24 maio 2015

Resenha - Invasão do Mundo da Superfície

"Será que ia morrer aqui em Minecraft e simplesmente reaparecer no porão? Será que ressurgiria no jogo... Ou será que morreria de verdade? Um arrepio lhe desceu pela espinha, a incerteza da morte agarrando sua alma com as gélidas mãos esqueléticas " - Invasão do Mundo da Superfície

Título Original: Invasion of the Overworld
Título Nacional: Invasão do Mundo da Superfície
Autor(a): Mark Cheverton
Editora: Galera Junior
Gênero: Aventura, Ficção
Número de Páginas: 240
Ano de Lançamento: 2015
Sinopse: Gameknight999 é apaixonado por Minecraft. Ele sabe que é um dos melhores jogadores entre seus amigos, mas sua verdadeira especialidade é destruir o jogo dos outros usuários. Sem se importar com o espírito de equipe, ele gosta de fazer aquilo que sabe de melhor: trollar. O que ele não esperava é que uma das invenções malucas do seu pai funcionaria justamente quando ele está no meio de uma dessas trollagens. A impressora 3D o teleporta para nada menos do que o mundo digital de Minecraft, onde seu próprio corpo é formado por cubos e os ataques dos terríveis monstros causam danos de verdade. E se ele morrer no jogo? Como poderá voltar à realidade? Gameknight999 precisa achar respostas enquanto foge de garras de zumbis e presas de aranhas, as quais costumava encarar corajosamente pela tela do computador. Se quiser sobreviver, ele precisará reavaliar suas táticas de jogo, aprender a trabalhar em equipe e a reconstruir as amizades destruídas depois de tantas trollagens.

  Se você, assim como eu, gosta de jogar alguns games seja em consoles ou mesmo no computador preste atenção você pode gostar muito do quem vem por aí. Já joguei Minecraft por muito tempo e confesso que já fui "viciado" nesse jogo. Também pudera, é incrível a liberdade que o jogo te proporciona, além disso a criatividade é o limite para o mundo de blocos de Minecraft. Mas se você não gosta de jogos ou nunca ouviu falar nesse em questão não se preocupe, Invasão do Mundo da Superfície tem uma premissa incrível e apesar de ser um livro destinado ao público infantil vai te conquistar e te prender do inicio ao fim.



  No primeiro volume dessa trilogia somos apresentados a GameKnight999, um amante de Minecraft e que conhece o jogo como ninguém. O seu principal objetivo quando está logado e jogando é "trollar" novos jogadores ou até mesmo seus amigos. Destruir construções trabalhosas, atrair monstros, destruir vilas ou até mesmo matar alguns jogadores fazem parte da sua rotina de trollagem, mas tudo muda quando o exímio jogador se vê preso dentro do jogo que mais gosta e sem saber como voltar para o mundo físico. Uma aventura eletrizante e incrível se desenvolve a partir daí.

  O livro conta com uma narrativa em terceira pessoa que é super leve. Esse é sem dúvida um dos livros mais leves e gostosos que já li, isso se deve ao fato da escrita do autor ser contagiante e muito boa e também por estar participando da aventura junto a GameKnight999. O linguajar de Mark Cheverton não poderia ser mais simples, a história conta com palavras de fácil entendimento tendo em vista o público alvo.

"O jogador tinha que lembrar: isto era verdade, a dor era de verdade... a morte era de verdade?" - Pág. 49



  O desenvolvimento da trama é muito bom e o ritmo dessa aventura é eletrizante. Você não consegue desgrudar os olhas das páginas e como a leitura é bem leve o livro se torna algo prazeroso e muito gostoso de se ler. Gosto de dizer que livros como esse são ótimos para relaxar, esquecer o stress do dia-a-dia, esfriar a cabeça de histórias complexas e densas e se divertir fazendo algo que gosta: ler!

"Shawny, eu sinto cada golpe, ouço cada animal quando é morto, posso sentir as plantas, paredes e pessoas coma as mãos. Estou vivendo dentro do jogo." - Pág. 131

  Mark Cheverton demonstra total domínio e conhecimento sobre o que escreve. Se vocês já jogaram vão entender do que se trata, o autor descreve perfeitamente alguns dos passos iniciais e essências para começar a se aventurar nesse universo incrível. Como um amante do jogo a exepriencia de ler Invasão do Mundo da Superfície foi uma das melhores até agora, eu imergi completamente na história e muitas vezes me senti dentro do jogo. Aproximar o leitor a ponto de se sentir dentro da história é um fato notável e que merece destaque.





  O livro conta com um personagem muito cativante e um enredo simples mas satisfatório. Muitas vezes somos apresentados a enredos simples e vagos e essas duas características se tornaram muito próximas, mas não pense você que essa história é vaga. Em vários momentos o autor nos apresenta quotes bem produzidas e ensinamentos bem interessantes sobre o mundo virtual X mundo real, afinal se trata de uma ficção.

  As batalhas que o autor cria são muito dinâmicas e te fazem perder o fôlego, ele consegue nos passar várias emoções durante toda a obra e esse é outo ponto em que o livro se destaca. Apesar de ser uma história infantil, o tema ficção científica está presente e em peso no texto, quer dizer, somos apresentados a: imersão em realidade virtual, realidade virtual em si, mundo virtual X mundo real e inteligência artificial. Não posso deixar de dizer que são temas que eu gosto muito e esse foi um dos pontos em que o livro me conquistou. Ainda assim temos alguns temas bem fortes e tratados de uma forma bem clara pelo autor, a incerteza e a morte.



"A vida dentro do programa de Minecraft é incerta. Nós não a entendemos, assim como não entendemos a vida no mundo físico, mas continuamos vivendo do mesmo jeito. Eu acabei percebendo que a vidá é uma dádiva, seja ela física ou digital, e temos que proteger essa dádiva de todas as maneira possíveis." -  Pág. 160

  Comecei a leitura sem muitas expectativas, fui surpreendido por uma história leve, relaxante e muito boa. Pensei também ser um standalone, mas por minha sorte ou falência, descobri nas minhas pesquisas que o autor tem 6 livros publicados que envolvem essa série. A trilogia primária e a trilogia secundária que dá seguimento a história principal, não sei dizer se é spin-off, mas pelo que eu li no site do autor, parece ser de fato, continuação da história. Além disso peguei alguns spoilers então não foi uma boa ideia, mas valeu a pena conhecer os outros livros e capas que me deixaram muito animado. 

  O livro veio com um chaveiro muito bonitinho e um papertoy (boneco montável de papel) que já está enfeitando a minha estande (fotos a cima) e a Galera Record está de parabéns por trazer uma obra tão incrível para o público infantil. Tenho certeza que se uma criança que joga Minecraft ganhar esse livro ela ficará muito feliz, eu fiquei e minha ansiedade para os próximos volumes só aumenta. É claro que o público não se restringe apenas aos jogadores, como eu disse, o livro tem uma premissa incrível e uma história que pode te fazer ter interesse pelo jogo depois da leitura, então vale a pena de todas as formas.



  5 estrelas. Sim, 5 estrelas, além do livro ser muito bom, tem uma história que te prende fácil e te faz viajar em um mundo de blocos. A trama é bem desenvolvida e bem simples, não exige muito de você, a medida que a leitura flui o livro vai se tronando ainda mais interessante e quando você pensa que a história está no fim o livro acaba com um cliffhanger surpreendente. Lições e ensinamentos estão presentes no livro em uma edição simples e com uma capa linda. Battle for the Nether (Batalha pelo Nether em tradução livre) é o título do segundo livro já lançado em outros países e com capa definida por lá. Ainda não há previsão para seu lançamento no Brasil, mas aguardo ansiosamente por isso.


Livro cedido em parceria coma editora Galera Record.
Você pode acessar o site da editora Galera Record clicando AQUI.
Você pode acessar o Facebook da editora Galera Record clicando AQUI.

26 comentários:

  1. Olá!
    A única coisa que consigo pensar sobre os livros baseados em Minecraft é 'como conseguiriam criar livros sobre esse jogo?'. Não entra na minha cabeça haha

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    confesso que eu não sou muito dã do jogo, mas achei legal ter um livro sobre ele rsrs, muito lindo seu Toy Art, e o marcador esta fofo rsrs, vou ver mais alguma coisa a respeito do livro e do jogo
    Abçs
    Passa Lá No meu Blog – http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. poxa, fiquei super a fim de ler. Adoro livros infantis e com pegada de jogos, apesar de ainda não ter jogado Minecraft [mas me lembra outros jogos então tá valendo hehe]. Adorei o kit do livro, mais uma vez a Record surpreendendo com ótimos títulos...

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostei da resenha, foi a primeira que li do livro.
    Apesar de não me interessar muito por games e não ser o público alvo do livro, fiquei com vontade de ler, parece se ruma boa leitura e que me agradaria.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostei da resenha, foi a primeira que li do livro.
    Apesar de não me interessar muito por games e não ser o público alvo do livro, fiquei com vontade de ler, parece se ruma boa leitura e que me agradaria.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro jogos e sou a louca dos livros infantis, mas não sei o porquê, esse livro não capturou meu interesse. Eu li você falando que a premissa é ótimo, que é leve, com bom ritmo, mas não sei, não curti. Acho que na verdade é pq eu estou pensando que um livro desse, tendo que ser Licenciado e publicado pela record não deva ser nada barato. Se for um investimento baixo, deve até valer a pena.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto de jogos, mas esse não conheço, também não indicaria o livro para uma criança, pelo que a resenha mostrou, não me senti muito interessada, para ler, pois amo ler livros infantis.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Não sou lá muito fã de jogos. Conheço esse pois meu irmão adora!
    Gostei bastante da sua resenha, acho que vou dar de presente para ele. beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu só conheço om jogo de nome, mas nem sabia do que se tratava até ler sua resenha. Realmente, parece uma leitura leve, porém cheia de aventura, mas infelizmente, achei muito juvenil para meu gosto que, atualmente está em leituras mais pesadas. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu não sou muito ligada em games nem nesse mundo de jogos então não me interessei nada por esse livro.
    Acredito que para quem goste deve ser uma ótima dica de leitura!
    Fico feliz que o livro tenha te agradado tanto...

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  11. Acho que o livro não para o meu perfil literário. Nunca nem joguei Minecraft. Entendo que não é preciso ser um jogado para gostar do livro, mas acho que é para um público jovem. Acho que meu sobrinho vai adorar. Vou indicar para ele.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá, esse livro me lembrou da fase que meu irmão estava viciado em jogar Minecraft, ele até tentou me fazer jogar, mas enfim a historia parece ser bem leve e divertida e eu gosto quando o livro trás jogos como plano de fundo e quando o autor realmente conhece eles e sabe aproveita-los <3 Espero poder lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  13. Wow, não dava nada para esse livro! Adorei saber um pouco sobre a história. Nunca joguei Minecraft, mas curti bastante o modo como o enredo foi construído. Me surpreendeu.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Confesso que nunca joguei Minercraft, mas me interessei bastante pela trama. Adoro leituras leves assim. <3
    Que bom saber que você deu cinco estrelas, me empolguei mais ainda para ler!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. EU QUERO LER ESSE LIVRO KKKK não sou fã do jogo u.u acho meio bleeer kkkk mas adoro tudo que envolva jogo sabe? sou uma viciada quando nao to vendo serie ou filme to jogando kkkk apoio você me dar o seu <3 kkkkk

    http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu não consegui gostar da história.
    Acho que é porque não vejo graça em Minecraft, mas tenho um amigo que adoraria.
    Vou indicar para ele.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  17. O livro me chamou bastante atenção no seu lançamento, mas fico um pouco apreensivo por ser um jogo e ter virado livro, mesmo com as diferenças que existem. Bom, sua resenha me deixou curioso, mas não leria por agora...

    Abraços e até!!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Carlos!
    Não sou fã de vídeo games, mas achei a premissa desse livro muito interessante. Com certeza vou procurar saber mais sobre ele e espero poder lê-lo em breve. Sua resenha está ótima. Parabéns!
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    Não conhecia o jogo (talvez sorte a minha rs, pois facilmente fico viciada), adoro livro voltados para jogos e com toda certeza esse é daqueles que provavelmente vou ler, ainda mais depois dessa sua resenha tão empolgada, com 5 estrelas :D
    Beijos
    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  20. Oii,tudo bem com você?
    Eu ainda não conhecia o livro, parece ser bem interessante, ficção científica é um gênero muito bom de se ler, mas não consegui ter uma conexão com a premissa do livro entende? Não sei se leria, mas fico feliz que você tenha gostado.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?

    e meu marido gostasse de ler ou meu filho fosse maior eu compraria esse livro, porque os dois são apaixonados por jogos, RPG, o meu marido então é viciado em jogos. Eu não curto esse mundo de games não, não tenho paciência,hehehe. Só quando cismo que jogo um super Mário, corrida de carros e bonecos, street, mas isso é muito difícil,kkk. Mas ótima resenha, que o segundo livro chegue logo aqui pra você o ler também.

    bjs

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bom?
    Esse é o livro ideal para o meu marido porque ele gosta muito de jogos. Não conhecia esse livro, mas achei interessante. Muito positivo que o autor consiga envolver o leitor e tenha te surpreendido.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?

    Vi esse livro assistindo um video de um booktuber que acompanho e fiquei bem curioso, achei a capa bem bonita, e a trama bem interessante, também já fui viciado no jogo, mas ainda bem que essa fase passou. Adorei a resenha e as fotos.

    Abraços,
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Estou esse livro pra ler, adorei sua resenha. Na verdade eu esperava algo bem diferente e mais infantil rs.
    Obrigada pelas fotos, ficaram lindas.
    ps: e eu ainda não gosto de minecraft rs
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?!
    Uau que livro mas simpático!
    Estava lendo a resenha e pensando no meu filho, imaginando o que ele acharia. hehe
    Coisas de mãe! Apesar de não curtir esse tipo de leitura vejo muito potencial no meio juvenil.
    Ótima dica pra presentear!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  26. Oiiiii
    Eu não curto muito livros desse gênero, mas achei sua resenha mega interessante. Não sei se fico triste ou feliz pelo fato do livro ser narrado em 3º pessoa kkkk
    Mas gosto do jogo mesmo não entendendo nada kkkkkkkk, mas desejo ler o livro.
    Amei
    bjs

    ResponderExcluir