07 janeiro 2015

Favoritos de 2014

 "A Leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala a alma responde"

  2014 foi um ano bem turbulento, recheado de coisas novas, realizações, amizades, decepções e é claro não poderia faltar algumas ótimas leituras. Hoje estou aqui para contar um pouco sobre as melhores leituras que eu fiz durante o ano passado.

  Não foram muitas as leituras que fiz durante o ano, sinto que poderia ter lido muito mais, porém não foi o que aconteceu e na hora de separar os livros para fazer este post foram poucos os que realmente se destacaram. Alguns livros nem chegam a ser favoritos, mas foram leituras tão agradáveis e prazerosas que não poderiam ficar de fora desse post.

  Já deixo claro que os livros estão em ordem aleatória e não seguem nenhum padrão. Dentre os livros estão os favoritos e as melhores leituras de 2014, todos misturados. Separei para este post 9 livros e para minha surpresa, possuo apenas 1 livro da lista os outros 8 foram emprestados de amigos e da biblioteca da minha escola e da minha cidade. Então vamos aos livros:


  Coração de Tinta foi um livro que li bem no comecinho do ano e foi uma das melhores leituras que eu já fiz, o livro tem uma história muito boa e uma personagem principal cativante. Apesar de ser grande o livro conseguiu me prender e se tornou um dos meus favoritos. 
  Os 13 Porquês foi um livro que peguei na biblioteca da minha escola sem nenhuma expectativa e que me surpreendeu completamente, a história em si é muito envolvente e a cada página eu queria saber mais sobre os segredos que se desenrolavam na trama.
  Retalhos foi sem sombra de dúvidas uma livro excepcional, apesar de ser uma Graphic Novel a história é muito densa e cheia de ensinamentos, o autor conta a própria vida em desenhos e consegue te prender ao máximo. Este também foi um dos meu livros favoritos. 


  Extraordinário, não existe palavra que melhor define esse livro se não essa. O livro é muito envolvente e tem a escrita mais leve que eu já conheci, a leitura fluí muito rápido e tem uma mensagem muito bonita, o livro é para mim o melhor do ano. 
  Fortaleza Digital foi uma leitura bem "diferente". Eu o li na mesma época em que eu fazia um curso de redes/computadores e eu conseguia entender tudo o que eles diziam sobre o tema porque eu estudava no momento sobre o mesmo assunto. Foi muito legal ler sobre, além de ter várias teorias e princípios matemáticos que é a matéria que eu mais gosto. Apesar de ter se prolongado mais do que o esperado foi uma leitura muito agradável.
  O Jogo Infinito, foi o primeiro livro que li do autor James Dashner e depois de toda repercussão que Maze Runner trouxe para a blogosfera minhas expectativas estavam altíssimas e fico orgulhoso em dizer que foram todas superadas. O livro tem alguns termos sobre redes assim com em Fortaleza Digital e como eu gosto do tema o fascínio foi o mesmo. O final desse livro é o melhor final do ano com certeza e até hoje quando penso fico um pouco surpreendido.


  Convergente, está na lista para representar toda a série Divergente, mas dentre os três eu o escolhi por ter gostado tanto do final que muitos odiaram. Gostei bastante da ousadia da Veronica e gostei mais ainda da amplitude que a história dela conseguiu atingir.
  A Culpa é das Estrelas apesar de ser considerado por muitos "modinha" foi uma leitura que me surpreendeu bastante e me fez pensar bastante mesmo depois de ter concluído. Consegui aproveitar bastante a história e tudo que ela tinha a oferecer e posso dizer que foi uma leitura bem proveitosa, com ensinamentos para toda a vida.
  Em Chamas foi uma leitura fantástica. Minhas expectativas eram altas e foram novamente superadas. O que eu mais gostei no livro foi a ascensão da Katniss e o espirito de revolução crescendo cada vez mais. A critica social presente é muito mais forte do que eu Jogos Vorazes e isso fez de Em Chamas o meu livro favorito da trilogia.

  Dentre as minhas leituras, os livros que citei a cima foram os que me conquistaram e que de alguma forma me fizeram refletir bastante. O destaque vai para Extraordinário que foi o melhor livro do ano (na minha opinião, é claro). E agora fica a pergunta, dos meus livros favoritos de 2014 temos algum em comum?

26 comentários:

  1. Já li Coração de tinta e gostei bastante. Quero muito ler os outros dois da trilogia. A culpa é das estrelas é muito mais que modinha. Superou minhas expectativas e é queridinho. Em chamas também é meu favorito da trilogia. Li o livro em apenas um dia, porque não conseguia parar de ler de forma alguma.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ok, vou nem comentar sobre ACEDE. Esse livro é perfeito e vou carregar o okay pra minha vida toda. Convivam com isso!
    To doido pelo Jogo do Infinito. Solicitei e espero que chegue (algum dia) pra eu poder ler, até la, fico nas expectativas. Convergente, foi uma decepção total. Achei que a Roth fez um coco enorme, mas beleza. Divergente nunca foi minha trilogia favorita. E Em Chamas, nossa <3 Em Chamas é Em Chamas. E nada mais KKKKKKKK.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nenhum desses nove livros, mas tenho vontade ler Coração de Tinta, Convergente (no caso a série toda), Em Chamas ( série toda) e Fortaleza Digital.
    Muita boa sua postagem, parabéns!

    iii-threegeeks.blogspot.com.br/2015/01/quem-somos.html

    ResponderExcluir
  4. cara esse lance de livro ser considerado modinha pra mim é mt frescura do povo q tem q reclamar de tudo ao invés de estar feliz q todo mundo tá lendo ahuhus enfim a culpa é das estrelas tbm foi um dos meus favoritos do ano passado <3
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Concordo, não há palavras para Extraordinario! É liiiindo!
    Foi uma das melhores leituras que já fiz no ano, acho que deveria ser leitura obrigatória!
    Tô com ACEDE na estante ainda não tive tempo para ler. Os 13 Porquês me atrai muuuito, mas não comprei ainda.

    Gostei muito das suas escolha, que 2015 seja mais produtivo ainda!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Ola acredita que ainda não li nenhum desses seus melhores, Extraordinário está em minha lista, A culpa é das Estrelas assisti o filme ameiiiiiiiiii e não li o livro. Preciso correr e ler os demais de sua lista . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Já li Retalhos, ACEDE e Extraordinário e tenho grande interesse por O Mundo de Tinta. Acho que Retalhos é um dos meus quadrinhos biográficos favoritos, principalmente porque acabei me identificando com o protagonista. Você fez boas leituras em 2014, espero que tenham ainda melhores em 2015.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  8. Retalhos é muito bom! Adoro esse livro. Existe um quadrinho muito bom também chamado Persepolis. Você ja leu?

    http://rotaseis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    dos seus favoritos li apenas: Extraordinário - que é muito amor <3
    A Culpa é das Estrelas - emocionante ao extremo :'(
    Em Chamas - Livro Perfect!

    Os outros ainda não li,mas tenho muita vontade de ler os 13 porquês.

    Beijos"!

    ResponderExcluir
  10. Olá =)

    Da sua lista eu li "Os 13 porquês" e ameeeeeei <3
    ACEDE - porque queria ver o que todo mundo via, confesso. Mas ainda não tenho uma opinião sobre ele HAHAHAH acredite.
    E "Em Chamas" que é o melhor da saga <3

    Adorei =)

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bom?
    Tenho certeza que se eu tivesse lido Em Chamas e Fortaleza Digital em 2014 eles entrariam fácil nos meus favoritos também.

    Abraço!
    http://blogmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Carlos, tudo bem? Gostei bastante do post. Tem alguns livros que eu tenho muita vontade de ler, como "Coração de Tinta" desde que eu vi o filme eu me apaixonei, e "Os Treze Porquês" que falam sempre muito bem do livro.

    Adoro "Extraordinário" acho que o livro passa uma mensagem incrível e que deveria ser leitura obrigatória para todas as pessoas. Adoro "Em Chamas" é também o meu preferido da trilogia, mas não curti "Convergente", não gostei do final que a autora deu a série.

    Adorei o post e espero que 2015 seja um ano de ótimas leituras também!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  13. Extraordinário é simplesmente isso, me tocou profundamente! Li Fortaleza Digital em 2005 e não me surpreendeu em nada por apresentar a mesma estrutura dos outros livros do autor. Também gostei do final de Divergente achei a autora corajosa em suas decisões, coragem que na minha opinião faltou para a Collins mas mesmo assim adorei a Trilogia Jogos Vorazes. Gostei de A culpa é das estrelas, e adorei o filme!
    Beijos
    Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  14. Li só os três últimos da sua lista, e concordo com dois: ACEDE (que amei absurdamente) e Em Chamas (amo todos da série!). Agora, Convergente, assim como o restante da série, eu não gostei. A escrita da autora não conseguiu me conquistar de jeito nenhum. Esse ano vou ler Extraordinário de qualquer maneira, não quero nem saber... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Sou doida para ler a trilogia "Mundo de Tinta"! Tenhos os dois primeiros livros, mas ainda não criei vergonha na cara (e tempo) para lê-los. Também já li resenhas suuuuper spositivas de "Os 13 porquês" e também de "Retalhos". Impossível não ficar curiosa!
    Extraordinário não pode ser descrito de outro modo se não EXTRAORDINÁRIO. Amei esse livro, os personagens, as mensagens que me passaram... TUDO!
    Mesmo que você tenha feitos "poucas" leituras, só pelo fato de ter feito leituras tão boas, o anos parece ter valido super a pena!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Extraordinário é maravilhoso, Em Chamas é magnifico!
    Estou louco com Os 13 Porquês, mas nunca encontro ele para comprar, O Jogo do Infinito já está na minha lista de livros para 2015
    ACEDE, eu não gosto muito do livro, apesar dele ser bom, mas prefiro os outros do Green ^^

    Abraços
    Dudu
    portalnerds.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Carlos, seleção interessante.
    Da sua lista li apenas ACEDE e Extraordinário e os dois também fazem parte da minha lista de favoritos de 2014.
    Convergente pretendo ler ainda esse ano e Os 13 porquês também me interessa.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  18. Opa! Temos sim.
    Li 5 dessa lista: ACEDE, Extraordinário, Convergente, A Esperança e Fortaleza Digital. Favoritei os 2 primeiros. Os 2 livros finais de trilogias distópicas me deram raiva pelo final. E Dan Brown é ótimo, mas segue uma receita. Fortaleza foi o 3º que li dele, há muitos anos, quando adolescente, e lembro que gostei, mas já achei previsível.
    Quero muito ler Os 13 porquês.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  19. Olá.
    Dos livros que você citou eu só li A Culpa é das Estrelas e sem dúvida é um dos meus favoritos. Já tinha ouvido falar do Os 13 porquês eu fiquei interessada em ler.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bom?
    Temos sim livros em comum lidos no ano de 2014. Extraordinário, ACEDE, e Em Chamas. Eu realmente gostei muito deles! Um dos livros que você citou: Fortaleza Digital, é o meu livro favorito de Dan Brown. Eu realmente me envolvi na história o/ Os outros livros eu ainda não li. Quero muito ter os livros da Veronica. E eu vou ficar zen quando lê-los,pois eu já sei o que acontece '--' recebi um spoiler e.e odeio spoiler, mas fazer o quê? Ótimas leituras. E tomara que esse ano a gente consiga ler mais livros :D
    bjs

    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá... super legal essa sua lista de melhores lidos no ano... Eu gostei de A culpa é das estrelas, mas não achei tudo isso que passei o ano de 2013 ouvindo dos leitores... foi muita comoção em cima do livro... me senti frustrada na verdade. Eu quero muito finalizar a trilogia divergente... quero saber esse final que os leitores odeiam e que você gostou, porque eu tenho uma leve sensação de que vou gostar também... Ganhei em em chamas de aniversário nesse ano e vou ler ele agora em janeiro... porque ganhei A esperança de amigo secreto e quero muito finalizar a série... que você tenha excelentes leituras em 2015... Xero!!

    ResponderExcluir
  22. Com certeza não existe nenhuma palavra que defina Extraordinário. Esse livro é lindo demais. Tenho curiosidade em ler Coração de Tinta. Quero pegar na biblioteca estadual aqui do Rio. Em Chamas também é o meu preferido da saga JV. Adoro o livro. E ACEDE me marcou bastante

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi.
    Eu li Extraordinário esse ano depois de tantas opiniões positivas que li acabei me rendendo a leitura, e gostei bastante mas não sei o encaixaria na lista de melhor leitura.
    Retalhos é livro que desejo faz tempo, a história me interessa, mas também acho o trabalho gráfico lindo.
    ACEDE é uma livro que mereceu o destaque que recebeu.
    E pretendo me aventurar por JV esse ano...outro que vou me render depois de tantos comentários.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  24. Oi,
    nossa falam tão bem do extraordinário que me sinto um peixe fora d'água agora. Ele esta na minha lista pelo enredo de superação da historia, e por isso quero muito ler ele.
    Chamas, nem cheguei perto ainda da leitura do primeiro, nem sei o que falar ao certo sobre a leitura. E convergente, não quero nem saber, mas este livro é um dos que me deixam louca para querer pular os outros e começar ele. shuahsuahsuahsuahsua
    A culpa é das estrelas, foi um livro que não gostei muito, talvez por ter estado com a ansiedade em alta que tenha causado isso em mim. Mas pretendo mais tarde reler o livro e ver se consigo ter outra opinião sobre ele.
    Ui, acho que somente um livro eu li da sua lista, que vergonha. hahahahaha
    Mesmo assim adorei saber quais foram os melhores de 2014 para você.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  25. Oi =)

    Concordo com a maioria dos seus livros favoritos, porque a maioria deles eu já li! Extraordinário é um livro que todos precisam ler, porque ele é demais! Em Chamas é o meu livro favorito da trilogia. Ainda não li a trilogia Divergente, então não posso falar muito. A Culpa é das estrelas é muuuuuito amor <3 <3 adorei os seus escolhidos!!

    Beijinhos, De
    www.sacudindoaspalavras.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oiee ^^
    Convergente foi uma das minhas decepções literárias de 2014 *-* Os 13 porquês e O jogo infinito são livros que quero ler em 2015. Parecem ser bem legais.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir