12 maio 2015

Resenha - Persépolis

"Eu era uma ocidental no irã, uma iraniana no ocidente. Não tinha identidade alguma. Não via nem mesmo porque estava viva." - Marjane Satrapi

Título Original: Persepolis
Título Nacional: Persépolis
Autor(a): Marjane Satrapi
Ano de Lançamento: 2007
Número de Páginas: 352
Gênero: Romance Autobiografico
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: "Marjane Satrapi tinha apenas dez anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico, numa sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita - apenas mais um capítulo nos muitos séculos de opressão do povo persa.Vinte e cinco anos depois, com os olhos da menina que foi e a consciência política à flor da pele da adulta em que se transformou, Marjane emocionou leitores de todo o mundo com essa autobiografia em quadrinhos, que só na França vendeu mais de 400 mil exemplares. Em Persépolis, o pop encontra o épico, o oriente toca o ocidente, o humor se infiltra no drama - e o Irã parece muito mais próximo do que poderíamos suspeitar."

  Meu interesse por Graphic Novels não é segredo, essas histórias são sempre carregadas de ensinamentos e situações densas e profundas que fazem o leitor refletir bastante e não foi diferente com Persépolis. Comecei a me aventurar nesse mundo lendo Retalhos, uma Graphic Novel incrível e desde então procuro por outras obras desse gênero para ler. Persépolis e Maus eram os dois títulos que mais me chamavam atenção por terem uma temática forte e polêmica. Andando pelos corredores e prateleiras da biblioteca da minhas escola encontrei esse livro e minha surpresa não poderia ter sido maior.

  Não sei se vou conseguir descrever em palavras o quão incrível e profundo esse livro é, mas vamos lá. A história é uma autobiografia ilustrada da autora Marjane Satrapi e trata de assuntos bem fortes, sobre a guerra no oriente médio, sobre as diferentes culturas, sobre os conflitos e sobre a história de uma criança que cresceu em meio a tudo isso. Você assim como eu pode esperar uma história leve por causa das ilustrações, mas é ai que você se engana, apesar de ser 70% desenhada a história é densa, um pouco pesada e real.

"A guerra sempre nos pega desprevenidos."


"Pois é... a liberdade de expressão custa bem caro hoje em dia."

  Cada início de capítulo conta com uma ilustração diferente e única. A linguagem usada nos quadrinhos é bem suave e de fácil entendimento. Acho que essa foi uma estratégia da autora para contrastar com a história bem densa que o livro carrega. A Crítica política, social e econômica explicita no livro é muito boa e me leva a crer que a autora é bem corajosa. Corajosa por fazer uma crítica tão forte aos países que resolvem algumas situações com requintes de crueldade e tem culturas tão dogmáticas, mas atrás da crítica ela desenvolve muito bem a história e nos dá uma visão de como é crescer cercado por guerras e sofrimento.

"A verdade é que enquanto existir petróleo no oriente médio não vamos saber o que é paz..."



  Sabe aquele esteriótipo de que se o livro tem desenhos é infantil ou bobo? Então desconsidere isso imediatamente. Os desenhos contidos em Persépolis são, além de lindos profundos, muito profundos mesmo, a narrativa junto das imagens dão ao livro uma grandiosidade excepcional. Ela consegue nos transmitir o sofrimento, a revolta, a preocupação de uma forma muito natural, e saber que isso alguns fatos da história ainda existem e são executados nos países onde a guerra acontece te deixa com o coração apertado.

"Depois das bombas e do medo instintivo da morte, a razão volta. Pensamos nas vítimas, e outro tipo de angústia toma conta da gente."

  E esse é outro ponto que o livro se destaca. Fazer você pensar. Pensar sobre o mundo de uma forma mais ampla, abrir a sua mente para o que acontece fora do seu país, fora do que as mídias mostram. O livro incita o pensamento em quase todos os capítulos e isso me deixou bem surpreso, afinal eu esperava uma história simples e o que encontrei foi uma das melhores biografias que já li.

  Você já parou pra pensar sobra a sua liberdade, sobra a liberdade que o seu país te permite, sobre como você exerce a sua liberdade? Marjane Satrapi trabalhou muito bem o lado sociológico do livro e trouxe alguns pensamentos muito bons para a história. A história dessa grande mulher deve ser lida. Apenas por beber Coca-Cola, você era considerada uma "prostituta", agora reflita, uma coisa que você faz por quase toda vida, o simples fato de tomar um refrigerante é considerado impuro em outros países.

"Mostrar os cabelos ou se maquiar viraram, obviamente, atos de rebeldia." 


  O crescimento da personagem é muito palpável e a história vai crescendo junto com ela. Na infância parece ter um ar mais leve e nas outras fases da vida vai ficando mais densa, mais complicada e mais complexa. A autora faz parecer que quando criança quem narra é uma criança e que quando adulta quem narra é uma adulta e isso é muito impressionante. Cheia de altos e baixos Marjane vai descrevendo a sua vida de uma forma graciosa e fascinante. Drogas, sexo, bebidas, amores são todos temas abordados pela autora, tornando a obra ainda mais reflexiva.

"Eu vivi uma revolução que me fez perder uma parte da família. Sobrevivi a uma guerra que me fastou do meu país e dos meus pais... E foi uma banal história de amor que quase me levou embora."

  Esse não é um mero livro, não é uma simples história, mas sim uma biografia marcada por sofrimento e sangue, por uma guerra de cumes religiosos e territoriais que se estende até os dias de hoje. A autora consegue se expressar muito bem por meio tanto das palavras quanto dos desenhos (ambos de autoria dela, formada em belas letras, Marjane ilustrou e narrou a história). Quando a leitura é finalizada você tem outra visão das coisas, outra visão do mundo, das pessoas e da vida. Esse é um livro que vai mudar muitos conceitos e vai te fazer enxergar as coisas de uma maneira diferente.



  5 Estrelas não bastam para descrever a grandiosidade dessa obra, que é sem dúvida um dos livros mais incríveis que já li. Recomendo a todos a leitura dessa biografia, para saber um pouco mais sobre o que acontece fora do seu campo de visão, para saber um pouco mais sobre a vida de quem tem que conviver com essa situação e enfrentar de alguma maneira a vida dura e cercada de sofrimento.

" Acho que eu preferiria correr sério risco a enfrentar minha vergonha. A vergonha de não ter me tornado alguém, a vergonha de não ter deixado meus pais orgulhosos depois de todo sacrifício que eles fizeram por mim."

OUTRAS QUOTES 

"Eu não aguentava olhar para eles lá, atrás da vidraça. Não tem nada mais triste do que despedida. É parecido com a morte."

"Só podemos ter dó de nós mesmo quando ainda é possível suportar a infelicidade. Quando ultrapassamos esse limite o único jeito de suportar o insuportável é rir dele." 

33 comentários:

  1. Reparei que seu livro esta bastante marcado e creio eu que nã colocou todos os qoutes aqui rsrs. Quando o livro está assim é sinal de uma leitura rsrs, Amei esses quadrinhos no começo de cada capítulo, deu pra ver o esmero que a autora teve com seu livro. Adorei sua resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Goku!

    Nunca li uma Graphic Novel, não me mate, mas realmente nunca tinha me chamado atenção. Depois de sua resenha e as fotos todas com muita marcação no livro, fiquei curiosa e assim que rolar uma oportunidade vou procurar o gênero para conhecer mais. Valeu a Dica.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  3. E aí Goku, tudo bem? Hahah, brincadeira. Enfim, ainda não li nenhuma Graphic Novel, mas acho o gênero muito interessante. Eu me dedico mais as fantasias e preciso parar com isso por um tempo, né? Tem muitas outras coisas aí pra ler. Parabéns pela resenha, já quero meu exemplar.
    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir
  4. Oiiii!!!
    Nossa, esse livro parece ser super top mesmo.
    Amo livros assim que nos passem alguma lição, que nos fazem enxergar o mundo talvez como ele realmente é.
    Pela capa eu não compraria de jeito nenhum mas, pela história com certeza.
    Adorei sua resenha!
    ;**

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Nunca li um livro desse gênero, mas adorei. A história parece ser forte e um desabafo de quem vive em um país baseado na guerra.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu não li nenhum livro com esse tipo de enredo, sou daquelas que curte uma distopia mais viajada, fantasia, romances - sem ser o Nicholas, pela fé!-, algumas ficções cientificas, mas nesse gênero não. Porém no meu curso, a gente tem que ler muito desse tipo, no qual ando em falta hahahaha
    Bom, gostei muito da sua resenha, bem explicadinha. E essa capa é maravilhosa <3

    ResponderExcluir
  7. Adoro quadrinhos, ainda mais quando a trama é tão profunda assim. Gostei de tudo que você falou sobre a obra. Essa edição está linda!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Uau!
    Não tenho muita experiência com HQ's, quadrinhos e graphic novels, mas confesso que sempre fico encantada quando vejo algum.
    Esse com certeza já entrou para a minha wishlist. A história parece ser incrível, é do tipo que eu gosto e ficou incrível, a edição está linda demais!
    Amei a resenha e obrigada por me apresentar essa obra incrível!
    Beijão ♥

    ResponderExcluir
  9. Não leio muita coisa de quadrinhos em geral, não porquê não goste, mas por falta de oportunidade mesmo. Tinha visto uma outra resenha que já tinha me deixado interessada, esta sua só veio a somar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Adoro quadrinhos, adoro histórias feitas em quadrinhos e achei esse tão fofo *-* ainda não tinha visto resenha dele mesmo já tendo visto fotos em algumas pages.

    http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olha eu nunca ouvi falar desse livro, mas achei bastante interessante a proposta da história e também por ser HQ que na verdade leio muito pouco Mas espero poder conhecer a obra, porque achei a edição linda. Parabéns também por tudo que você falou do livro, porque me conquistou. Acho que vou ver se pego um exemplar pra mim ler =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-daisy-esta-na-cidade-olha-o-que.html

    ResponderExcluir
  12. é um livro de uma capa linda e poética. Gostei deveras do enrendo, considero uma leitura produtiva, vou ler para entender melhor essa história, gosto de conhecer sobre a cultura do local e sendo narrado por uma mulher, melhor ainda.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Não conhecia o tema, mas já me apaixonei na primeira linha da sinopse. Adoro livros realistas, principalmente quando eles mexem com a gente. Aprender sobre novas culturas e guerra fazem a gente ver o mundo de outra maneira, né?! Pelo menos comigo é assim, e quero muito ler esse livro para ver que sentimentos ele me trará ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Carlos, tudo bem?
    Quando li que é autobiográfico já perdi o interesso pois não curto muito o estilo.
    Também nunca li graphic novel mas preciso começar, acho um belo trabalho.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem ?
    Esse livro é muito bem falado por BookTuber que costumo assistir e achei a sua resenha muito encantadora.
    Gosto deste tipo de leitura e adoro saber a vida das pessoas kkk
    Parabéns pela resenha e pela sua escrita, gostei muito.
    Mil Beijos

    Mãe,tô escrevendo

    ResponderExcluir
  16. Faz um tempinho já que ouço falarem tão bem de Persépolis, acho que já está mais do que na hora de dar jeito e adquirir um exemplar para mim =)

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Que resenha mais empolgada, sem ao menos ler a sinopse já ficamos encantados pelo livro somente lendo sua opinião a respeito, gosto quando o livro nos ensinar algo, nos faz refleti de certa forma por determinado assunto.
    Amo conhece novas culturas, aprender curiosidades.
    Dica mais que anotada, ainda mais depois de 5 letras :D
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  18. Nossa, que legal!
    Adorei a sua resenha bem reflexiva,assim como a história parece ser.
    Fiquei muito interessada pela história.
    adoro essas oportunidades de ler sobre outras culturas e usar como parâmetro pra nossa realidade.
    Beijos
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  19. Oie! Tudo bem?

    Nunca tinha ouvido falar da obra. Que resenha bacana e bem detalha!! :) A edição desse livro tá demais, em?! Que carinho a editora teve com ela. Mto legal mesmo! :)

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  20. Olá, amei a resenha! Antes de lê-la, eu não dava muita atenção ao livro, mas agora, estou com muita vontade de ter "Persepolis" na minha estante e poder conhecer essa história.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Te confesso que eu já tinha vontade de ler Persépolis! adoro ler HQs e não sabia que essa era meio que biográfica.
    Fiquei muito impressionada por sua resenha que está incrível e que apontou tantos aspectos positivos dessa obra, o que me deixou ainda mais curiosa para realizar essa leitura.

    Beijos :*
    http://livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  22. Oiee.

    Nossa que resenha! Confesso que não conhecia a obra nem o autor, mas me despertou a curiosidade e espero um dia chegar a conhecer a trama


    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Livro autobiográfico nem sempre é o meu gosto e ainda com tema dos anos 70 e o Irã onde sei que tudo é tão difícil e complicado, bom, não sou muito fá desse gênero, mas é sempre bom se arrisca! Adorei sua resenha, muito bem escrita e desenvolvida!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Rapaz, que coisa mais maravilhosa! Eu confesso que NUNCA li uma graphic novel. Sempre as achei um pouco superficiais (sim, me culpe!). Mas agora, lendo sua resenha, vejo quão profundas podem ser e, sobretudo, quão sensivelmente podem envolver seus leitores. Alcançar o equilíbrio entre ilustração e texto revela um talento sem igual. Com certeza, Persépolis entrou para a minha lista. Parabéns pela belíssima resenha!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não tinha visto esse livro antes, mas pelo que vi a historia é emocionante e marcante. Eu gostaria muito de poder ler o livro, ele já está na minha lista de desejados.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Ah eu adoro HQ, queria ter mais, mas os preços eles não ajudam. Retalhos tá na minha lista também!
    Persépolis eu tenho a versão antiga, quando saiu dividido, e sempre que posso recomendo para outras pessoas, gosto tanto da história.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oiee, Carlosss, então, não conhecia o livro, eu amo mangas e já li algumas HQ's, então com toda certeza fiquei interessada nele! A história me deixou super curiosa, e os teus elogios ainda mais, então ... se quiser me dar o livro de presente, já pode :p
    http://muchdreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem?

    Só de ler que é autobiografia já fiquei empolgada, muitos me chama de estranha porque amo ler uma biografia ou uma auto - biografia que sempre são mais intensas. Acho que o preconceito quanto á esse tipo de literatura deveria acabar, porque leituras assim é muito bom, te passam muitos ensinamentos.

    Não conhecia esse livro e com certeza se tiver uma oportunidade o lerei com certeza, já sei que irá mexer muito comigo.

    Parabéns, sua resenha esta excelente.


    bjs

    www.adorkable.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Tenho muita curiosidade de começar a ler livros desse gênero e assim como você tenho estado de olho em Persépolis e Maus.
    Fiquei muito encantada em saber que a obra é autobiográfica e todos os desenhos e escritos foram feitos pela própria autora. Acredito que essa coragem da autora em mostrar as críticas traz um maior envolvimento do leitor ao poder vivenciar uma época como essa.
    Abraços!

    Rafaela, Eterna Leitora.
    www.eterna-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oii, tudo bom?
    Esse formato (biografia +graphic) me chamou muito a atenção! Confesso que essa temática envolvendo o oriente médio me chama muito a atenção e só uma obra tão única como esta, onde a autora mostra os efeitos dos conflitos que ocorrem lá, é que podemos vislumbrar a realidade.
    Excelente resenha!


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  31. Ola, tudo bem?
    Acho que pode ser un livro interesante. Vou ponhelo na lista para leituras.
    Adorei a capa e a sua resenha.
    Boas leituras e beijos de Espanha! :)
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
  32. Oii, tudo bem?
    Sempre que leio sobre esse livro fico curiosa com a leitura. Todos falam muito bem. Não costumo ler Graphics mas essa me chama atenção, tanto por ser autobiográfica quanto por ter traços tão bonitos e um assunto que é sempre emocionante... Já coloquei nos desejados. Gostei da resenha :)

    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Mto bom :) ^u^
    Amo demais a animação <3 :3
    Quero ler ainda kkk ^u^
    Sempre vi na livraria mas uma hora vo me dar de presente :3
    Simplesmente demais :3

    ResponderExcluir