10 junho 2015

Resenha - Corações da Alcachofra

"A maioria das pessoas, quando ficam velhas, cultivaram pequenas conchas duras em volta do coração. Os bebês, começam gradualmente com corações delicados, aprendem a se proteger, com o passar dos anos, criam camadas cada vez mais duras. Olhe isso! As camadas externas da alcachofra são tão duras que nem podem ser comidas, mas ficam mais macias ao se aproximarem do coração..." - Corações de Alcachofra

Título Original: Artichoke Hearts
Título Nacional: Corações de Acachofra
Autor(a): Sita Brahmachari
Editora: Galera Junior/ Galera Record
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance
Número de Páginas: 320
Ano de Lançamento: 2015
Sinopse: Mira Levenson tem 12 anos e raros momentos de tédio. Mas não imaginava que seria obrigada a lidar com um sentimento totalmente novo e possivelmente o mais difícil de sua vida em meio a todo esse turbilhão: sua avó, Josie, uma excêntrica e animada pintora, está com câncer, e pretende encarar a última fase da vida como sempre encarou tudo, de cabeça erguida e com bom humor. Enquanto tenta lidar com o que está por vir (com a ajuda de seu presente de aniversário, um diário), Mira vai descobrindo que não é a única com segredos e, aos poucos, compreende que, assim como um coração de alcachofra, nosso próprio coração sempre tenta proteger a parte mais preciosa.

  Em Corações de Alcachofra somos apresentados a Mira Leverson uma garotinha de 12 anos muito cativante e peculiar, que enfrenta os problemas do inicio da adolescência e as dificuldades de lidar com a morte. Uma história sobre as descobertas do mundo, as descobertas das novas experiências e os desafios que a vida nos propõe a cada dia. Um livro que trata de assuntos fortes e ao mesmo tempo leve, que vai te emocionar e te fazer pensar bastante.

  Sabe aquele livro que você não espera muito? Não tem muitas expectativas e quando termina a leitura gostaria de todos tivessem lido? Foi isso que aconteceu quando terminei a leitura de Corações de Alcachofra. Confesso que não tinha muitas expectativas, mas a sinopse me chamou atenção então, comecei a leitura e as surpresas começaram logo na primeira página.


  O livro é narrado em primeira pessoa pela personagem principal Mira. Com um linguajar simples a leitura se torna muito leve, muita rápida e muito fluída. A autora consegue te fazer viajar durante uma obraa incrível com uma narrativa tão gostosa e prazerosa. A primeira vez que peguei o livro, li em poucas horas mais da metade e isso sem fazer esforço algum, foi tudo muito natural, muito divertido. Sita Brahmachari tem uma das escritas mais leves que eu já li e merece seu destaque.

"Sempre tem alguma coisa por trás de uma personalidade. Razões pelas quais as pessas se comportam da maneira que se comportam." - Pag. 160

  Além de uma narrativa fantástica a autora trabalhou muito bem a personagem principal. Mira é uma garota de 12 anos que passa pelos problemas da adolescência e juntamente a isso enfrenta alguns dilemas mais complexos e difíceis. Sua avó tem câncer e a situação não está nada fácil. Em meio a todos esses desafios que a garota tem que enfrentar a autora desenvolveu-a muito bem, trabalhou todo o psicológico dela e nos apresenta uma personagem cativante, forte e muito inteligente. 



  O que mais me conquistou nesse livro, foi que apesar de ser uma leitura simples, com um linguajar de fácil entendimento o texto está repleto de reflexões. E não são poucas. Quase todas feitas por Mira, que apesar de ter 12 anos, pensa muito sobre a vida e sobre o que acontece ao seu redor. É brilhante o modo como a autora faz dessa personagem algo que surpreende e supera tudo que podemos imaginar. Como uma criança tem pensamentos tão profundos? Como uma criança sente tudo isso e às vezes nem ligamos? Como uma criança tem tanto a nos ensinar.

  Tratar de assuntos como câncer e morte é um desafio que muito autores adotaram e confesso que a maneira como Sita abordou esses temas me deixou extasiado, ela escreve muito bem e sabe como apresentar algo do tipo de uma maneira simples e profunda. Josie (avó de Mira) é uma mulher excêntrica e de muito bom humor, e que apesar da doença e das dores das quais ela diz estar sentindo, encara tudo de um modo mais vivido e deixa a história ainda mais leve, dando um toque de humor do qual precisamos para que a morbidez desses temas fortes não se sobressaiam.

"Quando alguém está morrendo , tudo o que você diz ou faz significa  mais do que normalmente. Quando alguém está morrendo, você percebe coisas... na verdade, tudo." - Pág. 53


  Temos romance no livro, mas não temos foco nele. É bem natural e bem leve a forma como a autora descreve o primeiro amor de Mira e como ela lida com essa situação, não parece aquele tipo de romance forçado que encontramos em algumas tramas, mas sim algo singelo e de uma beleza incomparável. A sensibilidade da autora é de uma grandiosidade incomparável e ela consegue passar todos esses sentimentos para as páginas de Corações de Alcachofra.

  Enfim, Corações de Alcachofra não é um livro de puro romance, ou pura tragédia, mas um livro que retrata a vida da maneira mais real possível com uma narrativa poética e profunda, e confesso que em muitas partes me senti emocionado, o que me leva a crer que se você chora fácil pode chorar bastante com esse livro. Não quero que pensem que esse é um livro para chorar, mas a história é tão verdadeira e a realidade impressa nessas páginas é muitas vezes triste, porém é o que temos que enfrentar no dia-a-dia e ter o ponto de vista de uma garota de 12 anos é algo que não estamos acostumados. A autora conseguiu se expressar de uma maneira fenomenal e merece todo o destaque possível.

"O negócio, Mira, é que não importa o quanto você ama uma pessoa, lidar com o fim às vezes... pode ser pesado demais." - Pág. 212


  Depois de tanto me ter feito pensar e ter lições incríveis e belas, Corações de Alcachofra, um livro pelo qual não cultivava nenhuma expectativa, me surpreendeu e hoje leva 5 estrelas, por ser uma obra simples, com temas fortes, reflexões profundas, uma narrativa sem igual e uma personagem cativante que vai te fazer sentir uma história como nunca antes. Recomendo a todos, a todos, a leitura desse livro incrível e que vai te conquistar. Assim como Extraordinário, Corações de Alcachofra é um livro que, na minha opinião , todos deveriam ler.

LIVRO CEDIDO EM PARCERIA COM A EDITORA GALERA RECORD.
Você pode acessar o site da editora Galera Record clicando AQUI.
Você pode acessar o Facebook da editora Galera Record clicando AQUI.

Um comentário:

  1. Uau, sua resenha foi muito bem trabalhada, sem falar que suas fotos ficaram incríveis, você usa uma câmera profissional?
    Essa capa é linda.
    Parabéns pelo trabalho,
    Taynara Freitas
    http://blogeternoencanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir