25 maio 2014

Comentário do filme - X-Men Dias de um Futuro Esquecido

Tantas batalhas travadas por tantos anos, e ainda assim nenhuma delas foi como esta. Estaremos destinados a nos destruir? Ou podemos mudar quem somos e nos unir? O futuro já está determinado? Os Mutantes se encontram à beira da extinção ... 

Duração: 2h12min
Dirigido por: Bryan Singer
Com: Hugh Jackman, James McAvoy, Michael Fassbender
Gênero: Ação, Ficção científica
Nacionalidade: EUA , Reino Unido
Sinopse: No futuro, os mutantes são caçados impiedosamente pelos Sentinelas, gigantescos robôs criados por Bolívar Trask (Peter Dinklage). Os poucos sobreviventes precisam viver escondidos, caso contrário serão também mortos. Entre eles estão o professor Charles Xavier (Patrick Stewart), Magneto (Ian McKellen), Tempestade (Halle Berry), Kitty Pryde (Ellen Page) e Wolverine (Hugh Jackman), que buscam um meio de evitar que os mutantes sejam aniquilados. O meio encontrado é enviar a consciência de Wolverine em uma viagem no tempo, rumo aos anos 1970. Lá ela ocupa o corpo do Wolverine da época, que procura os ainda jovens Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender) para que, juntos, impeçam que este futuro trágico para os mutantes se torne realidade.

  É inegável que X-Men seja uma das melhores franquias de super heróis já produzida. Com fãs em todo mundo as HQ's da franquia são muito bem comentadas desde a década de 70, em sua criação e faz sucesso até hoje, aproximadamente 44 anos depois. E não é diferente com os filmes que contam a história da equipe X-Men. Não sei se vou conseguir explicar e demonstrar com palavras o quão magnifico, brilhante e genial esse filme é, mas vou tentar.

  O filme tem inicio em um futuro pós apocalíptico, onde os Sentinelas foram programados para exterminar os mutantes da terra, porém eles desenvolveram a habilidade identificar os humanos que também tinham o gene X e que poderiam transmiti-lo para gerações futuras de alguma forma. Dessa maneira começaram a eliminar humanos inocentes, até tudo sair do controle.

  O inicio do filme se dá com os personagens da antiga trilogia e podemos reconhecer alguns mutantes como Bobby, Xavier, Magneto, Wolverine, Tempestade, Kitty e Colossus. Eles de alguma maneira conseguiram sobreviver ao ataque dos Sentinelas usando o poder da Kitty de enviar a consciência de alguém do grupo para o passado. Mas o professor Xavier quer que ela envie alguém para um passado bem distante, onde nada daquilo existia para impedir que toda a guerra seja iniciada.

O unico mutante capaz de fazer essa viagem tão longa é o Wolverine, por causa do seu poder de cura. Então a consciência e somente a consciência do Wolverine do futuro é enviada para o seu corpo do passado com a intenção de impedir que o acontecimento que dá inicio a exterminação dos mutantes e dos humanos seja evitado. Vale ressaltar que a partir do momento em que o filme começa a se passar no passado quem assume é o elenco do filme X-Men Primeira Classe.


  Já vou logo  dizendo que o roteiro desse filme foi brilhantemente pensando, cada detalhe foi muito bem executado e cada frase tem a sua importância e não estou exagerando quando digo cada frase, se você gosta do universo e tem um conhecimento prévio da história, você consegue ligar alguns pontos e desvendar alguns fatos bem interessantes, que já foram revelados nos quadrinhos.

  O Roteiro foi muito calculado, os roteiristas conseguiram unir a trama de todos os outros filmes já existentes que fazem parte da trilogia original e fundiu de uma forma brilhante os atores da antiga trilogia com a nova geração, coexistindo em um único filme o passado e o futuro de uma maneira fascinante, juntamente com um toque de história e uma pitada de humor.

 Como já dito na sinopse o filme se passa no futuro, porém a consciência do Wolverine é enviada para o passado ocupando o seu corpo daquela época para que a guerra entre os Sentinelas e os mutantes seja interrompida antes mesmo do seu inicio. Se você ainda não assistiu os outros filmes da franquia pode ter algum problema em entender a linha temporal de X-Men Dias de um Futuro Esquecido já que ele se passa em dois tempos diferentes.


  A trama do filme te prende do inicio ao fim, não consegui desgrudar os olhos da tela um segundo se quer. A tensão que o filme nos passa começa no primeiro instante e só acaba depois dos créditos com uma prévia do próximo filme, que já nos mostra o próximo vilão. E como muitos pensaram é ele, Apocalipse, a cena tem aproximadamente 5 segundos e nos mostra o primeiro mutante criando as Pirâmides do Egito. (Se você for assistir este filme no cinema, não saia até assistir essa cena.)

  O desenvolvimento do filme é muito bem estruturado. Não prolonga, nem estende nenhuma das cenas e isso foi muito importante para que o desenrolar do filme fosse conduzido de uma maneira não muito devagar, porém não nos priva de absolutamente nada.

  A mescla dos elencos do Primeira Classe com o elenco da trilogia original, foi muito bem executada cada ator desse filme desempenhou muito bem o seu papel e encarnou o personagem sem deixar nada a desejar. Ao contrário de muitos outros filmes até mesmo os personagens que não tem grande relevância atuam muito bem. Alguns mutantes roubam a cena toda vez que aparecem, que é o caso do Magneto, tanto o do passado quando o futuro formaram a combinação perfeita de jovem e adulto, assim como o Xavier e a Tempestade que apesar de ter tido pouco destaque é uma das minhas personagens favoritas.

  É claro que um filme de tal magnitude não deixaria de ter efeitos especiais incríveis e uma trilha sonora muito boa. Os efeitos especiais, em todo o filme, são muito bonitos e te deixam boquiabertos e os personagens que melhor demostram isso são: Magneto, Blink, Tempestade, Mística e Mercúrio (Peter). Confesso que não conhecia a Blink, mas ela é uma da mutantes mais incríveis que já vi, e o seu poder foi retratado no filme de uma forma muito bonita, os portais que ela abre são visualmente lindos e as combinações que ela faz com os outros mutantes do grupo para tentar acabar com os sentinelas são muito inteligentes. As domonstrações de poder do Magneto, Mística e Tempestade não ficam para trás. Todo o humor do filme fica por conta do Mércurio/Peter que tem o poder da super velocidade, e ele foi muito bem trabalhado no filme, a cena em que ele se destaca é uma das melhores.


  O final do filme é muito bom, e eu me surpreendi um pouco. Bem nos minutos finais temos outra cena com o antigo elenco e adivinha quem está lá ? Jean Grey, mais sexy do que nunca, com o cabelo vermelho flamejante e temos também o Scott. Muitos não gostam nem um pouco do terceiro filme da trilogia antiga e X-Men Dias de um Futuro Esquecido foi sem dúvida o filme que os fãs aguardavam. Como o Wolverine altera o passado a história dos três filmes antigos é automaticamente anulada, abrindo portas para novos confrontos e desafios. 

  O único fato que me incomodou, não de uma maneira ruim, mas me deixou com uma pulga atrás da orelha foi, o poder misterioso da Kitty. Desde quando ela desenvolveu a habilidade de mandar consciências para o passado? Ela é uma das personagens mais importantes se não, a mais importante, por mandar o Wolverine de volta ao passado, porém eles poderiam ter explicado de onde veio a habilidade ou ter usado outro mutante para faze-la.


  Depois de tanto elogiar o filme (e escrever muito) a nota não poderia ser diferente. O filme é muito bem produzido, com efeitos especiais magníficos e uma trilha sonora muito boa, assim como uma excelente atuação de todos os atores, tanto os antigos quanto os da nova geração e uma trama envolvente, escrita por roteiristas brilhantes que souberam interligar fatos do todos os outros filmes já lançados em um único filme, X-Men Dias de um Futuro Esquecido leva 5 estrelas. Se você gosta de ficção cientifica entrelaçada com ação e uma boa trama esse é um filme altamente recomendado.

  PS: Depois de toda a história dos X-Men alterada, várias hipóteses já foram criadas, até mesmo por mim e vários questionamentos surgiram o que eu só aumenta a ansiedade para o próximo filme, que vai contar a história de Apocalipse, o primeiro mutante que surgiu na Terra e espalhou por ela o gene X.

29 comentários:

  1. Oláaaa!
    Eu estou LOUCAAA pra ver esse filme. Mesmo.
    O fato de você só tecer elogios e mais elogios me faz crer que não irei me decepcionar (se bem que, tendo o Wolverine, eu dificilmente me decepcionaria! hahah).

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=tZywJkubqRA cena pos credio

    ResponderExcluir
  3. Nossa, não vejo a hora de assistir esse filme *--*
    bjuuus


    http://noitesdeleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossaaaa maravilha saber disso... amei a sua resenha e com ela me deu mais vontade de assistir o filme... super demais... correndo para o cinema no final de semana... Xero!!!

    ResponderExcluir
  5. Oieeeee, eu AMOOOOOO X-MEN :D Sou super fã dos filmes, sendo que sempre assisto os outros três quando posso, fiquei super empolgado com o lançamento deste filme e com certeza vou assistir no cinema, que graças a Deus resolveu passar este filme haha, Abraços .

    ResponderExcluir
  6. Ah, estou louca para assistir esse, acho que vou ver no fim de semana! *-* Amei saber que as atuações estão boas, e os efeitos especiais também!! Todos os seus elogios e essa nota só me animaram mais pra ver. =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Bah, adorei o post. Eu amo os filmes X-Men. Quero assistir esse no cinema, pra ver melhor todos os efeitos especiais...

    beijos.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amo/sou x-men, principalmente a mística, por causa da Jenn Lawrence ♥ hehe. Adorei o post, fiquei louca pra assitir o filme! (ainda não tive tempo)

    Abraços,

    http://doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Carlos, tudo bem?
    Nossa, sua crítica ficou emocionante, também sou suspeita, eu adoro X-mem!!!!!!!!!! Eu soube a pouco do lançamento desse filme e estou super ansiosa para ver, ainda mais depois da sua opinião, tenho certeza de que irei adorar como os outros.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá

    Eu gosto bastante de X-Men, é uma influência da minha mãe que tinha tantos HQ's aqui em casa (e ainda tem alguns). Estava meio desanimado para assistir esse novo filme, mas depois desse post imenso você me convenceu que eu não posso perder.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Carlos!!
    Acho a franquia X-Men incrível!! Dias de um Futuro Esquecido foi surpreende, gostei bastante...
    Bem legal o post!!

    Abraços,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu assisti o filme e amei , SOU COMPLETAAAMENTE FAN DE X MEN :)
    gostei do post *-*

    ResponderExcluir
  13. Estou louca para ver esse filme, sou apaixonada pelos x-men, essa resenha me deixou mais curiosa ainda, super completa e tudo mais amei,
    http://infinitoinesperado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Ah eu pretendo assisti a esse filme sim, sempre fui fã dos desenhos e quando comecei a assistir os filmes amei, vi alguns trechos desse inclusive, realmente parece que foi um ótimo trabalho.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  15. Esse filme está super em alta
    Já esta na minha lista
    E gostei bastante da resenha detalhada que fez, parabéns
    Já estou seguindo

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Vixi, acho que vou ser a única do contra aqui, mas eu não sou muito fã d eX-Men, até gosto dos filmes, mas não acho tão legal assim, mas vou assistir esse, quem sabe eu mudo de ideia.

    http://gotinhasesperanca.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/gotinhasdeesperancablog

    ResponderExcluir
  17. eu e meu irmão estamos ansiosos para assistir hehe <3
    Beijos!
    www.doceliterario.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda não assisti, mas assim que assistir eu passo por aqui e leio sua opinião! É que não quero ter esperanças, sabe? Ah, adorei seu blog, sério! Beijo,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. AHHHHHH, agora mesmo que vou ter que assistir! D:
    Tá passando tanto filme bom no cinema que vou acabar falindo, não bastasse gastar com livros todo mês... aiuhasuisah <3

    ResponderExcluir
  20. Cara, adorei sua resenha, realmente já tinha lido por alguns sites que esse filme está totalmente épico! E você contou alguns detalhes que só me deixaram mais curiosa pra ver o filme! Algo que gostei e não tinha pensado, foi de que agora os 3 primeiros filmes foram anulados e isso é super verdade! Muito bom! E você não guardou elogios hein? hahaha muito bom!

    ResponderExcluir
  21. Resenha muito bem escrita! Parabéns!
    Fiquei com muita vontade de assistir e recentemente comecei a ler as HQ's e estou adorando!

    Beijos!!!
    http://asassecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Você soube abordar o filme muito bem. Ainda não assisti ao filme, mas pretendo fazê-lo em breve.
    Acompanho a saga há algum tempo e não sabia que a Kitty tinha esse poder. Acho que seria interessante que fosse explicado.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  23. Olá :)
    Pelo que pude compreender tem a Jenn <3<3 huauahahu , sou louco para assistir esse filme mas não tive oportunidade :( Quero assistir logo , a premissa dele é bem interessante e com certeza não vai me decepcionar :) Gostei da resenha , muito bem escrita :)
    Abraços !
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Ahh! Sem sombra de dúvidas essa definitivamente foi uma otima adaptação. Não é atoa que o filme ta liderando bilheteria. Mas não concordo que seja uma das melhores franquias de herois. Pra mim Homem Aranha sempre será o melhor :D

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  25. Maravilhoso este novo X-Men!!! <3
    Também adorei, quase fui ao cinema 2 vezes. kkk
    Ótimo texto!!

    ResponderExcluir
  26. Aaaaaaaaaaaaa me mata! Eu quero MUITO ver! Não consegui assistir no cine aqui da cidade! Agora vem vc com tantos elogios e me lembra de personagens que amo muito! Adorei a longa crítica! Linda! E logo vou ver! Beijos

    ResponderExcluir
  27. Olá Carlos, tudo bem? Acho que perdi o tempo de ir no cinema, mas só ouvi críticas positivas acerca dele. Espero que logo lance em DVD para que eu assista!

    Beijo

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir