17 janeiro 2015

Resenha - O Jogo Infinito

"O mundo é virtual. Mas o perigo é real"


Título Original: The Eye of Minds
Título Nacional: O Jogo Infinito
Ano de Lançamento: 2014
Número de Páginas: 300
Editora:V&R
Autor: James Dashner
Sinopse: Michael é um gamer. E como a maioria dos jogadores, ele passa quase mais tempo no VirtNet do que no mundo real. O VirtNet oferece total imersão do corpo e da mente, e é viciante. Graças à tecnologia, qualquer pessoa com dinheiro suficiente pode experimentar mundos de fantasia, arriscar sua vida sem a chance de morte, ou apenas ficar com os virt-amigos. E quanto mais habilidades de hacker você tem, mais divertido. Por que se preocupar seguindo as regras quando a maioria delas são idiotas, afinal? Mas algumas regras foram feitas por uma razão. É muito perigoso brincar com algumas tecnologias. E relatórios recentes afirmam que um jogador vai para além do que qualquer jogador fez antes: ele está segurando jogadores reféns dentro do VirtNet. Os efeitos são terríveis, os reféns foram todos declarados com morte cerebral. No entanto, os motivos do gamer são um mistério. O governo sabe que para pegar um hacker, você precisa de um hacker. E eles foram assistir Michael. Eles querem ele em sua equipe. Mas o risco é enorme. Se ele aceitar o seu desafio, Michael terá que ir fora da grade VirtNet. Há becos e esquinas no sistema que olhos humanos nunca viram e predadores que ele não pode nem mesmo imaginar - e há a possibilidade de que a linha entre jogo e realidade será borrada para sempre.

  O Jogo Infinito conta a história de Michael um garoto rico e com uma família bem ausente. Michael vive em um mundo futurístico onde existe um ambiante virtual chamado VirtNet. Esse ambiente permite as pessoas, por meio de imersão total, criarem avatares e se aventurarem em diferentes tipos de jogos, com variados temas. A história se inicia quando um jogador começa a prender outros jogadores dentro de um game especifico. Os players que ficam presos dentro do jogo são encontrados mortos e a causa é sempre morte cerebral. A segurança da VirtNet concluí que isso só pode ser trabalho de um hacker. Michael um exímio jogador e também hacker (conhecido por quebrar vários códigos complicados do jogo) é abordado pelo governo para descobrir quem é o jogador por trás dos assassinatos.

  Depois de toda repercussão que Maze Runner trouxe ao mundo literário, James Dashner era um autor que me chamava muita atenção pelo tema dos livros escritos e claro, por tantos elogios recebidos. O Jogo Infinito foi o primeiro livro do autor e as minhas expectativas estavam bem altas e foram todas superadas. A escrita dele é bem peculiar e de uma certa forma muito fluida.

  A narrativa do livro é em terceira pessoa e somos logo apresentados a Michael, o personagem principal. Apesar de ser em terceira pessoa, o livro não é muito descritivo e foca na história e nos acontecimentos que a geram. Digamos que o Dashner optou por não enrolar em nada. As palavras são bem simples, o entendimento é fácil e a história é surpreendente.


  Com um desenvolvimento de tirar o fôlego o livro te prende a cada página, e eu não minto quando digo que mesmo nas horas em que eu não podia ler, não parava de pensar na trama. A leitura flui muito bem e é bem rápida. O livro é bem balanceado e todas as partes tem o tempo necessário para serem excelentes. A história é eletrizante e a partir do momento que é engatada, não para mais. A cada página um novo desafio, a cada página uma surpresa.

  Os personagens principais não são muito desenvolvidos ou seja eles são são muito explorados, a história é bem rápida e esse pode ser um fator que desencadeou isso. Porém não muda o fato de que o livro é incrível. Por ser o primeiro da série A Doutrina da Morte, acredito que o Dashner pode ainda desenvolver mais a personalidade dos personagens e usar esse recurso como uma forma de incrementar a história.

  A trama conta com alguns termos cibernéticos e como eu gosto muito dessa área o meu fascínio só aumentou. O tema em geral me interessa muito e o mundo, assim como a mitologia criada pelo autor são incríveis e muito interessante. As aventuras que os personagens precisam enfrentar são bem intensas e muito bem escritas de forma a deixar o leitor cada vez mais angustiado para saber como será o desfecho da trama. 

  E por falar em desfecho só posso parabenizar o autor pelo melhor desfecho do ano de 2014, eu simplesmente não consigo acreditar até este momento em como o livro acabou. O autor teve uma ideia genial e toda vez que lembro de O Jogo Infinito o final me volta a mente e eu continuo a pensar. Sim, o final me fez pensar muito, fiquei quase uma semana pensando incessantemente e ainda não superei. James Dashner encerrou o primeiro livro dessa série com o melhor Cliffhanger que eu já li.


  Depois de tanto elogiar a nota não poderia ser diferente. O Jogo Infinito leva 5 estrelas, por ser um livro altamente surpreendente, bem leve e de leitura rápida. Com um desenvolvimento bem escrito e uma trama incrível. James Dashner conseguiu me prender a cada página do livro e terminou a história de uma forma arrebatadora. Estou muito ansioso pela publicação do segundo livro da série The Rule Of Thoughts (A Regra dos Pensamentos em tradução livre) que ainda não tem titulo nem data prevista de lançamento no Brasil.

39 comentários:

  1. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar do livro e amei! É um livro diferente dos que leio, adorei esse tema futurístico de games e tal, e já estou curiosa para saber quem é que está matando os gamers hahahaha
    Amei a resenha, beijossss,
    http://www.thousandlivestolive.com/

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Uma pena que o autor não tenha desenvolvido os personagens, mas não sei se isso é bom ou ruim...kkk' Com Maze Runner eu fiquei encantada e apaixonada pelos personagens secundários, e aí PUFT! eles morrem *-* Estou muito curiosa para ler esse livro.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Essa história me chama muito a atenção pela premissa!
    Gostei de saber que suas expectativas foram superadas e que a leitura flui de maneira rápida. Me deixou com mais vontade de lê-lo!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oei.

    Nunca li nenhum livro do autor, mas tenho muita curiosidade. sempre falam maravilhas a respeito e por isso tenho tanta vontade em ler e espero gostar

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com mutia vontade ler, amo tecnologia e jogos, então esse livro parece ser perfeito pra mim, beijos. <3 http://papo-da-viana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O livro não me chama atenção, mas eu gostei da história que parece ser bem diferente.Inclusive, ganhou cinco estrelas, hehe. Que bom que gostou.
    Gostei muito do blog.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ei Carlitos!
    To doido pra ler esse livro <3 Tipo, ainda não me aventurei nessa nova etapa do Dashner, mas já estou com ele, e assim que der iniciarei a leitura. O primeiro de Maze não me prendeu muito. Espero que esse me prenda tanto quanto prendeu você :D

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  8. Todo mundo falar que o autor James Dashner tem a habilidade de criar distopias que nos fazem pensar se um dia poderão se tornar realidade e que prendem o leitor do começo ao fim. Ainda não li nada dele, mas dizem que ele é o melhor do gênero e com certeza tenho muito interesse em ler! bjs!

    ResponderExcluir
  9. Ola Carlos a premissa do livro não me atraiu muito no momento, pode ser que estou no momento de romances , já li muitos elogios ao autor, uma pena o autor não ter explorado mais os personagens . abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Essa deve ser a terceira resenha que vejo do livro, e todas positivas e recomendando bastante. Apesar de não ser um estilo que leio com frequência, estou curiosa

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. O livro parece ser todo misterioso e daquele tipo que parece que você não consegue parar de ler por causa de todo mistério na trama. Fiquei muito curiosa para ler o livro, principalmente por saber que quem escreveu foi James Dashner, já li livros dele e são ótimos.

    ResponderExcluir
  12. Ooi,
    noossa eu fiquei bem interessada com o livro, acho que a história é bem envolvente e eu fiquei bem curiosa com o final. Gosto quando é tão supreendente a ponto de nos fazer pensar nele o dia todo *-*
    Gostei do enredo e espero ler logo!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  13. Oie,

    Bem essa é a primeira resenha que eu leio sobre esse livro, ele já me chamou bastante atenção só pela capa que é muito linda, o tema é bem diferente e eu com certeza iria me aventurar e descobrir mais desse mundo de jogos e tal. Gostei bastante das fotos (sou viciada em fotos) bom até mais, e gostei muito da sua resenha, parabéns!

    Mayla

    ResponderExcluir
  14. Oi, o livro parece super original e trata de um protagonista real, que como muito jovens vive mais no virtual do que no mundo real. Gostei bastante da ideia do livro.
    Beijos
    Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  15. Ola!
    Acho que a sua é a segunda resenha que leio desse livro e ambas são bem positivas. Não li nada do autor para ter uma ideia da escrita, mas sua opinião forte me deixou bem curiosa, esse é um livro que foge um pouco da minha zona de conforto em termos de literatura, mas lerei quando puder, com prazer.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  16. EU nem sabia que o autor possuía outros livros, mas já curti a proposta deste. Me lembrou um pouco Matriz pela submersão virtual total, mas acho que para por ai né?! Gosto de enredos que envolvam um mundo futurista e nesse caso não foi para o lado de destruição, o que anda bem raro hoje em dia rs.
    Enfim, depois de tantos elogios, tive que por o livro na minha lista de desejados.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  17. Olá

    Peguei Maze Runner emprestado e será uma das minhas próximas leituras, até porque emprestados têm certa prioridade. Já sabia que esse era o primeiro livro dele e de certa forma me lembrou Pequeno Irmão do Cory Doctorow. Achei a premissa bacana e acho que lerei também em um futuro não tão distante, mas acho que só criarei expectativas se gostar muito de Maze Runner haha

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  18. Eu estava lendo a resenha e pensando o livro realmente valeria a pena, estava meio em cima do muro, até eu ler teu comentário a respeito do final... Tchê, agora eu preciso ler esse livro :D

    bjs

    www.confraria-cultural.com

    ResponderExcluir
  19. Hey Carlos, tudo bem?

    Eu sou apaixonado por capas que conseguem fazer um jogo de cores e deixam o livro com uma aparência tão instigante, por isso esse seria um livro que compraria pela capa. Contudo, eu tenho um certo pé atrás com o Dasher por causa de Maze Runner. Não li o livro, vi apenas a adaptação, mas tive a impressão de que é o tipo de livro cujo destino deve ser as telonas e não em livro, sabe? Aquela impressão de que o autor não vai conseguir descrever em detalhes o que os efeitos especiais são capazes de fazer. Como aconteceu com Doador de Memórias (esse eu li e vi o filme, o filme é muito melhor!). Mas quem sabe um dia não animo de ler?

    Grande abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olha, se ele encerrou o livro com o melhor cliffhanger que você já viu, vou passar longe dele por enquanto! rs... Isso me deixa muito agoniada!! Sou fã do autor por causa de Maze Runner, e fico feliz de saber que achou esse livro incrível, apesar dos personagens não serem muito desenvolvidos. Já tenho o meu exemplar e espero que resolvam publicar o segundo da série logo!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  21. Olá... tudo bem???

    É claro que quero ler o livro rsrsrs... a sua resenha só aumentou ainda mais a minha curiosidade por ele... mas prefiro esperar um pouco para saber quando o próximo livro será lançado.... tenho umas séries para finalizar e mais algumas continuações.... portanto esse vai ficar na minha listinha por um tempinho... até mesmo porque ando meio sem grana.... adorei essa coisa dos josgos e esse hacker que está matando os jogadores virtualmente, mas na realidade eles morrem.... da hora... Xero!!

    ResponderExcluir
  22. Olá, ainda não li nada do autor, mas espero ler Maze Runner este ano <3 Este livro parece ser bom, o enredo para ser diferente e se foi bem desenvolvido deve ter ficado ótimo.

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  23. Oi, não conhecia esse livro ainda, ele parece ser bem legal, o enrredo da história é bem interessante...
    Vou preocurar saber mais dele e lê-lo.
    Bjss!!

    http://stylishsgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oie, tudo bom?
    Em um primeiro momento a premissa do livro não chamaria minha atenção, mas sua resenha me fez olhar de outra forma. Parece que o autor soube trabalhar sua narrativa muito bem e conseguiu desenvolver e fechar a história de uma forma surpreendente e instigante. Não li nada do autor ainda, mas quero mudar isso em 2015.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Eu sou bem tapada com esse assunto de hacker e tal, mal sei instalar um programa no computador. Achei o cenário e a trama bem bacanas e inovadores e adorei saber que o final é tão empolgante assim. Adoro quando termino de ler, mas o livro não sai da minha cabeça. Não conhecia o livro, mas já vai pra lista dos desejados.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  26. Oi, achei a trama bem desenvolvida, não li nenhum livro ate hoje com esse enredo não, e apesar da sua resenha super,hiper empolgada, acho que não o leria.Quem sabe mais pra frente mudo de ideia.

    Apesar disso, sua resenha ficou ótima, apontou bem os pontos altos do livro .


    bjs

    ResponderExcluir
  27. Oiee, tudo bem?

    Eu vi resenhas bem legais sobre esse livro. Mas não gostei de saber que o livro é pouco descritivo. Gosto quando há bastante ambientação, me sinto mais situada na história

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    Não conhecia esse livro, e amei! Adoro esse tema e amo jogos hahah por isso fiquei com muita vontade de ler. Parabéns por sua resenha!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  29. Gosto de enredos assim, diretos, sem enrolação, sem descrições desnecessárias, e o mais bacana é esse final inacreditável que te chocou, fiquei curiosa, gosto disso.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  30. Olá
    Há algum tempo eu não lia uma resenha tão empolgada kkk. Sua empolgação me animou muito a ler O Jogo Infinito, e também os outros livros do autor.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Só li resenhas positivas desse livro e isso está me deixando ansiosa para ler. Adorei sua resenha foi tão bem explicadinha e sem spoilers :D

    Jéssica Rodrigues
    http://www.coracaoleitor.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oiiii
    Eu li em 2014, e confesso que demorei para engatar na leitura, demorei mesmo, mais da metade do livro, mas mesmo assim ele não deixa de ser surpreendente.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Eu não conhecia o livro e gostei muito do enredo.
    Achei uma livro bem diferente das que costumo ler e quem me aventuraria. Fiquei curiosa pra saber quem é que está por trás das mortes.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Olá, tenho muita vontade de ler alguns livros desse autor. Esse livro em interessou ainda mais pela sua resenha positiva e pela presença de muitos fatores tecnológicos avançados na obra. A capa é show!
    xoxo
    Visita lá Bookmore

    ResponderExcluir
  35. Ta ai um autor que nasceu para me decepcionar. Não gostei nadinha de "Jogo Infinito", é um livro que tinha tudo pra ser ótimo, mas simplesmente não tem muito conteúdo. Os personagens parecem andar em círculos durante o livro inteiro.

    Robs - http://www.perdidoempalavras.com/

    ResponderExcluir
  36. Olá Carlos! Tudo bem?
    Nossa U-A-L!!!! Que resenha incrível,adorei poder sentir em cada palavra dessa resenha sua emoção. Eu fiquei mais curiosa pela emoção que você passou na resenha do que o livro em si.
    Gosto de livros rápidos,mas o mundo "cibernético" não é o meu forte;não gosto desse tema,mas sua resenha me deixou muito curiosa para ler esse livro.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos Pão de Queijo!!!!
    www.vontadeler.com.br

    ResponderExcluir
  37. Oi Carlos, tudo bem?
    Para mim, esse livro foi meio decepcionante, esperava muito mais to tão aclamado James Dashner. Por ser em terceira pessoa esperava que ele fosse mais descritivo e explorasse mais personagens, porém isso não aconteceu, e o personagem principal desse livro é um porre, muito chato. Mesmo não gostando, pretendo dar continuidade com os outros livros da Doutrina da morte pois achei uma premissa bem singular.

    ResponderExcluir
  38. Oi Carlos! Eu to doida para ler esse livro, pelo fato do ambiente futurístico, relacionado a jogos, me lembrou "Insígnia" livro publicado pela mesma editora. Ainda não li nada do James Dashner, mas sempre vejo recomendações muito legais. Fiquei muito curiosa em relação ao seu comentário sobre o livro ter o melhor desfecho do ano. Espero ler em breve,

    beijos,

    www.lendoeesmaltando.com

    ResponderExcluir
  39. O livro parece ser incrível,eu não gosto muito de livros futuristas,mas como você o descreveu ,a trama bem desenvolvida,os personagens fortes e toda a ventura e tensão da histórias me fizeram ficar curiosa para ler o livro.

    Quem sabe no futuro pego ele para entrar nessa aventura cibernética.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir