14 fevereiro 2015

Resenha - Os Segredos das Terras de Greenwood e o Exército de Pérola

"Nos céus negros — onde apenas a lua brilhava desacompanhada de suas eternas amigas —, pontinhos vermelhos começaram a ficar maiores e ainda maiores... até começar a cair sobre eles enormes pedregulhos flamejantes."


Título: Os Segredos das Terras de Greenwood e o Exército de Pérola
Ano de lançamento: 2013
Número de Páginas: 200
Editora: Selo Jovem
Autor: W. A. Souza
Gênero: Fantasia
Sinopse: "Os Segredos das Terras de Greenwood - Até aonde você iria para salvar a terra que ama? Até aonde você iria para se ver livre da opressão de um tirano? Greenwood é um vasto território, dividido em dez reinos, cada um com seu rei e rainha, mas todos estão subordinados politicamente ao reino principal, Midnight. O trono do rei-mor dessas terras, Gaulbar, está com os seus dias contados se depender do seu ardiloso inimigo, Alavador, que anseia o poder máximo. Ele está atrás de uma caixa mística que pertencia a um poderoso feiticeiro, o qual no passado quase devastou todas as terras de Greenwood. Naquela caixa foi aprisionado um exército de criaturas malignas, elas possibilitaram a concretização dos planos desse feiticeiro. Sabendo do desejo de Alavador, o rei-mor é obrigado a conclamar o conselho dos nobres, e assim, apontarem juntos o caminho a ser seguido por todos diante da ameaça iminente. Ao decidir colocar três cavaleiros numa missão atrás dos artefatos do feiticeiro Queldar, o conselho acaba comprando uma guerra maior ainda, que certamente custará muitas vidas. Embarque com Jake, Peter e Laureen nessa missão, e descubra com eles os segredos que Greenwood esconde atrás de suas imponentes muralhas. Só um aviso: não confie em todos!"

  Não, você não leu errado. Os Segredos das Terras de Greenwood e o Exército de Pérola. O título do livro é quase uma frase de tão grande e a sinopse nem se fale. Brincadeiras a parte, o livro conta a história de Jake, o príncipe do reino de Midnight. Quando um grande perigo assombra o reino que ele tanto ama, Jake se vê obrigado a partir em uma missão perigosa a procura de algo que possa salvar o reino e todos os seus cidadãos. Com novos companheiros, Jake parte em uma missão em busca do exército de pérola e carrega consigo a esperança de seu pai em derrotar seu inimigo.

  Ao contrário do título o livro em si não é tao extenso, são 200 páginas de uma escrita bem leve e prazerosa de se ler. Narrado em 3° pessoa o livro tem um linguajar bem simples e de fácil entendimento. A leitura da obra é bem rápida e flui naturalmente, esse é um típico livro que não exige muito de você. Bem descontraída é uma história, digamos, relaxante. Com um pequeno romance no inicio, a trama se torna cativante, mas esse não é o foco principal e ao decorrer dos fatos outro leve romance se desenvolve junto a ação e uma aventura pelas terras de Greenwood.


  O enredo não é muito complexo e a história é bem linear. O livro traz consigo durante a narrativa várias partes surpreendentes e algumas reviravoltas bem intrigantes. As cenas de ação são bem empolgantes e dão uma acelerada no ritmo da leitura, além disso a mitologia criada pelo autor é bem fascinante. Idade Média é um tema muito abrangente e o autor conseguiu desenvolver bem a história em cima disso, poderia ter aproveitado mais, porém o resultado é satisfatório.

Os mistérios que envolvem a trama são bem desenvolvidos, W. A. Souza deu um toque bem sombrio as devidas partes. As cenas descontraídas, assim como as cenas de ação tem uma duração balanceada, não são extensas demais nem curtas demais, deixando a história mais atrativa.

 Contudo o autor não desenvolveu tanto os personagens e os locais pelo qual eles passavam. A descrição dos locais é bem rápida e não muito detalhada, por se passar na Idade Média ele poderia ter aproveitado mais os cenários, assim como o reino de Midnight. O desenvolvimento dos personagens também é outro ponto que poderia ser melhor explorado. Apesar de cada um ter uma personalidade diferente o autor não se aprofundou tanto.

  A reta final do livro é muito boa, assim como o final propriamente dito. A história passa tão rápido e quando você chega na ultima página, não acredita que já acabou. O autor deixa uma abertura para livros futuros e eu espero ansioso pela continuação. Mistérios ainda precisam ser resolvidos, segredos revelados e romances desabrochados. A série tem muito potencial e o autor tem um universo incrível em suas mãos.


  Os Segredos das Terras de Greenwood e o Exército de Pérola leva 4 estrelas por ser uma história coma narrativa bem leve e muito gostosa de ler. O autor tem um universo muito bom e pode explorar bastante tanto na descrição quanto no desenvolvimento dos personagens. Acredito que, como primeiro livro de uma série a escrita pode melhorar um pouco e a narrativa pode se tornar um pouco mais densa em relação aos detalhes tanto dos personagens quanto dos cenários. Aguardo ansioso pela continuação.


25 comentários:

  1. Pronto! Mais um para lista dos "eu quero"! rs
    Adorei a resenha. A capa é bem interessante. Fiquei muito curiosa com sua observação sobre o autor ter um vasto universo a ser explorado. Fiquei um tanto confusa sobre o que seria uma narrativa de leitura simples, sempre tenho medo quando leio isso..rs
    Fiquei realmente interessada, principalmente por parecer ser bem envolvente, com tanta ação e reviravolta. Mas acho que como você sentirei falta de detalhes de descritivos.

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Não conhecia esse livro, mas confesso que odiei essa capa...haha' a sinopse não me interessou muito, e saber que o autor não trabalhou muito os personagens ou detalhou os lugares não ajudou muito também. Não sei se leria.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi gostei bastante da sua resenha e a capa do livro chama a atenção, mas hum... não sei... não curti a historia

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  4. O livro é EXCELENTE. Adquiri e não me arrependi nem um pouco! O autor é ótimo com a escrita! Jake e os outros personagens conseguem nos tirar o fôlego e nos deixar com aquele gostinho de "quero mais" Aguardo ansiosamente pelo livro 2 que com certeza vou adquirir!

    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  5. Ola, apesar de amar fantasia esse livro não me despertou interesse, não gostei da capa nem da sinopse. talvez mais pra frente eu de uma chave mas por enquanto eu passo.
    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Eu gostei bastante da resenha do livro, porém eu estou tentando dar um tempo em livros de fantasia então no momento a leitura desse livro não rola, mas ele está na minha listinha de desejados.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não gostei do título nem da capa, não combina comigo, não me atrairia numa livraria. Mesmo assim fui ler a sinopse pra ver se rolava... Nada mudou, continuo sem interesse. Acho que é questão de perfil mesmo, porque seus elogios me levam a crer que o livro é bom e tem conteúdo.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Oiee, tudo bem?

    Confesso que o livro não faz o meu estilo. Nunca li nada da Selo Jovem e até tenho curiosidade de ler algo da editora, mas acho que esse não seria uma opção para mim. Como a Giu disse aqui em cima, acho que o livro não é o meu perfil.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá! Apesar de o livro ter uma história bem legal, não é o que eu gostaria de ler no momento. Talvez mais para frente. Uma pena o autor não ter desenvolvido melhor os cenários. Para mim, é um dos pontos mais importantes para o gênero. Acredito que nos outros volumes ele fale mais sobre isso e também sobre os personagens. Beijos!

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  10. Carlos, eu não concordo com você sobre os personagens serem pouco aprofundados. Sabe por quê? "O Exército de pérola" é apenas o PRIMEEEIROO da série! Então, nesse caso, os personagens que movem a trama serão esboçados com as atitudes deles mesmos - isso é estilo de escrita. Um exemplo que posso dar é o do "Severus Snape" de HP, em cada exemplar a JK revelou mais sobre ele e só no último livro soubemos seu real caráter. Por isso, acredito que posso afirmar que seja cedo demais para fazermos um julgamento desse tipo.
    Você já viu por um acaso nos filmes/novelas o autor dar voz E imprimir uma forte personalidade aos FIGURANTES?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oie.

    Não li o livro e nem sei se gostaria. Sou meio pé atrás com este estilo de livros, pois ás vezes tornam-se chatos e cansativos para mim.
    Sua resenha está ótima e pode ser que adquira o livro para meu irmão

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  12. Oiee
    Confesso que achei a capa bem mais ou menos, mas a sinopse foi muito instigante. Adoro livros que se passam em um período de tempo diferente do que vivemos e por ser uma leitura bem leve pretendo estar lendo logo.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Carlos, tudo bem?
    Atualmente estou fugindo de séries, principalmente nacionais, que geralmente acabam não tendo todos os livros publicados - trauma particular. A premissa é bem interessante, mas não é algo que eu queira ler agora, e não sei se leria futuramente.
    Abraços
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oii Carlos, tudo bem? Gostei da sua resenha, mas esse tipo de fantasia não me chama muito atenção. Gostei de saber que a história é fluida, apesar de os personagens e a descrição não serem muito aprofundados... o legal de um universo novo é a gente conseguir enxergar ele, e para isso a descrição deve ser detalhada, embora não possa ser cansativo. Espero que os próximos livros sejam melhores nesse quesito.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  15. Olá Carlos, o livro parece ser muito bom, adoro o livro que abordam a guerra e tem cenas de ação e ainda traz mitologia junto <3 Pela resenha ele deve ser bem leve de ler e assim é ótimo para passar uma tarde tediosa...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  16. Hey, Carlos

    Para quem gosta de um livro cheio de aventuras pelo visto esse deve ser um prato cheio. No entanto, fiquei com receio de lê-lo, o enredo não me agradou e a falta de desenvolvimento das personagens me deixou chateado com isso. Mas aposto que deve ser uma boa leitura para quem não tem frescuras como eu.

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá... tudo bem??

    Para quem gosta desse tema a leitura deve ser fascinante e eletrizante mesmo... já eu não curto muito.... então tento evitar livros assim porque eu sei que não vou conseguir ler de jeito nenhum.... o tema fantástico ainda é muito novo pra mim, então não são muitos que me chamam atenção... Xero!!

    ResponderExcluir
  18. Adoro histórias ambientadas na Idade Média, pena que o autor não desenvolveu bem os personagens e o cenário, isso me faz muita falta. daria para o livro ser um pouco mais extenso tranquilamente, já que só tem duzentas páginas, e de repente faria diferença nisso.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  19. Olá querido!
    Amei essa capa, o estilo é totalmente do meu irmão, mas eu leria sim! Gostei da resenha, os personagens parecem ótimos! Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    O título do livro é curioso. Parece ser uma trama com ação bem desenvolvida, mas não despertou muito o meu interesse.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá Carlos, tudo bem?

    Eu adoro livros cujo gênero seja fantasia, mas infelizmente este não chamou minha atenção. Vou esperar a próxima dica!

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Sou fã de livros de fantasia, pelo que vi aqui esse é uma boa dica, mas sou fã de quando o autor consegue colocar mais detalhes durante a história, espero que ele resolva isso no próximo.
    Dica anotada.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  23. Primeiro de tudo eu gostei pacas da capa viu!!!

    O enredo pela sua descrição é bem simples mas isso não diminui a qualidade da história, acho isso ótimo! Livros curtos mas que conseguem nos prender, com certeza anotei aqui essa dica!

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  24. Assim não vale, a sua resenha me obrigou a colocar mais um livro na minha lista de desejados. (hahaha). Livro ambientado na idade média, cheio de ação, o autor tem o dom de envolver o leitor e ainda capacidade para se aprimorar como você escreveu. Como gosto de histórias instigantes, este certamente é uma que lerei.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Sua resenha está muito boa, mas apesar disso eu não me apeguei a história.
    Não é o tipo de leitura que costumo de ler. Mas pra quem gosta deve ser muito bom.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir