27 julho 2014

Resenha - Retalhos

Uma Graphic Novel densa mas ao mesmo tempo leve, repleta de reflexões e conflitos, vencedor de vários prêmios Retalhos vai te encantar de todas as formas e ainda vai te fazer pensar um pouco sobre a vida de uma maneira nada conservadora e bem realista.

Título Original: Blankets
Título Nacional: Retalhos
Ano de Lançamento: 2009
Número de Páginas: 592 páginas
Editora: Companhia das Letras
Autor: Craig Thompson
Tradutor: Érico Assis
Sinopse: Uma das Graphic Novels mais premiadas dos últimos tempos, Retalhos é um relato autobiográfico da vida no Meio Oeste americano. Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus — transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê —, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho.Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam, episódio narrado com rara sensibilidade pelo autor.Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina — uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson — com quem começa a relação que mudará a visão que ele tem da família, de Deus, do futuro e, enfim, do próprio amor. Retalhos traz as dores e as paixões dos melhores romances de formação — mas dentro de uma linguagem gráfica própria e extremamente original.

  Retalhos foi a primeira Graphic Novel que li e posso dizer que a experiencia foi fantástica, o livro tem 592 páginas que fluem de uma maneira muito gostosa e rápida, tanto que não demorei nem mesmo 3 dias para ler a leitura é muito envolvente e te prende do início ao fim. Gostei muito da experiencia com o gênero, da leitura em si e quero muito poder ler outras Graphic Novels.


  Como dito na sinopse o livro conta a história de Craig Thompson, que é o autor do livro. As ilustrações e diálogos nos mostram toda sua infância até a sua vida adulta, e relata vários conflitos que uma pessoa pode ter durante o seu desenvolvimento. As ilustrações são lindas, todas elas são muito bem desenhadas, conseguem nos passar emoção de uma maneira tão bonita. Você olha para a imagem e consegue sentir tudo aquilo que o ilustrador tentou transmitir e tudo aquilo que Craig sentia naquele momento.

  A construção do personagem é muito boa, o desenvolvimento é notável durante a trama e a profundidade que o personagem tem é muito boa, as situações por qual ele passa são coisas que todos nos estamos sujeitos a viver e tudo é expresso no livro da melhor maneira possível. Craig tem uma complexidade tão grande e é isso é muito bem explorado no livro.

  Um ponto forte de Retalhos é a maneira como o autor conseguiu nos passar todos os conflitos vividos por ele. A obsessão por Deus talvez seja um dos mais polêmicos, mas é fantástico como o autor desenvolve esse tema durante a narrativa mista, os questionamentos, a fixação que impediu Criag de fazer algumas coisas e claro a devoção que ele tem. O autor é muito realista e nos passa um pouco sobre abuso sexual, que não deixa de ser um tema polêmico.


  Todos esses questionamentos dão ao livro um toque reflexivo muito grande, assim que acabei de ler parei um pouco para pensar sobre a história sobre tudo que Craig passou, analisar um pouco a vida  e tentar absorver tudo aquilo que o livro pode me dar. Não pense que só por ser uma Graphic Novel, seja algo bobinho ou coisa do tipo, Retalhos tem muito a nos oferecer seja nas ilustrações, nos diálogos ou até mesmo nos pensamentos que o livro induziu você a fazer.

  O romance presente no livro é leve e é tratado de uma maneira bem bonita, com um desenvolvimento muito bom e além disso é bem realista. Ele ainda nos monstra algumas situações que um casal pode passar e nos mostra que nem sempre tudo tem um final feliz. Os personagens secundários são interessantes e acrescentam bastante a história.

  Esse foi um livro que me fez pensar e afirmar o quão importante é a leitura e mais importante ainda, o quanto somos capazes de absorver de cada uma delas. Tenho certeza que tudo que refleti sobre o livro, vou levar para a vida e aí está uma das coisas mais interessantes de se obter com livros, ensinamentos para a vida, conceitos que mudam sua forma de pensar e que constantemente vão te fazer pensar de novo e mudar de novo...



  Por mais que 90% do livro seja construído de ilustrações posso afirmar que a trama da história é muito mais rica e muito mais densa do que alguns livros de 500 páginas com apenas palavras. Retalhos é uma obra corajosa que não teme expor fatos desconcertantes da infância e adolescência de seu autor. Pode ser constrangedora para alguns conservadores e até para a sua própria família. Mas a sua força rompe barreiras e descreve a vida de pessoas que são influenciadas pelo pensamento tradicional e conservador. Retalhos conseguiu me conquistar e se tornou um dos livros favoritos.

25 comentários:

  1. Gente esse livro é muito fofo. Tenho na biblioteca da minha escola, e já vi várias vezes por lá, se não me engano já até o peguei uma vez mas não me lembro de ter lido. Sua resenha só me deixou com mais vontade ainda de ler. Beijos

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa me bateu uma nostalgia agr, me lembro de te lido essa HQ quando ainda estava na escola *-*

    http://santainquisicaoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ai gente já ouvi falar muito desse livro, sempre quis ler e agora fiquei com mais vontade ainda!!!
    Beijokas
    Jeh
    www.jeitodler.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sinopse e confesso que quando li 500 páginas jesuis tudo isso, mas ao ler sua resenha vi que deve fluir muito rápido a leitura, vou ler e assim como você absorver toda a mensagem do livro . Parece ser umó timo livro leve para se encantar pelas ilustrações e história . beijos

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sinopse, quero ler!!! Adoro livros que fazem refletir.

    http://gotinhasesperanca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que livro fofo, já quero muito ler. Adorei sua resenha, você escreve muito bem querido, parabéns :*

    http://soseiquevou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Graphic novel de 592 páginas? Acabou de se tornar meu mais novo sonho de consumo.
    Adorei a proposta e as ilustrações mesmo sendo em preto e branco, e se é um livro que nos leva a refletir, está completo.
    Obrigada pela dica.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Oi Carlos
    Nossa, eu fiquei muito interessada nesse livro. Confesso que não leio muito Graphic novel, mas a premissa de Retalhos me chamou muito a atenção. As ilustrações que você colocou são lindas. Gosto de livros assim, que nos faz refletir e pensar. Já está adicionado aqui para comprar.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  9. Own Carlos....
    Que dica excelente, achei a sinopse atraente e as imagens um arraso!
    WOW 592 páginas? deve ser bem carinha, será que na bienal fica mais barata? Vou add na lista de desejados para procurar!
    Valeu pela dica de falência...kkkk
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  10. Oláaa!!
    Não conhecia o livro, mas o modo como você descreveu a intensidade com que a história do autor é contada e o fato de eu ter lido sua resenha ao som de Jon Schimidt (Long Long Ago) me fez ficar encantada.
    Pelas imagens que você colocou, deu para notar a delicadeza soa traços, que devem fazer toda a diferença na história, né?!

    Quero ler!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Graphic Novel não é um estilo que eu leia muito, e apesar dos elogios no momento não me interessei. Não estou num momento de ler sobre abuso sexual, ou sobre obsessão por Deus... quem sabe mais pra frente.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. OI Carlos, tudo bem???
    Nossa, que resenha e como esse livro foi intenso para você. Fiquei impressionada quando disse que derrubou barreiras. Não conhecia esse gênero Graphic Novel, é a primeira vez que leio algo sobre ele. Adorei esse título, adoro ilustrações, parece ser um ótimo livro, daqueles que deixa marcas.
    beijinhos.
    cila
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, nossa que resenha, você escreve muito bem
    e conseguiu passa a mensagem do livro, gostei do que li.
    Sobre o livro não conheço e fiquei bem animada para conferir,
    adoro Graphic Novel, e fiquei surpresa como a história conseguiu
    passar várias mensagens para o leitor. Gosto disso, adorei a dica

    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, li Retalhos no ano passado e foi incrível. Sou fã de HQs, mangás e tudo mais e as biografias em quadrinhos que encontrava na biblioteca da minha escola eram sempre descobertas incríveis. Li todas que eu encontrei por lá e Retalhos é muito especial pra mim, principalmente pela identificação em vários pontos que tenho com as reflexões do Craig, autor da obra. Recomendo muito também!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  15. Ameeeeei <3
    tambem nunca li uma Graphic Novel, mas tenho muita curiosidade. Não sabia que a Cia das letras publicava o genero.. já anotei aqui para procurar =D
    500 páginas parecem muita coisa, mas nem tanto para esse já que é repleto de desenhos né? Enfim, estou curiosa rs

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  16. Nossa, amei sua resenha, nunca tinha lido nenhuma resenha deste livro e fiquei super curioso, o fato de você citar que o livro apesar de possuir ilustrações porém é mais rico do que um simples livro sem imagens me deixou curioso e o fato de você citar que o livro possui um ar reflexivo também me deixou curioso, mais um que vai para a lista de desejados hahahahaha, amei a dica, Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Oi Carlos!
    Sempre gosto de livros que me fazem pensar e refletir! Achei sua resenha muito legal e completa e mesmo não sendo meu estilo, fiquei curiosa!
    Ponto pra vc!
    Beijos!
    Paulinha Juliana - Overdose Literária
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá Carlos, tudo bem?

    Que livro mais fofinho é esse? E olha que eu nem curto Hq's e nem nada do gênero. Mas acho que vou ter que dar o braço a torcer e comprar!

    Beijo e obrigada pela ótima resenha.

    ResponderExcluir
  19. Olá, bom já vou dizer que quando li na sinopse autobiográfico, meio que fiz cara feia. hahahahahahaha
    Eu li a resenha, mesmo tendo falado super bem e que o livro possuí ilustrações, para que possamos no enturmar, eu ainda não consegui me sentir confortável e animada para ler.
    Fico feliz de ver que você gosta, e com certeza muita outras vão amar, mas vou deixar passar.
    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  20. Eu vi esse livro na biblioteca da escola, confesso que fiquei interessada, mas ao mesmo tempo nao. Agora lendo sua resenha, fiquei com vontade de ir lá emprestar, embora eu dificilmente faça isso, porque tenho uma péssima mania de não conseguir ler algo emprestado kkkkk Enfim, eu nunca li um livro assim, adoro ilustrações, então acho que iria gostar do livro de cara, sem contar que a história dele parece ser ótima e bem reflexiva, adoro livros assim, quem sabe eu não vou na biblioteca amanhã já kkkk

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Oi,

    já tinha visto essa graphic novel mas nunca li, adorei a forma como você disse que ela é densa e ao mesmo tempo leve. Adoraria poder lê-la, espero poder fazer isso em breve. Gostei também dos traços do autor, eu sempre reparo nisso, rsrsrsrssr.

    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Pra mim é um experiencia muito nova pois nem conhecei livros desse tipo. Parecem ser bem legais. Amei a sua resenha e vou procurar saber mais sobre esses livros.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, Carlos!
    Ah, estou louca para ler essa Graphic Novel! Li muitas coisas boas a respeito, espero poder ler em breve. Gostei da sua resenha e das imagens internas do livro, é realmente lindo!

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Não sei se já deixei esta mensagem para você... Se sim, desculpe a repetição; se não, aqui vai:
    Olá!
    Adorei o seu blog e já estou seguindo!
    Você pode seguir o meu?
    http://duelosliterarios.blogspot.com.br/
    Abraço!

    ResponderExcluir
  25. O livro é fantástico. Recomendo a leitura. :)

    ResponderExcluir