05 outubro 2014

Avatar: The Legend of Korra - Após Todos Esses Anos #1

"Juro lealdade a você, Grande Unificadora"

  É com grande alegria que todos os fãs da série Avatar recebem esse primeiro episódio da quarta e ultima temporada de Avatar: The Legend of Korra. Foi uma grande surpresa para todos nós quando a data de lançamento do Livro 4 - Balanço, foi anunciada. Ninguém esperava que seria tão rápido e isso só aumentou a nossa curiosidade sobre o desfecho da série, que pra mim é uma da melhores e uma das minhas favoritas.

  Bom, antes de tudo gostaria de dizer que é com imenso prazer que faço os comentários semanais dos episódios, escrevendo um pouco sobre minha opinião, algumas teorias, o que achei e tudo mais. Vocês vão notar que em algumas passagens do comentário vou usar a 1°pessoa do plural (Nós), porque assim como vocês eu sou fã e gosto muito dessa série.

  O episódio começa com um "comercial" da Republic City, relatando alguns fatos e dizendo que 3 anos se passaram desde que Korra restabeleceu a paz por lá, após esse breve comercial somos introduzidos ao episódio em si e logo vemos alguns personagens bem familiares. Asami e Mako passaram por um redesing e com isso, agora aparentam estar mais velhos.

  Asami é uma das personagens mais belas de todos as série e animes já assiti e sua incrível beleza não deixou de existir nessa temporada, porém o figurino dado a ela deixou-a um pouco mais madura do que eu esperava. Sim, o tempo passa e com isso os personagens precisam evoluir para que a série tenha coerência, mas me parece que nesse tempo a vitalidade dos personagens do time Avatar (de menos o Bolin, é claro) foi se esvaindo aos poucos. Mako está com um visual mais refinado e agora aparenta ser um homem, seu cabelo mudou e isso me causou um certo estranhamento, afinal aquela era uma marca dele.


  Ainda somos apresentados ao Princípe do Reino da Terra e ele parece ser um daqueles personagens que são bem dispensáveis e só fazem besteiras. Após toda essa introdução à nova temporada, a ação começa e as cenas são focadas em Kai e Opal, que se tornaram ótimos dominadores de ar, por sinal. A cena em que eles realizam o voo e lutam contra os bandidos ficaram muito bem feitas, a arte gráfica ficou muito boa e a dinâmica das lutas também. Os ângulos mudam a todo momento e isso nos dá uma visão mais ampla do ambiente e dos movimentos de dominação, o que é sem dúvidas um ponto alto da série. 

  Uma diferença notável são os novos trajes dos Nômades do Ar, muitas pessoas gostaram e eu também confesso que achei legal, mas os novos trajes me pareceram um pouco "futurísticos demais" para a época deles, sem contar que agora sem os planadores e as antigas roupas a Nação do Ar ao meu ver perdeu um pouco da sua identidade, aquela característica que cada nação leva consigo se foi, mas eu entendo as mudanças, os trajes estão mais aerodinâmicos e dão uma forma de locomoção melhor aos dominadores de ar. 

  Um fato que me deixou curioso, foi ver que até mesmo o Tenzin que leva os ensinamentos do seu pai Aang e dos antigos Nômades do ar tão a sério ter aderido também ao novo modelo. O desenvolvimento de Kai e Opal é peperceptível tanto na aparência quanto na personalidade, levando em consideração que os dois estão em relacionamentos amorosos e a minha aposta é que eles vão desempenhar algum papel importante nessa temporada.



  Agora vamos a parte que interessa, Kuvira, A Grande Unificadora. Já era de se esperar que ela desempenhasse um papel importante nessa temporada depois do destaque repentino que ela teve nos episódios finais do Livro 3. Pensei em várias possibilidades de papeis para ela, uma nova integrante do time Avatar, um membro da Red Lotus, dentre várias outras coisas. Porém os diretores me surpreenderam e deram a ela um papel de unificadora. Bolin agora é um seguidor das ideias de Kuvira e ele continua como sempre, alegre e animado, mas com uma leve reformulação na aparência (mais especificamente no cabelo).

  Uma das caraterísticas que eu mais gosto em Avatar é poder sentir toda a personalidade de um personagem através do seu desenho, da sua expressão e da sua postura. Kuvira apresentou ser uma mulher bem séria, manipuladora e acima de tudo muito forte. O olhar dela é muito soberano, penetrante e espero que ela desempenhe seu papel da melhor maneira possível. Depois da queda do Reino da Terra, nos foi apresentado (de uma forma implícita) os objetivos de Kuvira, que é restaurar o reino transformando-o em uma nação do metal ou coisa do tipo, por isso pode-se explicar o novo símbolo usado para representa-los.

  Kuriva é sem dúvida uma das melhores dominadoras de metal, ela nos deu um show de dominação e de poder, sua cena foi incrível, ela pôde mostrar que não está ali para brincadeiras, forte e inabalável, ela provou logo de cara, seu incrível poder e força como dominadora. E depois de muitas teorias formadas, uma delas se completou. Os pedaços de metal que ela leva em seu corpo são muito úteis e dão a ela muito mais liberdade para dominar da forma que bem intender.


  
  Depois de quase todo um episódio, por mais feliz que eu estivesse por ter a série de volta, pensei um pouco e me perguntei. Onde está Korra? Com o encontro de Tenzin e Tonraq a minha curiosidade só aumentou e logo após isso ela reaparece. Perdida e ainda muito abalada Korra não é a mesma que conhecemos nas outras temporadas, depois de tudo que ela passou e sofreu, agora ela está triste, seus olhos apresentam uma solidão, ela está deprimida e ainda não tem um rumo certo.

  A Avatar está tão abalada que perde em uma luta para uma dominadora de terra em um tipo de "MMA de dominação". Ao que tudo indica ela está no reino da terra, por dois motivos. Primeiro, a cor das vestes são originais de lá e segundo, elas estavam lutando com dominação de terra. Korra está realmente muito abalada e ainda não dá para saber o que ela pensa sobre si mesma como Avatar e sua missão de proteger e manter o equilíbrio entre os humanos e os espíritos e fazer com que a paz reine na Terra.



  A série avatar tomou proporções inimagináveis, deixou de ser tão infantil e podemos dizer que está bem mais adulta. Com um episódio de estreia como esse a expectativa ainda é grande e a curiosidade só aumenta. O cabelo da Korra já está curto, o que nos leva a crer que um flashback nos explicará como tudo aconteceu. O encontro de Korra com Toph e sua cena com Katara, são alguns pontos que eu realmente estou muito ansioso para poder assitir. Com um desenvolvimento perfeitamente balanceado, novos figurinos e uma trama envolvente, minhas expectativas para o Livro 4 estão altas. A ansiedade só aumenta a cada episódio e eu já espero pelo próximo.

ESTE POST SÓ É POSSÍVEL GRAÇAS AO MUNDO AVATAR.

Deixem suas opiniões, teorias e duvidas nos comentários. Sugestões para melhorar o post, os pontos negativos e positivos, seus pensamentos, o que achou do episódio, dos personagens e o que você espera da série.





27 comentários:

  1. Top! Concordo com tudo, ja estou imaginando os flashbacks de koora antes dela cortar o cabelo e os possíveis conselhos de toph.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico imaginando o que a levou a cortar o cabelo de forma tão "drástica" e o que se passa em sua mente nesse momento difícil em que ela se encontra.
      Abraços, Carlos.

      Excluir
  2. Acredito que a Korra esteja decepcionada como Avatar. Talvez ela sinta que não é apta para arcar com os problemas e conflitos mundias (quebra de conexão e queda Ba Sing Se) Lembrei-me do sentimento de culpa do Aang após o embate entre a Azula e a tomada do Reino da Terra. Com Kuvira se auto proclamando "A Grande Unificadora", o mundo a verá como a única esperança do mundo. Não duvido que a proclamem Rainha do Reino da Terra. Sobre o retorno da Toph - não acho que ela aceite ensinar a Korra logo de início. O que não podemos afirmar com convicção, não sabemos se a Korra e a Toph estão juntas e se aquele breve momento tenha sido um flashback. :v Só digo isso: "Toph é um membro da Lótus Branco". ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha ansiedade por esse encontra é alta, você me disse algo curioso, não sabemos se o encontro vai ser depois ou se já aconteceu e vai ser nos passado por um flashback. Com certeza Korra está decepcionada consigo mesma e a chegada de Kuvira não alivia muito a situação.
      Gostei muito da sua opinião, faremos comentários como este todas as semanas.
      Abraços, Carlos.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Obrigado. Sabe, às vezes eu acho que a herança sanguínea do rei da Terra não é muito boa. Há pouco tempo vimos o péssimo exemplo da Hou Ting; uma mulher cruel, mesquinha e individualista. Agora o Reino da Terra recebe esse "projeto de príncipe" Coitados dos habitantes de Ba Sing Se. Aliás, do reino em geral. ¬¬ Estou ansioso pra ver a velha Korra em ação contra essa demagoga pilantra. >.< Se tem algo que admiro nessa série são os vilões. Os antagonistas de Avatar são os melhores do mundo. Azula - Noatak(Amon) - Kuvira.

      Excluir
  3. Oi Carlos, tudo bom?! Nunca tinha ouvido falar desse anime, costuma assistir quando era mais nova. Esse parece ser legal, preciso voltar a assistir. Fiquei bastante curiosa. HAHAHAHAH.

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, acho que Avatar não é considerado um anime, propriamente dito, mas não deixa de ser uma animação excelente e de qualidade.
      Abraços, Carlos.

      Excluir
  4. Nossa, já acabou. Eu nem comecei a assistir direito ainda. Era viciado em Avatar, mas fiquei com um pé atrás quanto a Korra. Bom saber que você se animou com a história. Vi apenas o primeiro episódio e não pude tirar muita conclusão. De qualquer forma, pretendo assistir o quanto antes.

    Abraços,
    ||MiL Rios

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Eu assistia a primeira temporada, com o avatar carequinha, e assim, era bem chatinho e infantil. Mas a Lenda de Korra é muito melhor, apesar de ter assistido apenas alguns episódios.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Eu ainda estou vendo Avatar, estudando pro vestiba, lendo livros pro vestiba, assistindo filmes então nem sei quando conseguirei terminar e sobretudo quando irei assistir Korra, mas tenho uma enorme curiosidade de conhecer, principalmente porque tenho amigos completamente viciados nessa história. Tenho um conhecido também que fará cosplay de algum personagem de Korra que eu não sei, mas será pra um evento que iremos no próximo fim de semana. Enfim, quero ver Korra e espero gostar bastante.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  7. Não me lembro nem de conhecer essa série, então estou meio chocada por já ser a quarta e última temporada... rs... O que me chamou mais a atenção foi isso que você disse sobre ser possível sentir toda a personalidade de um personagem através do seu desenho, da sua expressão e da sua postura, muito legal! Curti a história, mas não consigo arrumar tempo para ver séries.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Carlos, tudo bem? Não conhecia a série, e confesso, não me animei muito, até por já estar quase no final, mas gostei bastante da sua crítica, e dos gráficos. Acho bem legal que você teve essa sensação de sentir toda a personalidade do personagem através do desenho, é bem interessante quando isso acontece, e acho que a animação está cumprindo seu papel.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  9. Animes são são meu estilo mas gostei da postagem, é sempre bom saber das novidades e você caprichou no post nas imagens e tal. Parabéns!

    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2014/10/resenha-alfredo-nao-tem-medo-e-mais.html

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Bom, não tenho o hábito de assistir anime, mas aos poucos eu estou conhecendo esse mundo, já até me arrisquei assistindo algumas animações.
    Quanto a avatar praticamente não conheço nada, lembro de poucas coisas da época que meu filho assistia.
    Mas foi bom saber que ele perdeu aquele ar infantil, pode ser que dê uma chance a ele quando tiver tempo.
    A sua postagem está um capricho, com certeza quem é fã da série ou acompanha, encontrou aqui informações valiosas.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Olá...

    Bom não sou fã desse desenho,mas a minha irmã é e ela entrou em surto quando eu mostrei a postagem pra ela kkkk. Bom gostei dos desenhos... bem legais... mas sinceramente li sua resenha da série e não entendi nada... mas claro que não eu não acompanho, só a conheço porque minha irmã é viciada rsrsrsr. Xero!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Carlos, tudo bem?
    Não acompanho a série como você, por isso não tenho argumentos para debater essa nova temporada. Mas fiquei impressionada com a sua opinião. Nunca vi ninguém comentar uma série da forma com você comentou. Pelo visto, os personagens são muito ricos e esse "enredo" é cheio de significados.
    Adorei o post.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Carlos,
    Eu vou fazer um comentário bem #poser. Não me mate. Eu amo Avatar. O enredo, os dobradores de ar, água. A tribo do fogo, da água. Isso me encantou demais. É o único desenho oriental que eu adoro. Porém, há um impasse. hahaha eu só vi a primeira temporada. Preciso baixar e assistir os próximos :3
    Adorei o post!! rs

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Carlos!
    Eu nem sabia que já estava na quarta temporada :o
    Eu acho que nem assisti a primeira temporada completa rsrs Não sou muito fã de desenho assim (e olha que amo desenhos), mas eu assistia todos os dias na hora do almoço (=
    Seu post ficou muito rico em informações, adorei!!! Parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Carlos.
    Eu não sou um grande fã de animações, mas confesso que quando mais jovem me lembro de ter visto Avatar na rede aberta de televisão GLOBO, sim, foi o único contato que tive com ele, e gostava bastante, hoje em dia não me lembro de quase nada. Só estou em dúvida, se pra assistir esse Korra, precisarei ver os anteriores?

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. cara tipo eu estou assistindo a lenda do ang ainda, mas confesso que não sei se irei ver algo relacionado a korra pq não gosto dela.
    talvez com um tempo vá melhorando, mas no momento n quero ler.
    vi o comecinho do primeiro livro e achei ruim. enfim, se algum dia eu assisti vou te falar.
    bom, adorei seu blog. to seguindo!

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  17. Oi Carlos Henrique,

    Infelizmente não li os livros e não assisti aos filmes e confesso que me sinto sem recursos para debater o tema por total falta de conhecimento, mas lendo este post desde o início fiquei impressionada com o quanto sabe sobre Avatar e é notório o quanto você gosta da série, também admiro a sua forma de escrever, criativa, detalhada e desperta interesse pela trama.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá

    Esta série eu não assisti a nenhum ep mas conferi Avatar com meu irmão que é fã!
    Vou indicar para ele, porque como o universo das séries são os mesmo ele irá gostar!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá Carlos,
    bom vou dizer que eu já assisti ao avatar, mas faz tanto tempo que nem me lembrava. Tanto que alguns dos personagens que você citou eu nem conheço, somente os principais e os nomes ainda passam um pouco desconhecido.
    Mas lendo sua critica, sua avaliação sobre, os personagens evoluíram e muito, ate cresceram(hahahahaha), mas a historia em si mudou um pouco ao meu ver.
    Infelizmente no momento meu tempo anda muito curto, caso contrario eu iria conferir. Ate para poder relembrar.
    E você disse ele estar na ultima temporada. Na quarta para ser bem especifica. Nossa tão rápido assim.
    Adorei as imagens que você disponibilizou, deu para ter uma base de como as coisas andam.
    Parabéns pelo post, e vejo sua animação com o mesmo.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  20. Ei, Carlos!

    Não sou muito de assistir animes, mas gostei da premissa desse. Talvez eu decida dar uma chance para a cultura oriental! ><

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Carlos, tudo bem?

    GENTE, eu fiquei tão contente de ter reconhecido que era AVATAR \O/. Acho que é a primeira e última vez também dhiuhsuhud

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Carlos!
    Eu não conhecia, me sinto super por fora, na real vc sabe, que quem assisti animes aqui em casa é meu irmão, ele deve curtir esse também!
    Curti a postagem, mesmo não conhecendo, deu de me dar uma ideia legal da história, sem ficar confuso! Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir