17 julho 2014

Como tudo começou... 1 ano de Chuva de Letras

Tudo tem início e o blog teve o seu, altos e baixos, perdas e ganhos, porém nunca desistimos e hoje estamos aqui para comemorar o nosso primeiro aniversário. O primeiro aniversário de muitos que estão por vir.

  Bom há exatamente 1 ano o blog chuva de letras foi criado, sim, no dia 17 de Julho de 2013 "nasceu" este blog. Como anunciado no post da Maratona de Aniversário Chuva de Letras, hoje estou aqui para contar para vocês como foi traçada toda a história do blog, o processo de criação, o desenvolvimento até os dias de hoje.

  Eu sempre tive fascínio por livros, sempre. Adorava ir as livrarias e feiras de livros para ficar folheando e vendo as capas fantásticas que me animavam cada vez mais, mas pensava que não era capaz de ler um livro com mais de 100 páginas. Ficava impressionado com as pessoas que liam livros de 400, 500 páginas em apenas uma semana e pensava que nunca seria capaz disso, e mesmo assim eu adorava as histórias.

  Então em fevereiro de 2013, aconteceu um evento na minha cidade chamado Literata, um evento muito interessante e repleto de conteúdo, com apresentações de musica, bate papo com autores, discussão sobre grandes clássicos da literatura e um espaço reservado a venda de livros e todos os eventos com entrada franca. Cada ano a edição da Literata homenageava algum grande autor da literatura brasileira. E claro, eu sempre estava presente em todos os eventos possíveis.

  Até então só tinha lido alguns livros para a escola e começado os dois últimos livros da série Harry Potter, porém não tinha terminado-os ainda. Só que nesse período eu assisti ao filme O Ladrão de Raios e fiquei viciado, assisti uma 10 vezes. Quando fui ao evento, descobri lá que o filme era derivado de uma livro de mesmo nome e que tinha continuação. Foi naquele momento que tudo começou, eu implorei para minha mãe comprar para mim o segundo livro da série (porque eu já havia assistido o filme baseado no primeiro livro, mal sabia o quão diferente era o filme do livro) e ela comprou.



  Assim que acabei de ler O Mar de Monstros, um novo mundo surgiu diante de mim, o fantástico mundo da literatura. Eu estava extasiado por ter lido o livro todo tão rápido e por ter gostado tanto da história (Por isso tenho um carinho especial por Percy Jackson e os Olimpianos). Descobri que na biblioteca da minha escola tinha toda a coleção, fui pegando emprestado lá e cada vez que terminava um já começava outro, daí em diante não parei mais. Descobri novos amigos que gostavam de ler, descobri novas séries, novos livros, descobri tantos filmes que eu gostava e que eram baseados em livros, eu descobri um mundo novo onde poderia ser tudo, naquele momento eu me senti infinito.

  A ideia inicial era fazer um vlog, com uma amiga que já gostava muito de ler antes de mim. Estávamos muito empolgados, já que tínhamos vistos vários vlogs literários no YouTube, porém ficou apenas no papel. As férias de julho chegaram, e eu estava completamente entediado, sem livros (porque a minha unica fonte era a biblioteca da escola), saturado de animes, entediado com tudo o que passava na tv, foi então que resolvi criar um blog. Por que não?  Poder dividir minha opinião com pessoas de todo o país sobre um dos meus assuntos favoritos, essa ideia começou a me excitar.

  Com alguns conhecimentos prévios sobre HTML, e design eu comecei a criar o blog, depois de ficar horas e horas pensando em um nome, eu comecei o processo de criação visual. Editei umas 50 imagens e toda hora modificava algo, colocava as coisas no lugar e eu estava tão empolgado que não conseguia parar, não podia ficar para outro dia, não podia. Eu precisava de um layout legal e informações sobre um blog literário e finalmente eu consegui. Quando eu vi o blog pronto, foi uma satisfação incrível, uma sensação de ter conseguido alcançar aquilo que eu desejava, foi gratificante, foi maravilhoso (Depois disso fui direto pra cama, como eu disse eu não conseguia parar, quando olhei o relógio já eram 4:30 da madrugada).



  Em 1 ano de blog eu conquistei tanta coisa, eu evoluí tanto, na escrita, na forma de pensar, na forma de viver, aprendi tanto com os livros, aprendi que não é fácil ter um blog, que não é fácil ter um conteúdo legal, e que produzir postagens com qualidade exige muito mais do blogueiro que vocês possam imaginar. Durante todo esse tempo eu conquistei muitas coisas para o blog, nunca pensei que O Chuva de Letras se tornaria algo tão importante para mim, que alcançaria tantas pessoas e que a minha opinião influenciaria alguém a fazer ou não alguma leitura. Percebi a importância de me expressar bem e a importância que os blog literários tem na formação prévia de uma opinião sobre um determinado livro nas pessoas.

1 ano se passou e nesse tempo foram:

  • 70 postagens
  • 816 seguidores
  • 866 comentários
  • 14.744 curtidas 
  • 20.554 visualizações

  Os números não são relativamente grandes, mas hoje tenho orgulho de dizer que sou blogueiro, que consegui dividir minha opinião com várias pessoas com opiniões diferentes, que sou leitor e que não quero parar de fazer isso tão cedo. É um prazer ler os comentários das pessoas e é tão bom ler os posts e gostar do que escreveu. O blog completa hoje um ano, cheio de energia para um futuro que nos espera, cheio de novas leituras e novos leitores, com postagens mais interessantes e cada vez mais com qualidade.

  Hoje eu só posso agradecer por ter criado algo tão incrível, por ter acreditado em mim mesmo e ter seguido em frente mesmo quando eu não conseguia, agradecer ao amigos blogueiros que fiz e agradecer por tudo que conquistei durante esse tempo. Que venham mais aniversários, mais livros, mais séries afinal que leitor não gostaria de estar em uma Chuva de Letras?

21 comentários:

  1. Oi, oi Carlos!
    Meus parabéns! Espero que você consiga cumprir todos os planos que possui com o seu blog e que muitas conquistas venham pela frente.
    Você é um ótimo blogueiro!
    Não se esqueça que além de:
    70 postagens
    816 seguidores
    866 comentários
    14.744 curtidas
    20.554 visualizações
    Você também faz parte de uma família de loucos amantes de leitura.
    É noes irmão da chavosidade.

    Beijos
    Bárbara
    Toca dos Livros

    ResponderExcluir
  2. Abigoooo parabéns, que venham realmente muitos outros aniversários. Acompanhei seu blog algum tempo e sei como foi difícil, principalmente a divulgação, rsrs. enfim, parabéns você mereceu e nunca desista do seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, e principalmente, por toda sua determinação e dedicação. Sei o quanto é difícil começar, e mais ainda, não desistir, e eu me arrependo que no começo, eu não tenha me dedicado tanto como poderia, e hoje tento recuperar o tempo perdido, porque vejo como ele se tornou importante pra mim.
    Seu blog é lindo, as postagens são muito bem feitas, e você merece tudo o que conquistou. Muito sucesso, que ainda venham muitos aniversários para o blog!
    Beijos

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog!
    Eu também passei dias pensando no meu, e ainda duas vezes, pois depois eu troquei o nome. É uma das partes mais difíceis!

    http://dreams-in-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog, e que ele cresça cada vez mais!!!!! Beijos
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Heey, ter um blog realmente não eh fácil, mas tudo eh compensado quando um leitor diz: comprei esse livro por indicação sua e estou adorando! *-----*

    E nem vem, seus números estão otimos! Espero que eles só aumentem ao longo dos próximos anos =)

    Beijos, Dreeh
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Carlos!

    Só nós que amamos nossos cantinhos que sabemos como dá trabalho, mais como é prazeroso também!
    Meus parabéns! Amei saber um pouquinho mais sobre seu blog!!!
    E que continue lindo e crescendo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo primeiro ano, esse é com certeza inesquecível apesar de ser o mais complicado, o mais trabalhoso.
    Ao contrário de você, eu sou muito impulsiva, quando decidi criar um blog, foi na cara dura, somente com o que o blogger me oferecia, nem sabia o que era html rsrs, só depois com o blog no ar que comecei a buscar informações sobre esse mundo virtual, e me encanto cada dia com ele, e é com imenso prazer que cuido meu cantinho todos os dias.
    "E quem venham mais aniversários."

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog!
    Que venham muitos anos de sucesso para você!!


    Beijos,
    Cinefilando Br
    > Não deixe de participar do sorteio de 2500 likes valendo 2 Trilogias, Livro, Caneca e Camiseta!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, 1 ano é bastante tempo se levar em conta o quanto é difícil ser blogueiro, não é como parece, né? Eu tinha a ideia de fazer um blog a tanto tempo, mas nunca colocava em prática, acredito que era por eu não saber qual seria o tema do meu blog, quando comecei a acompanhar alguns blogs literários, decidi que faria um, achava super legal ver as pessoas compartilhando o que achavam sobre algum livro, quanto a html, quem quer aprende, né? Xereto no google toda vez que quero fazer algo kkkkkk Enfim, te parabenizo novamente, desejo que venham mais anos pela frente e os seus números estão ótimos :3

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  11. Oieee, adorei sua postagem, ainda não tive a oportunidade de ler a série Percy Jackson e os Olimpianos, mas depois de saber que ela te mostrou o mundo da leitura fiquei curioso em conhecer os livros rsrs, o que despertou o meu mundo assim para a leitura foi o autor Nicholas Sparks, na escola técnica onde eu estudava tinha uma biblioteca e um dia olhando os livros, vi as capas de a última música e querido john e assim meu interesse despertou, a professora vendo meu interesse me emprestou o livro para ler, creio que o primeiro foi a última música por causa da miley na capa rsrs, depois de ler os livros do autor, minha paixão aumentou e depois disso eu comecei a participar de sorteios de blogs e quando fui sorteado pela primeira vez e recebi os livros em casa, fiquei fascinado pela blogosfera literária e decidi criar meu próprio blog também rsrs, enfim, adorei sua trajetória e te desejo muito sucesso, Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Oi Parabéns, sei como é importante essa fase e o melhor de tudo é poder olhar para aquilo que criamos e ficarmos felizes, e graças aos leitores maravilhosos que temos.
    Mais uma vez parabens
    Beijokas
    Jeh
    www.jeitodler.com

    ResponderExcluir
  13. Parabéns por um ano de blog e tudo de bom pra você e pra ele! Meu blog começou de outra forma, de maneira bem esquisita, mas sempre é aquela coisa que vai nos marcar pra sempre e blog é uma coisa tão pessoal e ainda mais quando dura bastante tempo que é como se fosse um filho. Hoje também tenho orgulho de ser blogueiro e eu acho que deveríamos ganhar só por alegrar a vida das pessoas com posts u_u É isso, tudo de bom pra você e pro blog e que venham muitos e muitos anos de vida pra ele! Sucesso sempre!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Carlos, tudo bem?
    Que texto lindo você fez. Eu fiquei emocionada ao saber como os livros lhe tornaram infinito, me reconheci em suas palavras. Não poderia descrever melhor a sensação que um livro pode criar.
    Compartilho da mesma paixão por livros. Fiquei muito feliz em saber que completou um ano de blog, você merece. Parabéns e estou torcendo para que venham muitos outros anos.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo Blog com 01 ano de vida , sua conquista e acima de tudo um cantinho especial todo seu .

    abraços

    Joyce

    ResponderExcluir
  16. Aeeeew! Parabéns! Tô atrasada, mas tá valendo. rs
    A gente evolui mesmo, e como! Leio meus posts do início e até bate uma vergonhazinha. rsrsrs Mas é parte de nossa história, precisamos sempre melhorar.
    Os números até são importantes, mas não chegam perto da felicidade que temos em sermos blogueiros, e isso é o que realmente importa.
    Feliz aniversário, Chuva de Letras! E que venham os próximos anos!
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  17. Oie Carlos
    Parabéns pelo primeiro ano do blog e que mais e mais aniversários. Como a Giulia disse, não importa os números, o que realmente importa é o amor que você dedica ao blog, os amigos que você encontra, o carinho dos leitores, e o conhecimento que você ganha, claro, e a felicidade de ser blogueiro. Eu não acompanho o blog há um ano, mas desde o tempo que comecei a seguir gosto muito dele e de seu trabalho. Desejo todo sucesso para o blog!!

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Parabéns pelo aniversário do blog.
    É uma alegria muito grande quando chegamos nessa data.
    É muita luta, mas vale a pena.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Parabéns! Toda conquista começa com sonhos, e você demonstra ser um grande sonhador.

    ResponderExcluir
  21. Cara, show esse blog heim!!! Vou voltar aqui sempre!!

    http://www.maisquelivros.com/

    ResponderExcluir