29 julho 2015

Resenha - No Início Não Havia Bob

"Talvez a forma de proceder seja pensar na vida na Terra como uma piada colossal, uma criação de uma estupidez tão imensa que a única forma de viver é rir até achar que nosso coração vai se partir." - No Início Não Havia Bob

Título Original: There Is No Dog
Título Nacional: No Início Não Havia Bob
Autora: Meg Rosoff
Editora: Galera Record
Gênero: Y.A, Romance Contemporâneo
Ano de Lançamento: 2015
Número de Páginas: 240
Sinopse: "E se Deus fosse um adolescente? Após ganhar a Terra num jogo de pôquer, a deusa Mona resolve delegar a seu filho, um insolente e mimado adolescente, o novo planeta. Bob, preguiçoso demais para gastar muito tempo com isso, cria tudo em seis dias e a partir daí joga todo o trabalho para cima de seu assistente, o frustrado Sr. B. Quando os problemas começam a aparecer, sobra para ele limpar a bagunça. E o fato de Bob ter criado os humanos à sua imagem e semelhança também não ajuda. Como um planeta cheio de criaturas tão gananciosas e intolerantes pode sobreviver? Como não bastasse, Deus está obcecado por uma garota mortal: Lucy, assistente em um zoológico. E a cada encontro a Terra é afetada pelos sentimentos de seu criador. Dominado por desejos intensos, Bob começa a causar verdadeiras catástrofes em seu planeta. Desesperado, conseguirá o Sr. B. salvar a Terra de seu próprio Deus?"

  E se Deus fosse um adolescente? As coisas não dariam muito certo. Bob é um garoto preguiçoso, mimado e que está sempre fugindo das suas obrigações, mas um detalhe, ele é o Deus da terra, O Todo Poderoso, Senhor dos Senhores e a situação só piora quando o garoto de 19 anos conhece Lucy. Instantaneamente Bob se apaixona pela garota e catástrofes começam a acontecer em todo o mundo. Senhor B. que é o assistente de Deus, tenta fazer com que Bob resolva os problemas e atenda as preces dos humanos, mas serão eles capazes de salvar a terra dos eventos misteriosos que começaram a ocorrer depois da paixão repentina de Bob?

  Narrado em terceira pessoa Meg Rossof nos apresenta uma linguagem bem simples e uma narrativa extremamente leve. Antes de começar a leitura, estava com um pouco de receio pois, livros que envolvem existência e assuntos como este geralmente são escritos com um linguajar bem rebuscado e uma narrativa densa, mas o que encontramos nas páginas de No Inicio Não Havia Bob é algo totalmente diferente. 

  Não minto quando digo que a narrativa é 'extremamente leve', esse foi um dos atributos que mais gostei no livro, a história é lida sem nenhuma dificuldade e de uma maneira muito divertida e simples. A autora te prende no início com uma história bem diferente e original e vai desenvolvendo-a e traçando rumos que são inimagináveis. Ler este livro é algo relaxante e que te deixa leve e muito animado para mais um capítulo.

"A paixão de Deus por humanas sempre leba à catástrofes, à perturbação meteorológica de proporções épicas." Pág - 14 


  As descrições feitas por Meg são muito boas, embora o livro não tenha muito foco em lugares e situações de ação, as descrições dos personagens são incríveis e o desenvolvimento dos mesmos também. Ela nos apresenta cada um de maneira esplêndida e vai desenvolvendo-os juntos história, traçando uma relação mutua entre a história e o desenvolvimento dos personagens.

  As personalidades são bem trabalhadas, mas mesmo assim a autora optou por não aprofundar muito os personagens. Não entendam mal, eles não são de forma alguma superficiais ou coisa do tipo, mas como a narrativa é em terceira pessoa, esse recurso não é frequente. Bob e Lucy são jovens e Meg Rosoff conseguiu passar toda essa juventude para as páginas do livro, com palavras usadas por jovens e até mesmo pelas atitudes que os dois tomam, é perceptível como eles ainda estão amadurecendo e ainda tem muito aprender sobre a vida (Mesmo Bob sendo um Deus imortal).


  O desenvolvimento da trama é bem balanceado e o enredo também é satisfatório. A autora conseguiu introduzir um romance muito bom, sem ser muito apelativo (vulgo, meloso). Além de um romance bem desenvolvido, podemos dizer que toda a situação amorosa do livro é bem original e muito diferente do que estamos acostumados, afinal Bob é um Deus e Lucy uma humana. É algo que acontece de forma lenta e bem natural, fazendo o leitor se encantar cada vez mais com Lucy e se perguntar porque Bob é um Deus?

"Seria possível depois de todos esses anos ele tivesse enfim encontrado uma mulher que o amasse por quem ele realmente era?" Pág - 73

  Lucy é a personagem que me conquistou, por todas as suas características e atributos. Ela é uma garota de beleza extrema e que chama muita atenção, mas não é uma jovem fútil ou até mesmo 'sem conteúdo'. Lucy preza muito o ato de pensar e está a todo momento fazendo alguma reflexões bem interessantes. Já Bob é um garoto mimado, mas romântico a sua maneira e é impossível não se identificar com o garoto em algumas passagens. Outros personagens nos são apresentados e cada um deles tem sua personalidade e a sua interação na história, tornando-a brilhante.


  Criar uma história sobre um Deus adolescente e desleixado usando algumas das situações mais famosas das religiões (Deus criou tudo em seis dias e no sétimo descansou) é algo bem corajoso, ao meu ver a autora conseguiu levar toda a história num tom de humor e romance que vai te conquistar a cada página. Mesmo assim alguns fanáticos podem achar a história absurda ou até mesmo uma ofensa a Deus. E este é mais um ponto que gostei bastante, a reflexão que o livro traz depois que a leitura foi concluída é muito boa e nos faz pensar sobre a nossa existência, sobre o nosso mundo e até mesmo sobre Deus, quebrando alguns preceitos que temos.

  Durante a leitura alguma reflexões também são propostas e algumas delas, para mim, são bem divertidas. PORQUE NÃO DUVIDAR DA REALIDADE? No Início não Havia Bob é um livro inovador com uma proposta fantástica que teve uma execução muito boa em um livro com uma narrativa leve e simples, mas recheada de doçura, amor e muita diversão.

"Os prazeres da vida eram tão simples, na verdade. Era só uma questão de apreciar o que tinha - e saber que as coisas sempre poderiam ser piores." Pág - 32


  Apesar de toda a diversão e do lazer que o livro te proporciona um fato me incomodou um pouco; a troca repentina de pontos de vista. Como o livro é narrado em terceira pessoa o foco é alterado várias vezes entre os personagens, mas em algumas partes esse foco é alterado de uma forma brusca e bem rápida, podendo deixar o leitor um pouco confuso, mas não é algo que 'estrague' todos os valores que esse livro tem a oferecer. Por isso essa incrível obra leva 4 estrelas. Se você gosta de um romance leve, com uma ambientação atual, personagens cativantes e uma proposta totalmente fora do normal, não perca tempo No Início Não Havia Bob é uma ótima recomendação.

LIVRO CEDIDO EM PARCERIA COM A EDITORA GALERA RECORD.
Você pode acessar o site da editora Galera Record clicando AQUI.
Você pode acessar o Facebook da editora Galera Record clicando AQUI.

32 comentários:

  1. Olá, nossa eu acho a capa desse livro incrível, a premissa dele é muito interessante, bem diferente né? Eu to bem curiosa para conferir a leitura dele. Parabéns pela sua resenha que está muito bem construída!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  2. olha serei sincera, eu não leria, li duas resenhas e percebi que ia me decepcionar então não é pra mim esse livro.

    ResponderExcluir
  3. Eu não leria, olha. São tantos comentários negativos sobre a obra que já me decidi por me manter distante! Mesmo uma resenha como a sua, que avaliou como muito bom, teve críticas a fazer... Putz.
    Adorei sua resenha, aliás.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu tinha me interessado inicialmente pela ideia do livro, mas lendo algumas resenhas, acabou passando essa vontade. Acho que você é o primeiro que vejo dar uma nota alta, hehe. Beijos.

    www.prettythings.com.br

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz que tenha gostado da leitura, mas acabei de ler uma resenha negativa que me deixou sem vontade nenhuma de ler este livro!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Eu li resenhas que me desanimaram sobre o livro. Não sei se leria, de verdade, mas você se animou com alguns aspectos do livro e acho que posso vir a dar uma chance no futuro.

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  7. Vi a resenha deste livro em outro blog, e parece mesmo ser um ÓTIMO LIVRO! E EU O QUERO!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu já li algumas resenhas negativas sobre esse livro, então dei uma desanimada com a leitura =/
    Talvez eu o leia por curiosidade, mas sem expectativas.
    Gostei da resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Acabei de ler uma resenha que me deixou meio desanimada com esse livro. Eu tinha achado a capa linda e a premissa incrível, mas a outra resenha também tocou no assunto de que há muita troca de personagens e que isso deixa a história bem confusa. Fiquei com o pé atrás...

    ResponderExcluir
  10. Oie!!!
    Nossa, li outra resenha sobre o livro que foi bem contraria a sua, a única coisa em que concordaram foi a alternância dos pontos de vista.
    Bom realmente esse é um livro que vou pensar bastante antes de ler.
    ;*

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Ontem mesmo vi uma resenha bem negativa sobre esse livro, e agora leio a sua que é completamente contrária.
    Sinceramente, não sei se iria gostar ou odiar.
    Pela premissa parece ser um livro bom, mas ainda estou com um pé atrás.

    Abraços
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii!
    Sinceramente não me interessei pela leitura.
    Acredito que não ia gostar.
    Beijos!
    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir
  13. achei a capa bonitinha e só... não é um livro que eu leria... a história me pareceu meio boba... teen demais pra mim...
    não gosto tbm de muita troca de personagens durante a narrativa, eu tbm me confundo.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Apesar de você ter ressaltado vários aspectos positivos da obra, eu não tenho interesse por essa leitura!
    Ontem mesmo li uma resenha sobre esse livro que destruiu qualquer possibilidade de realizar essa leitura.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Faço minhas as palavras da Maiara, a resenha que li foi tão negativa que o pouco interesse que tinha pela obra foi substituído por certa aversão.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  16. Oie, Carlos, eu ja outro resenha desse livro, mas n curti muito n, hahaha, sinceramente a tematica desse livro n me interessou nem um pouco.. entao apesar dos elogios, n curti o livro ^^
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  17. Agora fiquei na dúvida, porque eu curti muito a sinopse do livro, mas vi uma resenha bem decepcionada, a sua foi bem positiva, acabei sem saber se dava a chance a ele ou não :/

    ResponderExcluir
  18. Oi ^^

    Estava meio indecisa em relação a este livro, mas agora acho que vou deixar passar esta leitura.

    Estou achando que este livro não se encaixa no meu momento, não que o livro seja ruim e tal, mas HOJE não me vejo lendo ele! :(

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Essa é a segunda resenha que leio desse livro e estou bem dividida quanto a leitura. Eu gosto de livros com pontos de vista diferentes então acho que isso não irá me incomodar muito... Não sei, acho que irei lê-lo sim. Gostei muito da resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?
    Achei a proposta do livro bem criativa, mas depois de ler algumas resenhas, acho que esse não é o tipo de livro pra mim.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  21. Li outra resenha que citou alguns pontos negativos e desanimei um pouco.
    Mas mesmo assim quero conferir e dar minha opinião, pois adoro tudo que tenha deuses no meio. rs
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  22. A capa do livro é muito bonita nem parece que tem haver com a história que você falou.
    O ponto da troca de ponto de vista com certeza iria me incomodar um pouco.
    A história é meio louca, mas interessante.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  23. Olá, estou querendo ler este livro, achei bem diferente. Acho que muda completamente como pensamos a respeito, é como se vissemos com outros olhos.
    Beijos
    Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  24. Só li com a sua resenha, duas resenhas e assim a outra não foi positiva e a sua foi e ambas resenhas souberam citar pontos otimos sobre o livro, ou seja estou na duvida, acho que vou ter que ler e tirar minha conclusão né?
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  25. Oi Carlos!
    Eu achei a proposta desse livro muito curiosa, mas li algumas resenhas que não foram muito positivas. A sua me fez repensar um pouco sobre o livro. Acho que terei que ler para saber se vou gostar ou não, kkkkk.

    B-jusssss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi Carlos!
    Eu achei a proposta desse livro muito curiosa, mas li algumas resenhas que não foram muito positivas. A sua me fez repensar um pouco sobre o livro. Acho que terei que ler para saber se vou gostar ou não, kkkkk.

    B-jusssss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    É a segunda resenha que leio desse livro e as opiniões são conflitantes, e apesar de achar a premissa legal, não sei se leria. Acho que se alguém me der de presente eu leio rs

    Ótima resenha

    Beijos

    www.itgeekgirls.com

    ResponderExcluir
  28. Olá; essa é a segunda resenha desse livro que leio hoje; a primeira foi bem mais negativa que a sua e foi bom eu ver uma segunda opinião diferente, por que havia achado a premissa da obra bem interessante. Ao ler sua resenha, fiquei mais animada com o livro.

    ResponderExcluir
  29. Esse livro parece ser bom. Fiquei com vontade de ler <3
    Adorei sua resenha!

    www.revistadarafa.com.br

    ResponderExcluir
  30. oi
    não conhecia esse livro e pela sua resenha parece ser uma leitura gostosa e achei a ideia da autora criativa, além disso essa capa tá muito fofo. Depois de ver seu ponto de vista fiquei curiosa para ler.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oie, tudo bom?
    A premissa desse livro é bastante original e criativa, mas estou com certo receio se vou curtir a leitura. Quando eu ler, vai ser um teste que irei fazer com a trama. A capa do livro é linda e fico feliz em saber que os personagens conseguem cativar.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Ainda não conhecia o livro, mas adorei a proposta. Parece ser super legal e inovador!! Adorei a resenha, beijos!
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir