio da trama.
    Gosto de livros que tenha alguma mensagem pra passar
    Com certeza vou ler
    bjs
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. O que falar desse blog que mal conheço e já considero pakas? hahaha seu blog é lindo!! Já estou seguindo.
    Eu gosto muito do David Levithan, acho a escrita dele sensacional e a construção dos personagens perfeita. Todo Dia, dele também, é um livro lindo.
    Não li Dois Garotos de Beijando ainda mas estou mega ansiosa, principalmente depois de sua resenha. Gostei de saber que possui reflexões interessantes e narrativa diferente com vários pontos de vista, adoro narrativas assim.

    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. EU QUERO MUITO LER ESSE LIVRO E SUA RESENHA ME DEIXOU MAIS ANSIOSA!!!!
    Eu sugeri pro grupo que participo e estou aguardando a resposta deles.
    Esse livro ainda vai mudar a mente de muita gente, e eu realmente espero que isso aconteça.
    Continue fazendo resenhas tão tentadoras que dá essa vontade louca de pegar o livro e ler na hora.
    Bjs Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá. Ainda não li nenhum livro do autor, apesar de ter a série Feios e de ter recebido esse livro de cortesia da editora. Porém vejo tantas pessoas elogiando as obras dele, que me sinto meio que na obrigação de prestigiar também. Pelo que você relatou, o livro, apesar de abordar um assunto que ainda é tabu para muitas pessoas, tem um enredo muito bom né?

    Vou ver se leio ele e tiro minhas próprias conclusões o mais breve possível.

    Beijinhos,

    Glaucia Matos

    Leitora It - www.leitorait.com

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante sua resenha. Já tinha ouvido falar algumas vezes do livro e achei muito bacana a ideia do cruzamento das histórias e é novidade pra mim a questão do autor que você comentou. Achei super interessante.

    Sobre a frase que você deixou ao final. A do Pedro, não sei em que contexto ela foi escrita. Mas sabe estou começando a me irritar com esta coisa de que tudo é preconceito. Eu posso ter uma visão diferente, posso ler o livro e gostar a narrativa e posso não continuar aceitando outras opiniões. Penso que da mesma forma que querer que todos aceitem minha opinião é ser extremista demais. Quem está lá do outro lado querendo que eu vá com ele porque o certo é o que ele diz também está sendo extremista. E aí, não temos democracia e sim, cada um puxando a corda para o seu lado. Desculpe fazer este comentário, mas é o que penso em relação a tudo isso. A palavra preconceito tem sido muito utilizada mas pouquíssimas vezes se pensa sobre o real significado dela.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  18. Olá.
    A blogosfera e os yotubers tem comentado muito sobre este livro ultimamente.
    Ainda não li nada do autor, e a premissa e a capa não me interessaram muito. Mas gostei muito da sua resenha e dos seus pontos de vista, acredito que eu não vou ler este livro, mas recomendo para quem gosta.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Esse livro parece realmente ser bem reflexivo, além de muito bonito e de certa forma puro.
    Adoro romances deste tipo, e já estava com muita vontade de le-lo!

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir