12 fevereiro 2014

Resenha - O Filho de Netuno

Ansiosos pela volta de Percy ?

Título Original: The Son of Neptune
Título Nacional: O Filho de Netuno
Ano de Lançamento no Brasil: 2012
Número de Páginas: 432 páginas
Editora: Intrínseca
Tradutor: Raquel Zampil
Sinopse: "A vida de Percy Jackson é assim mesmo: uma grande bagunça de deuses e monstros que, na maioria das vezes, acaba em problemas. Filho de Poseidon, o deus do mar, um belo dia Percy desperta sem memória e acaba em um acampamento de heróis que não reconhece. Agarrado à lembrança de uma garota, só tem uma certeza: os dias de jornadas e batalhas não terminaram. Percy e seus novos colegas semideuses vão enfrentar os misteriosos desígnios da Profecia dos Sete. Se falharem, as consequências, é claro, serão desastrosas."

O Filho de Netuno é o segundo livro da série Percy Jackson e os olimpianos. A história já começa com um ritmo bem rápido e logo de cara nos deparamos com momentos de ação. Percy começa a história narrando a sua ida ao Acampamento Júpiter, um acampamento para semi-deuses romanos revelado por Jason no final do primeiro livro. Percy está sendo perseguido por duas górgonas e não consegue destruí-las de forma alguma. Desmemoriado, a unica coisa que sabe momentaneamente é que precisa chegar ao Acampamento Júpiter. Ao chegar lá Percy encontra Hazel e Frank e a partir daí a história se desenvolve.

 Assim como em O Herói Perdido a história é narrada em terceira pessoa, por Percy, Hazel e Frank. Como já era de se esperar Riordan usa uma narrativa simples, de fácil entendimento e muito prazerosa de se ler. Hazel e Frank os novos personagens criados por Rick Riordan são incrivelmente cativantes, me conquistaram já no inicio e a medida que a história se desenrolou, minha afeição por eles só aumentou. Porém não foi o mesmo com Octavian, o personagem não é um dos meus favoritos e a forma como ele "vê" o futuro é um tanto quanto criativa.Com Reyna foi diferente, não gostei muito da personalidade dela no inicio, mas com o desenrolar da história conseguiu me cativar.

  Neste segundo livro da série ficamos um pouco mais próximos da mitologia romana, conhecemos o Acampamento Júpter e alguns de seus costumes. A divisão do Acampamento Júpiter é totalmente diferente do Acampamento Meio-Sangue, assim como a arquitetura, os campistas, o oráculo e as personalidades. Os ramanos se dizem mais agressivos e podemos confirmar isso no jogo de guerra. Apesar de gostar mais do Acampamento Meio-Sangue e dos chalés e tudo mais, tenho que admitir que os jogos de guerra dos romanos são sensacionais. O jogo é muito movimentado, águias gigantes voando para todo lado, canhões d'agua e não podemos esquecer de Hannibal, o elefante.

  O livro ao contrário do que eu pensava tem uma linha temporal diferente de O Herói Perdido, de acordo com os sonhos de Percy e até mesmo a narração podemos perceber que a história acontece alguns meses depois dos acontecimento do primeiro livro. Percy está a procura da águia que trará força ao Acampamento Júpiter, sem ela os campistas tem a convicção de que não poderão lutar contra o gigante que está indo destruir o acampamento.

  Enquanto a busca acontece, várias outras pequenas situações se desenvolvem e depois são interligadas ou não no final. Em uma dessas situações, Percy, Hazel e Frank conhecem Ella uma harpia muito simpática que adora ler e tem uma habilidade incrível, sua memória. O desenvolvimento dos personagens é visível e necessário para que a história continue, além da pitada de romance que Riordan acrescentou à história.

  Os mistérios presentes neste livro são demais, principalmente o de Hazel, o que não quer dizer que o mistério envolvendo Frank não seja tão bom, mas o de Hazel é mais emocionante e ao mesmo tempo legal, porém amaldiçoado. Os mistérios tem relação com suas habilidades que são brilhantes, mais um ponto para o Riordan. Gaia está à todo vapor tentando de tudo para ressuscitar seus filhos e acordar de seu sono eterno. A participação dos personagens gregos como Annabeth, Leo, Piper e Jason é muito pouca, dando foco as tramas e mistérios de Frank, Hazel e Percy.

  O final de O Filho de Netuno é sim um pouco previsível, menos do que eu imaginava, por ter recebido tantos spoilers, mas não deixa de ser bom. A ultima batalha é incrível, muito bem descrita e elaborada, assim como todas as outras batalhas que aconteceram no decorrer da história e são nessas batalhas que minha euforia aumenta. O livro me surpreendeu em vários aspectos e em várias situações e o final me deixou boquiaberto, tanto o desfecho de toda a história assim como as ultimas três páginas que nos dá uma leve prévia do próximo livro.


  O livro leva 4 estrelas, por ter me conquistado tanto pelos novos personagens quanto pela nova mitologia apresentada assim como a cultura romana, os novos cenários e as incríveis batalhas travadas pelos personagens muito bem construídos e desenvolvidos. Estou ansioso para ler A Marca de Atena e ver o que Rick Riodan nos reserva.


16 comentários:

  1. Nossa, eu quero muito começar a ler Percy Jackson!

    http://cheirinhodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa ,sou louca para ler essa coleção ,ainda não tive a chance ,já li os outros do autor ,e não tenho duvidas que essa coleção deve ser maravilhosa .Parabéns pela resenha ,adorei .E sucesso :3


    http://chuvaelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curiosa! Ainda não tive oportunidade de ler a saga, mas com certeza vou ler! Ótima resenha.

    Beijos, http://contos-de-duas-doidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bom, não quero ler os heróis do olímpio ainda, pq ainda não li PJO . Rs! Mas parece ótima de qlqr forma! Beijos!
    http://mygirlyandbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Louca pra ler esse livro! Espero ter dinheiro pra comprar logo!
    Beijos
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Quando livros nos dão uma leve prévia do que esperar do próximo da série eu fico completamente surtada e enlouquecida para começar a leitura do livro seguinte! rs... Nunca li Percy Jackson, mas quero muito conhecer a escrita do Rick Riordan, essa questão da mitologia me interessa bastante! =) Que bom saber que as personagens são bem construídas e desenvolvidas, isso é importante para mim.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! Sua resenha foi ótima e seu blog está muito legal!

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Conheço essa serie e li várias resenhas, assim como você já li alguns spoilers rs
    Sua resenha de me deixou empolgada pela leitura, com esses novos personagens e a leitura flui mais rápida, gosto muto do enredo e pretendo sim ler em breve.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  9. Olá, tenho muita vontade de ler os livros do Rick, recentimente
    ganhei o livro de Percy o ladrão de raios, enfim, é um livro que todos
    deveriam ler e esse já é o segundo, então tenho que me adiantar para
    ler, adorei a resenha
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Geralmente não acho os livros desse autor previsíveis, mas como vc disse não importa muito pois a escrita é maravilhosa! Sou fã do autor e logo estarei lendo essa série!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Perfeita a saga e amei o blog..Realmente tio Rick sempre nos impressiona :3

    Beijos

    http://cantinhodatitania.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Carlos,
    tudo em?
    Você está falando com um fã do autor, desde pequena adoro mitologia, história. Acho que isso me levou para esse autor. Infelizmente, ainda não tive oportunidade de ler nenhum de seus livros.
    Além de toda a mitologia e os mistérios, o que chamou minha atenção em sua resenha, foram as batalhas. Adoro!!! faz toda a diferença.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Carlos
    Amei a sua resenha e o seu blog :)
    Estou louca para ler esse livro :)

    Beijos
    http://apenasapaixonadaporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Carlos.
    Eu ainda não comecei a ler nada do Rick, embora só veja a cada dia mais e mais comentários positivos. Eu tenho dois livros dele e preciso me atualiza rsrs. Adoro essa pegada de aventura com mitologia...
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda não li essa série mas estou bastante curiosa pois tenho ouvido boas críticas sobre ela...

    bjoos
    Colecionando Livros

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não gosto desse gênero eu sou uma romantica nata. Mas tem curiosidade em ler um dia quem sabe.
    Gostei da sua resenha.
    Beijinhos!

    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir