18 maio 2015

Resenha - Garota Exemplar

As pessoas amam falar, e eu nunca fui uma ótima comunicadora. Eu vivo em constante monólogo, mas as palavras raramente alcançam meus lábios. - Amy

Título Original: Gone Girl
Título Nacional: Garota Exemplar
Autor(a): Gillian Flynn
Gênero: Thriller Psicológico
Número de Páginas: 448
Ano de Lançamento:
Editora: Intrínseca
Sinopse: "Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?"

  Quem no universo literário nunca ouviu falar sobre Garota Exemplar? Com o anuncio do filme esse livro virou uma febre, foram muitas resenhas, comentários e só elogios rodeavam esta obra. Meu interesse pela trama foi ficando cada vez maior e a oportunidade para lê-lo surgiu, aceitei logo de cara e dei inicio a leitura.

  Garota Exemplar tem uma trama envolvente e nos apresenta Nick e Amy um casal bem peculiar. Eles se casaram cinco anos atrás e tem uma vida normal, enfrentam dilemas conjugues como qualquer outra pessoa que leva uma vida à dois. A história se inicia quando na manhã do quinto aniversário de casamento do casal, Amy a esposa perfeita, frágil e incrivelmente bela, desaparece de sua casa. Nick agora é o principal suspeito do desaparecimento de sua mulher e a partir de então Gillian Flynn desenvolve um dos melhores thrillers psicológicos que já li.

A primeira coisa que você deve saber sobre esse livro é que ele é um livro adulto, a narrativa é densa e o linguajar é várias vezes bem rebuscado e um pouco realista. A narrativa como dito é bem condensada e em alguns pontos chega a ser um pouco difícil se você está acostumado com a leveza dos infanto-juvenis, não é algo que comprometa a leitura, sair da zona de conforto é uma experiência agradável, que causou estranhamento no inicio, mas a história fluiu bem com o decorrer da leitura.

 Os personagens são muito bem construídos, a narrativa se faz em capítulos alternados entre Nick e Amy e o desenvolvimento deles é exemplar. A personalidade e o psicológico deles é um ponto muito explorado pela autora e você se aproxima deles, você entende o personagem, você sente o personagem. Saber o que eles estão pensando, deixa o livro um pouco mais dinâmico, e esse fator só é possível graças a narrativa em primeira pessoa.

  Gillian Flynn brinca com você uma vez que a alternância da narração se dá sem uma linha temporal não linear. Ela te deixa traçar toda uma teoria, ela permite o leitor pensar na história e ela nos dá o tempo necessário para isso e depois ela nos arrebata com revelações chocantes e claro, sempre dando um rumo inesperado a história. Você vai se surpreender muito e as reviravoltas são contantes, a autora trabalhou com toda elegância possível na trama e criou uma obra Exemplar. Ela soube fazer uma trama perfeita, sem deixar furos, sem deixar pontas. Todas as linhas de acontecimentos suspeitos e que faziam parte do mistério, foram explicados e a forma como ela trançou todas essas linhas que pareciam singulares em uma teia muito bem pensada foi algo genial.

 O Desenvolvimento da história foi o único ponto que deixou um pouco a desejar. O inicio do livro é muito lento, bem arrastado e cheguei às vezes pensar em desistir, mas superada as 170 primeiras páginas a leitura se torna mais chamativa, te prende a cada página e te fez pensar a cada minuto sobre o desfecho dessa trama. Não minto quando digo isso, demorei quase 2 semanas para ler as 170 primeiras páginas e apenas 3 dias para ler o restante do livro. Com o desenrolar da história você percebe que o começo arrastado e bem lento é uma ferramenta necessária para a composição do livro de uma forma geral.



  Apesar do começo lento a história foi me conquistando aos pouco, a trama foi penetrando cada vez mais em meu cérebro e o desenvolvimento que a autora deu aos fatos assim como a construção de uma trama densa e personagens bem elaborados são plausíveis. Garota Exemplar leva 5 estralas por ter me conquistado de uma maneira diferente, sair da zona de conforto e se surpreender não é nada fácil. Foi uma leitura densa, mas muito prazerosa. Gillian Flynn mostrou como dois indivíduos podem ser diferentes, como eles são peculiares, com são maldosos e como eles nunca deveriam ter se casado.

30 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler esse livro, sei que a história é ótima, mas tenho a curiosidade de saber se é melhor que o filme. Adorei sua resenha!

    www.thunderwave.com.br

    ResponderExcluir
  2. Jesus! Eu achava que não precisava ler esse livro porque assisti ao filme - e amei -, mas quando falou que a narração é alternada entre o casal eu mudei de ideia *-*

    Amo thriller psicológico, e pretendo ler todos da Gillian! ♡

    Adorei a resenha *---*

    Abs!

    Leitura Silenciosa | Blog | FanPage

    ResponderExcluir
  3. Amo suspense, e pela sua resenha me deu muita vontade de ver o filme. Curiosidade... Se o filme for bom, eu leio o livro.O problema é o número de páginas, ainda não estou acostumada a ler tanto, as vezes demoro meses para terminar e ai vem o desanimo de continuar lendo.
    www.rumorandhorror.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu já estava super curiosa com o livro e a sua resenha foi a mais completa e melhor escrita que já vi sobre ele, eu não sabia que os diálogos eram mais adultos e isso muito me anima pois estou cansada de personagens e conversas infantis, estou precisando de uma leitura mais madura sabe?! mas fiquei chateada com o fato do livro ser muito arrastado no início te levando a ler em 2 semanas, se faz isso com um blogueiro literário que está acostumado em ler rapidamente fico pensando nos demais leitores, mas sei que o livro é bom e não vou desistir de ler rsrsrsr pretendo comprá-lo ainda esse ano.

    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiiie
    É realmente um SACO, quando um livro é lento no inicio, ou até a metade kkkk, mas as vezes compensa né?
    Eu sou louca para ler o livro, mesmo sabendo que é meio lenta no inicio.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. é justamente por ele não se assemelha a esses livros teen de hoje em dia que tenho vontade de ler esse livro, já tinham me falado super bem da história e sua resenha ficou ótima, expôs bem vários detalhes sobre a construção de personagens e da trama em si... me desanimei um pouco com o fato de começar a leitura já sabendo que ela não tem um ritmo muito agradável, mas creio que valerá a pena passar pelas 170 páginas pra engrenar de vez com a história...

    assim que puder, eu compro e leio ^^

    ResponderExcluir
  7. Mesmo ele tendo um enredo distinto, nunca senti vontade de lê-lo, mas você fez uma resenha, que até pessoas nojentas como eu dão o braço a torcer... tipo: se tivesse com o livro aqui, leria agora! foi isso que sua resenha despertou me mim. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Meu namorado tem esse livro, apesar de ter saído o filme e tals. Eu não o vi e tampouco li resenhas, só sei a opinião do que ele leu até agora, haha! Ah! E a sua resenha. Quando eu terminar de ler os livros que tenho, acho que vou pegar o dele emprestado. :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu parei a leitura na metade pra adiantar uns livros de parceria, mas adorei até onde eu li, apesar da leitura ser meio lenta porque a história é bem complexa é algo muito atraente por ser deveras interessante. Excelente resenha!

    ResponderExcluir
  10. aaahhh esse livro *--* sou louca louca pra ler desde que vi o filme *--*

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu tenho esse livro na minha lista há um bom tempo, mas depois que vi o filme, acabei deixando a leitura para depois. E lendo sua resenha fiquei pensando que se o filme me surpreendeu, imagino o livro. Irei ler assim que for possível!!! Amei a resenha! Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  12. Eu não tenho vontade de ler esse livro, afinal todo mundo fala que o desenvolvimento é meio arrastado, assim como você, e eu sei que eu não iria gostar.
    Por isso pulo essa indicação.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu assisti ao filme assim que lançou nos cinemas e desde então o livro está em minha lista de desejados.
    Eu nunca li NENHUM comentário ruim sobre esse livro, sua resenha só reforça minha tese de que será uma leitura maravilhosa!
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  14. Oi! Tudo bem?

    Eu assisti ao filme e odiei. Porém, nunca ouvi nenhum comentário ruim sobre a obra. Sua resenha me deixou bem curiosa... Acho que vou dar uma chance!

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Não lerei o livro tão cedo, mas sou bem curiosa sobre ele, principalmente por ter uma trama tão envolvente, acho que vou ver o filme.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Morro de curiosidade de ler esse livro, pois adoro histórias de suspense! Só vejo resenhas positivas dessa obra e a sua é mais uma que reforça a excelência desse livro!
    Espero ler em breve!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Esse é um livro que eu sempre quis ler, mas sempre vou deixando de lado. Saber que a historia se arrasta pelas primeiras 170 páginas me deixa um pouco com o pé atras, mas mesmo assim vou seguir sua nota para o livro e perseverar até o fim!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  18. Olá
    Tudo bom?
    Tenho uma super curiosidade em ler o livro, mas me desanimou quando você disse que no começo ele é arrastado, fico frustrada com livros assim, mas quando estiver mais folgada em minhas leituras darei oportunidade a ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oie...
    Sempre tive curiosidade para ler esse livro antes de ver o filme, mas pelo andar da carruagem vou ter que ficar apenas com o filme mesmo. =/ Espero que não me decepcione.
    Ótima resenha!
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  20. Eu li o livro logo antes de sair o filme para evitar os temidos spoilers! hahahaha
    Acabou que não vi o filme ainda, pois meu marido quer ler o livro antes, mas só enrola.
    Eu também gostei demais da história e já estou na expectativa dos outros dois dela! Mal posso esperar para lê-los! :)

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  21. Eu assisti o filme gostei um pouco.. Acho que a leitura deve ser bem mais empolgante e interessante. Espero poder ler em breve, vou aproveitar que já não lembro direito de algumas coisas. rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  22. Oie!!
    Nossa, eu não li o livro mas assisti ao filme e fiquei top o-O como assim??
    hahahah imagino o livro que sempre é melhor.
    Vou comprar o livro pra ler sim, você me deixou mais curiosa ainda pra ler e saber mais detalhes.
    ;**

    www.saladadelivros.com

    ResponderExcluir
  23. Oi ^^

    Já faz um tempo que venho pensando em ler este livro, mas sempre fico na dúvida, pois estou com várias leituras pendentes.

    Bom, tua resenha me incentivou a dar um jeito e ler logo esta história incrível *---*

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Esse livro pra mim é sensacional. Essa mulher é uma escritora muito louca pra conseguir criar uma personagem tão foda!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Sempre ouço falar no livro e no filme.. Mas nunca me chamou muuito a atençao sabe? Mas sua resenha até que me deixou curiosa hahaha

    ResponderExcluir
  26. Carlosss, apesar da resenha positiva n sinto vontade de ler esse livro, mas quem sabe assista ao filme :p
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Eu vi o filme, mas não tive coragem par ler a obra. Minhas amigas falam que é uma obra muito boa, com pitadas de mistérios na dose certa. Pelo visto, você também adorou. Vou tentar ler a obra algum dia.
    http://teoremasdamimosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Olá! Já ouvi falar várias vezes da obra. Mas não li ainda. Conhecia um pouco do enredo, mas por enquanto tenho outras prioridades. Não é um livro que eu deixaria passar. Porque acredito, coo você disse, que tem uma história bem interessante!

    Linda resenha!
    Bjus!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  29. Há tempos tenho vontade de ler este livro, mas sempre acabo comprando outro na frente e deixando ele para depois. Agora, lendo sua resenha, fiquei com urgência de ler Garota Exemplar! Texto muito bem escrito, parabéns!

    http://resenhanasnuvens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Nossa eu amo esse livro e o filme também, vale dizer. E como você disse, no começo para mim foi meio dificil a leitura, pois sair da sua zona de conforto nem é sempre é facil, mas depois que me acostumei virou uma leitura super agradavel :)
    Leitor Sagaz.

    ResponderExcluir