02 maio 2014

Resenha - Divergente


"Acredito nos atos simples de bravura, na coragem que leva uma pessoa a se levantar em defesa de outra"

Título Original: Divergent
Título Nacional: Divergente
Ano de Lançamento: 2012
Número de Páginas: 504 páginas
Editora: Rocco
Tradutor: Lucas Peterson
Gênero: Distopia
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em 5 facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

"Abnegação, para os altruístas; Franqueza, para os sinceros; Amizade, para os pacíficos; Erudição, para os inteligentes e por fim a Audácia, para os destemidos. "

  Beatrice vive na Abnegação com sua família e está prestes a completar 16 anos, mesmo vivendo nesta facção ela não se sente naturalmente altruísta, muitas vezes ele se coloca em primeiro lugar e quebra todas as regras da sua facção. Ela e seu irmão Caleb, vão fazer o teste para definir qual a facção eles melhor se encaixam e escolher uma facção para permanecer pelo resto de suas vidas, porém o teste de aptidão de Beatrice é inconclusivo, ela está apta a mais de uma facção. 

  Tori a mulher que realiza o seu teste rapidamente a informa que ela é uma Divergente e representa uma ameaça para o governo. Beatrice agora está em perigo e enfrenta um conflito interno entre permanecer para sempre com sua família ou seguir seu próprio caminho. Uma escolha pode te transformar e a partir daí a história se desenvolve em um ritmo frenético e empolgante.

 

"Os Costumes das facções ditam até como devemos nos comportar em momentos de inatividade e estão acima das preferencias individuais. Duvido que todos da Erudição Queiram estar sempre estudando, ou que todo mundo da  Franqueza aprecie um debate acalorado, mas, como eu, eles nçao podem desafiar as normas de suas facções" Pag. 15 

 Comecei a ler esse livro sem nenhuma expectativa pensei que só seria mais um livro "famosinho" e me surpreendi. A história é narrada em primeira pessoa pela personagem principal Beatrice Prior. A Veronica Roth tem uma escrita muito leve e extremamente envolvente e fluída, esse sim foi um livro que devorei, eu simplesmente não conseguia parar de ler, o livro me prendeu de tal forma que não consegui largar-lo enquanto não acabei.

  O enredo do livro é muito bom e o seu desenvolvimento também, a autora soube balancear perfeitamente, romance, ação, descrição de forma genial, tornando todos ótimos pontos para o livro. O romance não é muito meloso, e as partes descritivas são fantásticas, a autora descreve tudo de uma forma clara sem enrolar muito e te deixa satisfeito, além das cenas de ação é claro, que são muito bem desenvolvidas.

 Você pode até pensar que Divergente é só mais uma distopia qualquer, mas está totalmente enganado. A história é comparada com Jogos Vorazes não sei porque, as semelhanças são minimas. A história do livro é original e o sistema de facções criado pela Veronica é fascinante, podemos dizer que este livro contém uma critica forte à nossa sociedade atual, conflitos políticos e a vontade de dominação do ser humano estão presentes nesse livro.

"Além de vir da mais odiada facções, agora também os estou humilhando" Pag. 290

  Os personagens são muito bem desenvolvidos e cada um apresenta uma peculiaridade. A Tris e o Quatro são cativantes e eu gostei muito deles e da construção deles, assim como o Caleb e o Will. Me identifiquei um pouco com esses dois, apesar de termos algumas diferenças.O desenvolvimento da personagem principal é notável, e sua evolução acontece de forma sutil, mas se torna essencial para o desenrolar da história. Como o livro é escrito em primeira pessoa você consegue sentir absolutamente tudo o que a personagem principal sente

O livro é muito surpreendente, alguns mistérios você mesmo consegue desvendar, mas os segredos que a autora nos revela ao decorrer do livro são arrebatadores, e o final é sensacional, eu NUNCA pensei que poderia acontecer algo daquela forma, fui pego totalmente desprevenido. Você enfim pensa que a história vai se acalmar um pouco e "pow". A autora te surpreende com um final de tirar o fôlego. Mas já deixo claro que o final ou você ama ou você odeia, e no meu caso eu gostei demais.

 " A Divergencia é apenas mais um problema que ela precisa solucionar, e é isso que a torna tão assustadora: é inteligente o bastante para solucionar qualquer coisa, até mesmo o problema da nossa existência." Pag. 445



  Divergente leva 5 estrelas por ser um livro muito empolgante e ter uma história incrível. Os personagens principais são cativantes e os vilões são realmente vilões, eles não tem nenhuma piedade e eu consegui sentir toda raiva que a Tris sentia deles. O desenvolvimento do livro é perfeitamente balanceado, e o ritmo da história não para nem um segundo. A obra além de ser muito boa tem uma crítica implícita à nossa sociedade atual, o que torna Divergente mais que um mero livro.

31 comentários:

  1. FALA SÉRIO, POR QUE TODOS OS BLOGS QUE ENTRO TEM UMA RESENHA MELHOR QUE A OUTRA? SÉRIO, AMO DIVERGENTE, TENHO ATÉ QUE VER O FILME, MAIS TOU SEM TEMPO.
    BEIJOS.

    WWW.GAROTALITERARIA.COM

    ResponderExcluir
  2. Esse livro também me pegou de surpresa. Adorei o casal de protagonistas!
    Gostei da resenha!
    Beijos!

    http://musicaaolongeliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Também me surpreendi com o livro (fiz resenha no meu blog também se quiser conferir)!
    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu só assisti ao filme até agora que me deixou empolgado para ler o livro e a sua resenha só a fez aumentar

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Sua resenha é ótima, mas não vou mentir : senti vontade de chorar ao lê-la . Li Convergente a pouco tempo e não consigo parar de pensar : SABE DE NADA INOCENTE !!
    Serio, chega a ser irritante o jeito como Veronica Roth nos envolve para terminar a saga daquele jeito!!
    Mas como a resenha é sobre Divergente, devo dizer que concordo com tudo que você disse, a história é muito bem narrada e os personagens não estão ali "só para encher chouriça ". O livro é muito bom mesmo e o romance Tris e Quatro é muito envolvente !
    Ps: O tradutor do livro é Lucas Peterson
    Beijos e abraços , Uma vida nos livros

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!
    Ainda não li este livro, mas pretendo lê-lo em breve.
    beijos
    http://acordescoloridos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não gosto de resenhas grandes, acho um pouco chato, mas meu deus, o que é isso garoto? Já terminei essa resenha me vestindo para ir comprar o livro na livraria mais próxima, realmente parece ser um livro muito bom! não vejo a hora de ter e começar o meu. ((=

    ResponderExcluir
  9. Primeiro parabéns pela resenha! Me corrija se eu estiver errada, mas você resenhou este livro assim que acabou de ler certo? Quando acabei de ler estava assim frenética, o livro de fato me surpreendeu e também não entendo muito a comparação com Jogos Vorazes, apesar de serem ambas distopias são universos bem diferentes.
    Eu também amei tudo no livro, os personagens, a trama, o romance, enfim, tudo foi bem trabalhado. Estou louca pra ler o próximo livro, só não tive oportunidade de comprá-lo ainda.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oii!
    Vou ser sincera, li sua resenha bem por cima, porque quero ler o livro, ver o filme e etc, sem ter qualquer opinião em mente. Espero que não se importe. Mas o fato é que a história me interessa bastante, simplesmente pelo cenário que é do genero futurista e não se trata de tda aquela coisa cliche que venho vendo ultimamente.

    Beijos,
    Nina Xaubet
    www.storytimestoryteller.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adoro Divergente! Ótima resenha.
    Concordo sobre o que falou dos personagens. A autora conseguiu desenvolver bem todos eles. Todos são importantes e têm suas características, físicas e psíquicas, bem definidas.
    beijos
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gostei de ver uma opinião tão diferente da minha sobre o livro. Eu achei que ele não é mesmo qualquer distopia, considero a pior distopia que já li. Achei entediante. Mesmo. Comecei a trilogia na quinta e terminei hoje, e já até troquei os livros... rs... Não fiquei satisfeita, que bom que você ficou. Ao contrário de você, eu tinha uma expectativa super alta, que não foi correspondida. Mas espero que curta o restante da trilogia tanto quanto curtiu o primeiro livro!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Auuuunw, todo mundo já me falou desse livro.Amei sua resenha..me instigou á ler o livro meesmo *_*. Logo mais eu leio,prometoahahahaha.

    Seu blog é bem legal ^^
    beeijos
    http://borboletametamorfoseando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oieee, esta série sempre fez muito sucesso, agora com o lançamento do filme nem se fala, tudo é Divergente kkk, enfim, fiquei triste pois não consegui comprar o livro, então não assisti ao filme, gosto de ler o livro e somente depois assistir ao filme, vou tentar comprar o livro ainda este mês e torcer para que o filme ainda continue em cartaz, haha, Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler esse livro, ainda não tive oportunidade :(
    Adorei a resenha!!
    bjuuus

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Quero muito ler esse livro, amos distopias e estou morta de curiosidade por esta obra!
    Pena que os preços da Rocco são tão absurdos, u.u

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Ah eu também adoreeei esse livro! O próximo livro, Insurgente, também é muito bom. Estou na metade de Convergente e esse eu já achei mais fraquinho, vamos ver quando terminar rs

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. adorei a resenha! eu simplesmente amo Divergente! É um livro incrivel! sua resenha ficou ótima!! já estou te seguindo!
    tem resenha nova lá no blog tbm! vou adorar sua visita!
    Beijos!

    http://bettinablanco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi! AAAAH, AMO DIVERGENTE! Não vejo a hora de ler Convergente.
    Também acho que Divergente não tem nada haver com Jogos Vorazes.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Divergente é simplesmente meu livro preferido! Não tenho nem palavras para descrever, de verdade hahaha
    Se prepare para os próximos livros, eles são tão ótimos quanto e o final... nem um pouco decepcionante (e olha que eu sempre me decepciono com finais) kkk enfim... é ótimo :D

    http://mylittlemetaphor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi,
    Eu comprei Divergente sou fã de distopias e estou lendo tantas resenhas positivas que não resisti e pretendo inclusive assistir ao filme hehe
    Já sei que os próximos são melhores ainda.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  22. Mais um que surpreende positivamente com Divergente. Fico muito feliz, porque apesar de se tratar de um livro famoso e já adaptado para o cinema, a história é realmente incrível.

    Parabéns, o seu blog continua lindo.
    Beijos,
    Thati.

    http://www.nemteconto.org

    ResponderExcluir
  23. Estou pra ler esse livro há tempos, mas confesso que depois de ver o filme achei um pouco fraca a história... Principalmente esse esquema das facções, não me pareceu muito bem pensado. Porém só vou formar uma opinião de verdade depois de ler (:

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Carlos, tudo bem?
    Eu só li várias resenhas sobre esse livro antes de ver o filme e simplesmente adorei o filme, imagine quando eu for ler o livro? Vou me apaixonar!!!! Olha, eu também não li jogos vorazes, mas já li várias resenhas, mas gostei mais de Divergente, a história que ela criou é incrível.
    Adorei sua resenha, está muito bem escrita.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. OIEEEE!!!!! Quero muito ler Divergente, com ele e Jogos Vorazes (E como eu amei THG) são do mesmo gênero e parecidos, creio que adoraria está trilogia. Ainda mais agora que saiu o filme, quero muito ler!!! Já tenho o e-book, mas estou sem tempo. Mas as férias estão chegando para concertar isso!!! Amém kkkkkkkkkk Abraços!!!

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. muito curiosa para conhecer essa série! bjus

    ResponderExcluir
  27. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir
  28. Ainda não li nenhum dos livros dessa série, mas achei interessante sobre essas facções. Tenho uma amiga que sempre fala desses livros e que são realmente muito bons. Vou procurar pra ler. :)

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Caaaraaa!!!! Adorei sua resenha!!!
    Minha sobrinha (de 15 anos) fala muito sobre "Divergente". Eu, apesar de ter 23 curto bastante histórias desse tipo. E confesso que enquanto lia seu texto, foi inevitável comparar a "Jogos Vorazes", mas dei crédito quando você disse que quando lê percebe que a história é única, sem ligações com o enredo que a Suzanne Collins adotou no "Jogos Vorazes" (esse eu já li).

    Admito: Senti muita vontade de ler "Divergente", especialmente após essa sua resenha perfeita! Mas, não tô com saco pra livros de trilogias ou sagas... Tô muito pé no chão, no momento, sabe? Lendo coisas da vida real, do dia a dia, com pessoas que podem ser seu irmão ou seu vizinho.

    Prometo ler em breve!

    Pra finalizar, preciso dizer que adorei seu Blog e pretendo voltar sempre por aqui!
    Espero uma visita sua no meu também, ok?
    Abração!

    http://www.opierrotmalamado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. oi,estava curiosa sobre esse livro e agora estou ansiosa para ler,achei ótima a resenha.Aguardo sua visita,Tania www.fuxikitosecia.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá, Carlos!
    Recebi seu convite lá no Skoob e vim conferir seu trabalho. Primeiramente, parabéns pelo blog, tá muito legal! Já estou seguindo e curtindo a fan page.

    Mas vamos falar da resenha... bem, eu pensei em ler a série quando lançou o primeiro livro, mas como a minha lista de leituras estava grande eu acabei deixando ele pra depois e então teve esse estouro de fãs da saga, trazendo muitos comentários sobre a mesma, não me atraindo e fazendo parecer apenas mais umas das muitas distopias que vêm sendo lançadas atualmente, no entanto eu ainda mantenho na minha lista de leituras futuras.

    Abração, Miguel.
    Parágrafos & Capítulos || @PrCapitulos

    ResponderExcluir