13 janeiro 2015

Resenha - A Invenção de Hugo Cabret

"Por isso máquinas quebradas me deixam triste. Não servem a seus propósitos. Talvez seja assim com as pessoas. Perder o nosso propósito é como estar quebrado - Hugo Cabret"


Título Original: The Invention of Hugo Cabret 
Título Nacional: A Invenção de Hugo Cabret
Ano de Lançamento: 2007
Número de Páginas: 534
Editora: Edições SM
Autor: Brian Selznick
Sinopse: Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo toma conta dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento da máquinas. A sobrevivência de Hugo depende do anonimato:ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto. Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e uma homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura.

   A invenção de Hugo Cabret se passa em uma antiga Paris, Hugo é um menino órfão que vive se estreitando pelas passagens secretas de uma estação de trem, sua vida depende dos relógios do qual ele conserta e mantém em funcionamento secretamente. A história se inicia quando um mistério que evolve o passado de Hugo, seu pai e um velho dono de uma loja de brinquedos vem à tona e Hugo irá fazer o que for preciso para descobrir o segredo que seu pai deixou.

  A narrativa do livro é uma das mais peculiares que já li. Quem conhece o livro sabe que existe a alternância entre palavras e imagens. O autor foi bem inteligente ao fazer essa "jogada", uma vez que, as imagens podem ser interpretadas de diferentes maneiras, variando assim de pessoa para pessoa. Já a parte escrita do livro tem uma linguagem bem simples e a narrativa é bem leve e fluí muito bem. Essa mescla na narrativa torna o livro super interessante, mas não foi isso que aconteceu comigo.

  Uma das minhas paixões é desenhar e as ilustrações presentes no livro, são realmente muito bonitas, porém a história em si deixou muito a desejar. O enredo começa muito bem, com um mistério de tirar o fôlego, mas a partir daí a história se torna um pouco enfadonha. O autor dá algumas voltas na história e apesar do mistério presente no livro ser muito bem construído, a revelação do segredo é muito decepcionante e o consequentemente o final é um dos pontos fracos da obra.


  Os personagens principais merecem o seu destaque. Muito bem construídos, eles deixam a história envolvente e por serem crianças dão aquele toque de inocência a narrativa. As ilustrações são outro ponto positivo do livro, são todas muito bem desenhadas e com detalhas magníficos. Deixar a interpretação das cenas livre para o leitor é sem dúvida algo genial e teria dado muito certo se a história se desenvolvesse melhor e tivesse um final surpreendente. Apesar de tudo o livro conta com algumas quotes muito bonitas e algumas cenas de ação bem intensas.

  É difícil para mim resenhar um do qual a história é relativamente boa, mas não o suficiente para me fazer gostar. Esse livro é adorado pelos amantes do cinema e sua história ao longo dos anos, e as referências a história do cinema são bem fortes, mas o que acontece é que, A Invenção de Hugo Cabret é um livro que começa com uma história incrível, tem um desenvolvimento aceitável e um final decepcionante. 



  O livro tem uma premissa incrível e tinha tudo para me surpreender, mas a história se tornou um pouco monótona e o final me decepcionou muito. As duas estrelas são pelas incríveis ilustrações que o livro possui e pela linguagem leve da narrativa e também pelos personagens muito bem construídos e cativantes. Tentei ao máximo ressaltar os pontos positivos do livro, pois mesmo que não tenha sido uma leitura agradável para mim, pode ser uma surpresa para vocês.




36 comentários:

  1. Iai cara, como vai?

    Nossa, que pena que você gostou tão pouco do livro! Eu curto bem mais o filme que o livro, mas eu adorei o livro também. Lembro-me que dei 4 estrelas. Concordo contigo que o final é meio ruim, mas o restante do desenvolvimento me agradou bastante. Enfim, opiniões, né? Abraço!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Carlito!
    Eu nunca tive curiosidade com esse livro. Sério, nem com o filme também. E a sua resenha me fez ter certeza de que ele demorará um pouco a ser lido. Eu odeio histórias monótonas. É meu pavor, sério!
    Beijos,
    Mar.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Carlos, tudo bem?
    Eu não li esse livro mas cheguei a assistir o filme e por causa dele senti muita vontade de ler o livro, porém vi muitas críticas negativas, muitas mesmo e por isso não sei mais se quero ele vendo em conta o preço elevado dele.
    Continue postando Carlos.
    Abraços
    Italo T - Eu li, e você?
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi eu não tive a oportunidade de ler o livro,mas assisti ao filme e achei interessante a história de Hugo.
    Acho que preciso ler para tirar minhas próprias conclusões sobre ele.

    http://magiasbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Achei a premissa interessante, mas confesso que o fato de a história ser monótona e o final decepcionante, me tiraram toda a vontade de lê-lo, pelo menos no momento. Quem sabe futuramente...
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Ainda não li esse livro, nem vi o filme, mas não tenho curiosidade de conhecer a história. Foi a primeira resenha que eu li dele, e desanimei um pouco após ver a nota *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Eu vi o filme e achei razoável e estava apostando no livro, mas parece que ele é pior que o filme, então acredito que não seria um livro que eu leria por agora.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Só duas estrelinhas? Ok, sua resenha me deu um banho de pedras de gelo, eu sempre que vou na livraria namoro este livro, acho a edição dele tão maravilhosa!

    Robs - http://www.perdidoempalavras.com/

    ResponderExcluir
  9. cara a história desse livro n me anima muito. é até interessante, mas n é lá essas coisas. sabe quando tu vê um livro e pensa q n vai gostar da leitura? é assim q me sinto vendo esse livro e pela sua resenha eu tenho certeza q n vou gostar!

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  10. Ei Carlitos!
    Gente, sinceramente, esse livro não me interessaria nem se fosse outro, pq ne? Fui assistir o filme e não aguentei nem metade! Tipo, foi o primeiro filme que eu abandonei na metade. Quem dirá ler o livro. Não. Narrativa prolongadas me dão cansaço só de pensar.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é lindo *.*
    Amei a resenha!!

    Adorei o seu blog e já estou a seguir :)

    beijos,
    Daniela RC
    Blog: Doce Sonhadora

    ResponderExcluir
  12. Eita, pelo visto você não gostou nada do livro. Triste quando um livro não nos prende, eu adoro o filme, mas agora não tenho a menor vontade de ler o livro.

    Bjks

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
  13. Ooi,

    Eu comecei a achar que vc ia gostar do livro mas depois fui terminado a resenha e percebi que não foi bem assim que pena.
    Eu não li ainda, não conhecia o livro. Coonfesso que as ilustrações e a escrita facil e agil me atraiu, e o fato dos personagens serem bem construidos também, mas acho que qualquer leitura monotona acaba com o brilho de qualquer livro.
    Quem sabe um dia eu leia....


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  14. Aquele momento que fico de boca aberta com sua resenha, só vejo gente elogiando. Confesso que não seria um livro que eu leria, se eu lesse iria sentir o mesmo. Espero poder ler, mas quero estar no momento
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Que peninha que o livro não tenha funcionado para você. Eu sou doida pra ler a obra, só conheço a história através do filme mesmo, que por sinal amei. Espero poder ler o livro em breve e gostar. Faz bem meu gênero literário.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  16. Ai socorro... nem tive coragem de voltar pra conferir, é uma lagartixa nessa ilustração? Tenho horror desse bicho e de todos os bichos parecidos, odeio répteis... eca.

    Achei muito interessante a questão das imagens se mesclarem com o texto para contar a história, mas no momento não me interessei não. Pena que a história se tornou monótona e o final te decepcionou.

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Oiee

    Também já li este livro é não gostei. Uma pena porque achei a diagramacão ótima

    Beijos

    wwww.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  18. Nooossa, serio que você não curtiu o livro? Eu tenho ele ha um tempo na estante, confesso, mas sou doida para ler. O livro é lindo demais. Uma diagramacao incrível com desenhos maravilhosos e curti bastante o filme.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da premissa do livro e as ilustrações lindas, só o fato de ser em Paris já me chama atenção, e fiquei bem curiosa com o destino do menino . Vou colocar em minha lista de leituras. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  20. Hahaha já estava preocupada em ser a única que não gostou dessa história. Só vi o filme e pela metade, achei tão cansativo que não consegui assistir turdo, tinha esperança de sua resenha falar super bem do livro e quem sabe até despertar uma pontinha de vontade de ler, mas pelo visto não vai ser dessa vez.

    Abraços
    Jéssica
    http://www.coracaoleitor.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi!!!
    Não conhecia o livro e nem vi o filme. a premissa da história parece muito bacana. Mas a tal decepção no final rs me desanimou, hein!
    Não sei se pegaria pra ler agora.

    Beijos!
    Jaque - Prazer, me chamo Livro.

    ResponderExcluir
  22. Olá.
    A edição desse livro realmente é muito bonita, as ilustrações são lindas. Eu conheço a história a partir do filme, e é incrível. Parabéns pela resenha.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi,
    Eu gosto bastante da história, mas não cheguei a ler o livro. É um clássico maravilhoso e fiquei até entristecido por você ter avaliado o livro como razoável. Uma pena.
    Eu super recomendo esta leitura e devo ressaltar a beleza dessa edição!

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Carlos, tudo bem?
    Jura que não gostou? Uma pena. O filme é super conhecido, ainda não tive a oportunidade de ver. Pelo o que contou e mostrou, os desenhos são lindos mesmo, deve ser um daqueles livros que queremos ter na estante.Esse segredo me deixou bem intrigada, tenho muita curiosidade para descobrir, mas confesso que esse final decepcionante me desanimou um pouco.
    Gostei da sua sinceridade.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá... Assisti o filme desse livro esses dias... e nem imaginava que se tratava de base... eu adorei o filme... me diverti muito com as crianças... que pena que o livro não te cativou como imaginou já que teve uma premissa muito boa... mas é assim mesmo né.. há as raridades.... as vezes um filme se sobressai. Xero!!

    ResponderExcluir
  26. Oi Carlos, tudo bem?
    Não sei em relação a história mas o livro tem uma capa linda!
    Que pena que você se decepcionou tanto, é tão chato quando isso acontece...
    Ainda não vi o filme e nem li o livro, mas depois da sua resenha, acho melhor pensar em ver o filme primeiro.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Esse livro parecia ser incrível, tinha um tempo que queria ler. É uma pena mesmo que peque justamente no final. Uma história incrível envolvendo um mistério, e que é fraca na hora de revelar esse mistério realmente é decepcionante.
    Adorei a resenha, soube apresentar bem sua opinião e os pontos fortes e fracos do livro
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem?
    É uma pena que não gostou do final, eu apaixonei pelo filme, fico encantada sempre que assisto, sou amante de cinema! Não sei qual é o final do livro se é igual ou diferente do filme, enfim, vou adorar ler o livro em breve, a capa é linda, gostei da resenha viu :D
    Espero sua visita em Doce Literário *-*
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  29. Oie, tudo bom?
    Eu nunca assisti a versão cinematográfica toda, mas a narrativa realmente tem muito potencial. Uma pena que a história não se sustente até o final e que o desfecho tenha sido razoável. Eu achei bacana que tenha ilustrações, mas o livro não despertou muito o meu interesse.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bom?
    Vim ler a resenha achando que tinha sido uma boa leitura para você, já que já li uma resenha positiva dele. E achava que era realmente o filme que não tinha me agradado em nada. Ainda lembro de como tive vontade de sair do cinema :/ triste isso.
    Eu amei a ilustração que você colocou aqui :D e deve ser muito bacana ter elas no livro!
    Uma pena realmente o final, no livro, também ser decepcionante.
    Bjs

    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oooi, tudo bem?
    Não sabia que existia o livro =S o filme passou recentemente na tv, mas não o assisti, não az meu estilo. Pelo mesmo motivo, não lerei o livro.
    A ilustração é bem feita e a capa está linda *---* mas..

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    A sua resenha está ótima, mas o livro não me chamou atenção. A história não me prendeu e ainda sabendo que a história se torna enfadonha me desanima mais ainda. As ilustrações devem ser maravilhosas.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oi Carlos,

    Ainda não conhecia esta obra, como você gosto de livros com ilustrações. Agora, uma pena a trama não ser envolvente e de certa forma cansativa, quando é assim a leitura costuma demorar mais do que o planejado.
    Eu realmente não me interessei pela trama.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Oi, Carlos! Adorei o blog!
    Poxa :( eu estava tão ansiosa pra ler esse livro, ele é tão bonito e eu gostei tanto do filme, mas sua resenha me deu uma desanimada. Vou deixar pra comprar quando estiver beeeem baratinho só para não me decepcionar rs.
    adoro resenhas sinceras.
    Beijos,
    May

    www.ensaiodemonomania.blogspot.com.br
    www.sacudindoaspalavras.com.br

    ResponderExcluir
  35. Eu assisti o filme e gostei muito mas, infelizmente, não tive a chance de ler o livro, que me parece muito bom também. Uma pena que não tenha gostado.

    http://diario-noturno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. poxa, quero muito ler, mas agora fiquei um pouco desanimada =/

    http://rodapedelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir