14 abril 2014

Comentário do filme - Noé

"Ao contrário do fogo, a água não destrói simplesmente, mas limpa e purifica, sendo assim a Terra seria lavada do mal que os filhos de Caim espalharam pela Terra."

Duração: (2h18min) 
Dirigido por: Darren Aronofsky
Com: Russell Crowe, Jennifer Connelly, Emma Watson. Logan Lerman
Gênero: Fantasia, Épico, Aventura
Nacionalidade: EUA
Sinopse: Noé (Russell Crowe) vive com a esposa Naameh (Jennifer Connelly) e os filhos Sem (Douglas Booth), Cam (Logan Lerman) e Jafé (Leo McHugh Carroll) em uma terra desolada, onde os homens perseguem e matam uns aos outros. Um dia, Noé recebe uma mensagem do Criador de que deve encontrar Matusalém (Anthony Hopkins). Durante o percurso ele acaba salvando a vida da jovem Ila (Emma Watson), que tem um ferimento grave na barriga. Ao encontrar Matusalém, Noé descobre que ele tem a tarefa de construir uma imensa arca, que abrigará os animais durante um dilúvio que acabará com a vida na Terra, de forma a que a visão do Criador possa ser, enfim, resgatada.

  No princípio, não havia nada. A história de Noé começa no gênesis, contando os dias da criação e finalmente chega à Adão e Eva, ao fruto proibido e a história dos seus filhos. Muito tempo se passou e na Terra só restou descendentes de dois filhos de Adão e Eva, os filhos de Caim  que são uma civilização violenta e egoísta e os filhos de Set. Noé faz parte da oitava geração de descendentes de Set, até que ele recebe uma visão do juízo final.

 Quem não conhece o conto bíblico da Arca de Noé? Você não precisa ser especialista no assunto pra saber que o filme foi pouco fiel ao conto. A ideia que o diretor teve em nos mostrar onde estaria à humanidade frente ao juízo final é interessante, porém foi muito mal desenvolvida.

  O filme é muito confuso e o desenvolvimento do filme não é dos melhores. Assistir este filme com muita expectativa (como eu) pode ocasionar uma grande decepção (no meu caso novamente). Os trailers do filme são incríveis e você vai ao cinema pensando que vai assistir um super filme e não é isso que acontece  o filme é totalmente diferente do que você poderia imaginar.

  O personagen Noé (Russell Crowe)  vai se tornando tão chato ao longo do filme, e o mesmo acontece com Cam (Logan Lerman), eu nunca imaginária que o personagem dele fosse tão monótono e entediante. O filme é bem violento, quem realmente conhece a história bíblica vai estranhar bastante.




 Muitos dizem que o diretor foi fundo nas pesquisas para construir à realidade de Noé, mas ele apenas usou como base o conto para poder criar um filme polêmico, fictício, fantasioso e violento o que não tem muita relação com a história descrita na bíblia.

 Não podemos negar que o filme é uma super produção, e por incrível que pareça o que salvou o filme foram os efeitos especiais e a trilha sonora, alguns efeitos são muito bons, porém não recomendo assistir esse filme em 3D. As passagens do filme que tem o efeito tridimensional são poucas e não valem a pena, além de não ser lá tão incrível como as pessoas dizem.

  O filme em nenhum momento mostra Deus com um corpo físico ou uma personificação mas sempre retrata Deus como uma força maior da natureza. O filme é bem realista e Noé chega a dizer algumas vezes que não existe ninguém vivo que não foi corrompido pela maldade e por isso Deus decidiu varrer a Terra de todo mal com um dilúvio.

  O conflito entre a 'servidão à Deus' e a 'culpa do homem' poderia ter sido melhor desenvolvido e não tão monótono, o filme se tornou tão entediante que em um certo momento estava torcendo pro filme acabar logo. Me arrependi de não ter assistido outro filme e de ter tanta expectativa para assistir Noé.



  Depois de toda minha opinião sobre o filme não poderia dar uma nota maior do que essa, afinal o filme apesar de ser uma super produção é chato e monótono com personagens entediantes e uma história totalmente retorcida, afim de gerar polêmica. As 2 estrelas são para os efeitos especiais que são demais e para a trilha sonora que realça bem as cenas de ação, vale ressaltar o não compensa assistir o filme em 3D.



15 comentários:

  1. Olá,
    Sabe, ainda não vi o filme mas tenho escutado muitos comentários, de religiosos ou não, todos falam que o filme é muito ruim.
    Fiquei decepcionada pois acredito que é um tema muito bom para um filme.
    Os religiosos ficaram indignados com a história, teoricamente, mal contada de Noe.
    Tenho curiosidade de ver, só para tirar minhas próprias conclusões.

    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Não é a primeira crítica negativa que vejo desse filme... ideia mal desenvolvida, filme confuso, cenário inadequado, personagens chatas e o filme ainda é violento? Sinceramente, não tenho nenhuma vontade de gastar mais de duas horas da minha vida assistindo isso... hehe...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Depois de ler a sua crítica e a do meu amigo (ambas negativas) a minha vontade de ver o filme cresceu um pouco. Também li uma crítica do Pablo Vilaça e ele deu uma nota quase que integral para o filme e isso me deixa com a mente bugada e com vontade de saber o que eu vou achar desse 'Noé' do Darren Aronofsky.

    Abraços!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Carlos, tudo bem?
    Estou pasma!!!!!!!! Nossa, adoro os atores escolhidos, eles por si só poderiam valer o filme, pois são super talentosos, na minha opinião. E é uma história super intensa. Então, o que aconteceu? Que pena mesmo.
    Mesmo assim quero ver para conferir com meus próprios olhos.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Esse filme está me deixando bem confusa, porque alguns amigos elogiaram o filme.. dizendo até mesmo que poderia ganhar Oscar, e tem outros amigos que falaram super mal, li críticas negativas é fico curiosa com o filme. Eu quero assistir ao filme e tirar minhas próprias conclusões.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, estava com muita vontade de assistir esse filme, porém a opinião dos meus pais foi muito parecida com a sua. Ainda bem que eu não o vi, quem sabe algum dia.
    Beijos,
    Júlia

    livrosquefazemsonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. estava com mta vontade de assistir esse filme, mas esse não eh o primeiro comentário negativo que vejo, então não sei não, acho que vou passar ... bjus

    ResponderExcluir
  8. Meus sogros foram assistir e também não gostaram. Basicamente, as opiniões deles foram como as suas (rs). Que pena. Eu só não os acompanhei porque estava doente… Tinha enormes expectativas, exatamente pela qualidade dos trailers. :/
    Beijos!!!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ola! Nossa... ao contrario de você, eu realmente adorei o filme de noé, mas hey, cada uma com sua opinião hehe.
    Mas com certeza, concordo com voce em diversas partes.
    Beijos. Seguindo.
    http://chocolatecomlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá. Nossa, achei que o filme fosse bom, ainda mais por causa do Lerman e da Emma *-*
    Vou ter que assistir pra ver se concordo.
    Adorei a resenha.

    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Mesmo com as críticas negativas, ainda tenho vontade de ver o filme por causa de dois atores: Anthony Hopkins e Russell Crowe, que foi legal até desafinado em Os Miseráveis, rs.
    Abraços!

    www.diarioquaseescritora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Não estou nada animada em ver esse filme. As críticas negativas estão me deixando sem vontade, mas quem sabe mais pra frente.
    Parabéns pelo blog. Beijos

    http://codinomelizz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Bom, depois de ler sua opinião prefiro esperar sair na internet e baixar. kkkkk
    Ja não estava muito afim de ver. agora então.... vou gastar meu dinheiro
    com Divergente e ser feliz AHSIUSHAIUSHA
    Teho resenha no blog
    http://www.livrosdanatyrangel.blogspot.com.br/2014/04/resenha-eu-te-vejo-irene-cao.html
    se puder da uma passadinha por la

    Bjs
    Naty Rangel

    ResponderExcluir
  14. Nooossa! Eu nao gostei do filme, mas nossos motivos foram totalmente diferentes! O.o Quanto ao que você falou de polêmica, acho que a intenção ofi exatamente essa... O moço que adaptou o roteiro nao quis levar a Biblia de forma literal (afinal, temos mil filmes assim), mas decidiu tomar a liberdade poética de incrementar... imaginar como deve ter sido, contextualizar... Afinal uma arca, milhares de pessoas, e para nenhuma delas haveria salvação, sério mesmo que nao teria guerra? Achei q a violência foi grande,mas bem contextualizada. Outro ponto que achei muito positivo no filme foi a forma como, sutilmente, eles juntam ciência e religião em uma mesma história... No início não havia nada, então Deus disse, faça a luz... E enquanto ele diz isso, na imagem aparece o big bang... E na criação dos animais, aparece a evolução das espécies... Com certeza ISSO fez ele ser proibido no Vaticano hahaha! Outro fator que reparei foi, quanto mais Noé fazia 'o que Deus queria', mais ele se tornava cruel e chato ahhaha! Antes disso ele era um homem puro, mas em nome de Deus, começou a cometer crimes, acredito que esse sea outro fator muito importante para ser polêmico...

    Mas o trecho que eles ficam na arca, muito 'casos de família', me deu no saco... Com certeza! A nota que dei foi 3, pelo visual e pelos motivos que dei! =D

    ResponderExcluir
  15. Ainda não vi esse filme (nem sei se pretendo), mas diferente de voce eu nunca tive expectativas alta com ele. na verdade eu esperava por algo EXATAMENTE igual ao que voce descreveu kkkk com certeza nao gastaria meu dinheiro no cinema pra ver isso e acho uma pena que tantos atores de sucesso tenham aceitado fazer um filme tao mais ou menos. fiquei bem surpresa com alguns nomes no elenco, principalmente com o do anthony hopkins que normalmente só faz filmão. acho que o problema foi que o diretor se achou demais depois de fazer Cisne Negro.

    ResponderExcluir