21 maio 2015

Comentário do filme - Garota Exemplar

Instigante, misterioso e muito bem articulado Garota Exemplar é um exemplo de filme que vai tirar o seu fôlego e fazer você pensar muito antes de decidir se casar com alguém.

 Duração: 2h29min
Dirigido por: David Fincher
Com: Ben Affleck, Rosamund Pike, Neil Patrick Harris.
Gênero: Suspense
Nacionalidade: EUA
Sinopse: Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy.

Não recomendado para menores de 16 anos 

  A ascensão da história de Garota Exemplar, assim como toda repercussão que o livro teve ano passado se deu pelo simples fato de que um filme estava por vir. Nick e Amy vivem o casamento perfeito e são um casal comum, mas tudo é transformado quando no quinto aniversário de casamento deles algo surpreendente acontece. Amy desaparece e o seu marido é o principal suspeito. Traçado por mentiras e segredos esse casamento vai aos poucos se revelando mais misterioso do que se pode imaginar.

  Expectativa nem sempre é algo fácil de lidar e atender as expectativas de um público deve ser realmente uma tarefa difícil. Em Garota Exemplar temos um exemplo de filme com um roteiro incrível, um desenvolvimento brilhante e uma fidelidade a história sem igual. O diretor trabalhou muito bem em todos os aspectos e fez com que a obra de Gillian Flynn fosse uma das melhores adaptações já feitas.


  Eu não preciso nem dizer que a fidelidade do roteiro ao livro é excelente. O filme é a prova de que é possível sim adaptar para meios diferentes a mesma história, sem muitas alterações e mudanças drásticas na linha principal de fatos. Claro algumas mudanças foram feitas? Sim. Mas nada que mude o fato do filme ser incrível. Além disso foram mudanças totalmente aceitáveis e que não interferiram na história e nem do entendimento da obra.

  O desenvolvimento do filme é ótimo,  uma vez que 2h e 29min é tempo suficiente para fazer uma pessoa desistir de assistir um filme. Cada minuto do filme te prende, até mesmo a cronologia do livro foi seguida, exatamente como é descrita, os capítulos: antes, durante e depois, foram reproduzidos na sua melhor forma para as telas e o filme não te deixa em nenhum momento perdido, para isso contamos com um recurso, onde são informadas com quem e quando as cenas aconteceram, alternando entre Nick e Amy. O inicio do filme já é instigante e por ser um suspense a motivação em descobrir o mistério é sempre presente.

  Você não se sente em nenhum momento entediado ou sem vontade de assistir e mesmo quando já feita a leitura do livro, o filme é sem dúvida uma obra complementar e que vai de encontro a uma eximia execução de um enredo muito bem trabalhado. O roteiro foi muito bem adaptado e claro o trama do filme não perde a sua essência, levando o telespectador a sentir várias emoções em apenas algumas horas.


  Outro ponto que merece destaque é a atuação dos atores principais. Imaginar um personagem é um tarefa que todos nós leitores fazemos ao pegar em um livro para ler, agora ter a sensação de que os personagens do livro são exatamente iguais aos do filme, é realmente gratificante. As ações, a postura e até a forma de falar descrevem muito bem os personagens que Ben Affleck e Rosamund Pike interpretam em plena maestria. Esse dois atores merecem todo destaque, foram incríveis em seus papeis e encarnaram sem pudor Amy e Nick.

  Vale lembrar que esse filme é baseado em livro adulto e a lealdade a obra está até mesmo nas cenas mais inusitadas. Nudez é presente em algumas cenas do filme, nada demais, mas são cenas não recomendadas para crianças. Assim como o livro o filme tentou manter um aspecto mais 'adulto' e por isso cenas de sexo e nudez frontal são uma escolha para fazer com que esse aspecto ganhe mais um pouco de credibilidade.

  No geral é um ótimo filme, com um elenco muito bom e uma fidelidade sem igual. O diretor e o roteirista assim como os atores principais merecem seu destaque. O roteiro foi brilhante, a execução foi fascinante e a interpretação foi EXEMPLAR. O único fato que me incomodou no filme foi a falta daquela tensão presente em filmes de suspense e grande parte disso se deve pelo fato de que eu já sabia tudo que ia acontecer, por ter lido antes, mas não foi uma coisa que atrapalhou o filme, foi algo mais pessoal.




  Como filme e apenas como filme eu daria 5 estrelas, com certeza, mas como adaptação literária e envolvendo outros fatores Garota Exemplar leva 4 estrelas. Não entendam mal, ainda é um filme sem igual e muito bom. Porém o livro consegue ser melhor, o efeito das palavras são de longe diferentes do que se reproduz na tela. Além disso, para mim, apesar do desenvolvimento do filme ser muito bom a impressão que tenho de adaptações fieis é que elas sempre são um pouco corridas, fazer com que todos os fatos caibam dentro de um determinado período de tempo muitas vezes me remete à isso. Contudo, você deve ler e assistir essa trama que é sem dúvida recomendada aos fãs do gênero e para as pessoas que procuram uma boa obra para 'sair da zona de conforto' (maiores de 16 anos).

Confira a resenha de Garota Exemplar AQUI.

2 comentários:

  1. Li toda a sua crítica, Carlos, e não poderia concordar mais. Garota Exemplar é sem dúvida um dos meus filmes favoritos, e também uma das melhores adaptações de livros (convenhamos, a própria Gillian fez o roteiro do filme). Já que você gostou tanto desse estilo, te aconselho a dar uma olhada nos filmes do David Fincher. O cara é um gênio e optar por retratar essa história nos cinemas não foi a toa hahaha
    Parabéns pelo blog.
    Abraços,
    Matheus.
    armadaescrita.com.br

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não li o livro para compartilhar de todo o seu comentários, mas considerei um filme ótimo. Para quem vê apenas o filme não fica a sensação de que falta algo... como você bem destacou o roteiro foi bem escrito. Destaco também as atuações.

    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir