23 março 2015

Comentário do filme - Insurgente

“Eu acho que nós choramos para libertar as partes animais em nós, sem perdemos a humanidade. Porque dentro de mim há uma fera que rosna, grunhe e se esforça para a liberdade” - Insurgente

Duração: 1h 59min
Dirigido por: Robert Schwentke
Estrelado por: Shailene Woodley, Theo James, Octavia Spencer, Ansel Elgort
Gênero: Ficção científica, Ação
Nacionalidade: EUA
Sinopse: Os riscos para Tris (Shailene Woodley) aumentam quando ela decide procurar por aliados e respostas nas ruínas de uma Chicago futurista. Tris e Quatro (Theo James) agora são fugitivos, caçados por Jeanine (Kate Winslet), a líder da elite Erudição. Eles precisam descobrir a causa pela qual a família de Tris sacrificou suas vidas e por que os líderes da Erudição querem impedi-los. Amedrontada pelas escolhas do passado, Tris, ao lado de Quatro, passa a encarar desafios impossíveis a fim de descobrir toda a verdade sobre o passado e também o futuro de seu mundo.

  Cinema VS Literatura dois meios de propagação de histórias fantásticas e claro, bem distintos. Há algum tempo comecei a analisar nossas queridas adaptações literárias e percebi algo bem peculiar. As adaptações tem dois papeis principais e claro, todo diretor deve pensar neles na produção do filme. 
1. Eles agem como filme
2. Eles agem como adaptação.

  Calma, se você ainda não entendeu vou explicar. O filme em si deve ser feito para agradar tantos os leitores quanto as pessoas que não leram o livro, cumprindo assim o seu papel de atingir o maior público possível. Por isso podemos fazer uma crítica baseada em dois fatores diferentes, o filme como filme e o filme como adaptação literária da obra original Insurgente.

  Baseando-se no filme como um mero filme, podemos dizer que a obra é incrível e completamente visual. Efeitos a toda hora deixam o filme muito atrativo aos olhos de quem vê e a dinâmica é muito boa. Ação do principio ao fim, lutas expressivas e um cenário digno de uma distopia fazem com que Insurgente seja um filme bem atrativo.

  Quem assistiu os filmes sem ter ao menos lido, gostou bastante do que viu nos cinemas. Apesar dos efeitos visuais serem fantásticos, a atuação dos personagens para mim não foi das melhores. A escolha de atores principais Tris e Quatro é ótima e a evolução é notável. Houve um grande crescimento dos atores de Divergente para Insurgente, mas mesmo assim as falas se limitam a diálogos rápidos e papeis rasos, para atores de grande destaque como Kate Winslet (Jeanine).

  O desenvolvimento é um pouco desequilibrado uma vez que o filme já começa com ação, tem ação no meio e ação no fim. Para os fãs de aventura isso pode ser um ponto positivo, mas eu não senti o equilíbrio entre inicio, meio e desfecho. Alguns atores secundários tiveram mais destaque nesse filme e o conjunto de subconflitos é menos presente.

  Insurgente pode ser considerado um filme bom, agradável e com uma história bem atrativa, as simulações provam que os efeitos visuais são fantásticos e a atriz principal (Shailene) prova mais uma vez que as mulheres podem ser fortes e destemidas. Além do mais os Divergentes são aquelas pessoas que não se encaixam na sociedade de algumas forma e a crítica explicita nisso é muito boa, podemos muito bem assimila-la aos dias atuais.



  Como filme Insurgente é um ótima obra e agrada o público alvo sendo uma das franquias mais rentáveis destinada aos 'jovens/adultos'. Efeitos ótimos e uma história recheada de ação são os principais convites do filme, merecendo 4 estrelas.


  Analisando Insurgente como adaptação literária a situação é bem diferente. Se uma obra é anunciada como adaptação ela deve ser no mínimo adaptada de um texto original, por mais que haja as mudanças de meio, o filme teve o enredo totalmente revirado e a história só seguiu em partes a linha ditada pelo livro escrito por Veronica Roth.

  O enredo foi totalmente alterado, fatos que eram muito importantes para a história em si, nem apareceram, alguns fatos sem importância tiveram destaque e o que mais me deixou surpreso, fatos que nem existiam se tornaram o foco principal do filme. Realmente uma reviravolta.

  Alguns personagens que foram muito valiosos para a trama no livro passaram despercebidos, outros nem mesmo apareceram e isso me deixou de certo modo triste. As peculiaridades que foram exploradas de cada facção na obra literária parecem ter sumido na obra cinematográfica e alguns detalhes que dariam uma enriquecida ao filme não apareceram.

  O filme como já dito é muito visual e nesse quesito ele não peca em nenhum momento. Mas o roteiro não é dos melhores, os personagens deixam de ser profundos e as falas se resumem a diálogos rápidos e até mesmo monótonos. Senti falta dos conflitos internos da Tris, senti falta de alguns personagens como Cara, e de alguns que apareceram no filme, mas como figurantes, uma vez que o papel deles se resumiu a no máximo 2 ou 3 falas. Alguns atores ainda assim evoluíram bastante e é notável o crescimento deles como personagem.

  O caminho criado por Veronica foi totalmente desviado pelo diretor, desagradando os fãs, por outro lado agradando quem ainda não leu os livros. A falta de detalhes que poderiam deixa o filme, como adaptação literária, mais atrativo me deixou um pouco deslocado, ainda assim Insurgente tem uma crítica forte aos padrões da sociedade e consegue passar de uma forma bem explicita para os espetadores.


  Como adaptação literária o filme Insurgente peca em vários aspectos e leva 3 estrelas. Com efeitos visuais que não cobrem os furos no roteiro e os papeis rasos dados a personagens que deveriam ser profundos, a falta de elementos presentes no livro e o desvio total da história criada são pontos que diminuem a nota final do filme, por fim temos uma crítica bem legal sobre os padrões aplicados pela sociedade e esse foi um dos poucos pontos positivos do filme como uma adaptação.


  Infelizmente os filmes não são feitos para agradar apenas nós leitores, mas isso é algo que devemos aprender a lidar. O que mais me surpreende é saber a a autora acompanha o roteiro e as filmagens e aprova todo o processo. Muito foi desviado da história original, mas mesmo assim recomendo Insurgente a todos aqueles que gostam de um filme de ação com vários efeitos visuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário