04 março 2015

Resenha - Dia 21

"Eles foram enviados a Terra como cobaias, as primeiras pessoas a colocarem os pés no planeta em trezentos anos. Mas eles estavam enganados" - Dia 21


Título Original:
 Day 21
Título Nacional: Dia 21
Ano de Lançamento: 2015
Número de Páginas: 
Editora: Galera Record
Autor(a): Kass Morgan
Gênero: Distopia, Ficção Científica.
Sinopse: Vinte e um dias se passaram desde que os cem escolhidos chegaram à Terra com a missão de recolonizar o planeta, e até agora não há nenhum sinal da Colônia. Eles acreditam ser os únicos humanos em solo terrestre, porém uma descoberta aterrorizante ameaça os novos colonos. Diante de um inimigo desconhecido, Wells assume a liderança, se esforçando para manter o grupo unido e Clarke vai à procura de outros sobreviventes. Octavia continua desaparecida e Bellamy está determinado a encontrá-la a todo custo. Enquanto isso, nas naves, a situação é bastante crítica. O oxigênio está acabando em Walden, e Glass e Luke criam um plano para entrar em Phoenix ilegalmente. Mas, mesmo que funcione, a solução é apenas temporária e a sobrevivência da Colônia está ameaçada. Em Dia 21, a sobrevivência atinge um novo patamar. À medida que os segredos impensáveis são revelados, os cem percebem que tudo aquilo em que acreditavam era mentira.

  E se você descobrisse que depois de chegar na terra, considerada inabitável por muitos anos pelo nível de radiação, e percebesse que não está sozinho? Esse é o fato que desencadeia a série de acontecimentos em Dia 21 a continuação de The 100. Desta vez, novos perigos estão à tona e segredos mais profundos estão se desenrolando. Clarke, Bellamy, Wells e Glass retornam mais uma vez narrando em capítulos alternados esta história incrível.

  Não é surpresa para quem leu a minha resenha de The 100, que gostei muito da escrita da Kass Morgan e no segundo livro da série ela volta com uma escrita bem leve e muito mais fluída, sim a leitura do primeiro já é bem gostosa e a do segundo consegue ser mais. A autora me surpreendeu bastante, afinal ter uma escrita leve e a deixar mais agradável ainda é um tanto quanto difícil, autores que eu gosto bastante não conseguiram essa proeza em suas séries.

"Não nascemos apenas para nós mesmos, uma frase de um escritor romano chamado Cícero" - Pág. 107


Não vou falar muito sobre a história, pois este é o segundo livro da série e sei que a maioria dos leitores não gostam de spoiler, então podem ler despreocupados. 

  O universo que a autora criou em The 100 é sem dúvida incrível e quando li Dia 21 gostei muito de como ela soube expandir esse universo de uma maneira esplendida. Ela deu uma grandeza a trama a trouxe alguns elementos que passaram despercebidos no primeiro livro, mas que são muito fascinantes e tem grande importância no enredo e esse é um dos pontos positivos do livro. Te surpreender com algo que não parecia ter importância, esse foi um recurso genial da autora.

  Os personagens continuam bem profundos e agora com mais conflitos internos. A personalidade de cada um é bem forte e eles tem suas peculiaridades, o que é bem explicito na história e os protagonistas da história carregam seus segredos que indiretamente afetam a todos os outros. A forma como Kass Morgan liga os fatos que não parecem ter nenhuma ligação é fantástica, a autora sabe muito bem como fazer isso e agora nesse livro com muito mais intensidade.

"As pessoas demonstram pesar de maneiras diferentes. É importante dar a todo mundo tempo para dizer adeus de sua própria forma." Pág. 185

  A escrita da autora, assim como a história evoluíram muito e de uma forma muito boa. A escrita está mais madura e a trama está mais densa. Se você achou que The 100 é de leitura rápida, Dia 21 é um livro que te prende e não te faz parar de ler até acabar. Esse é um dos livros que mesmo sem tê-lo em mãos a ansiedade para lê-lo é o único sentimento que te toma, não demorei mais que 2 dias para aprecia-lo. É um livro que tem uma história muito boa e não exige tanto de você.

  Além de todos os aspectos que em que a obra se destaca o que mais me chamou atenção foi a crítica que a autora fez e neste livro ela traz uma crítica diferente do anterior. O sonho de todas a pessoas (da nave) é conhecer a Terra o planeta do qual saíram e várias pessoas morreram com esse sonho. Wells e Clarke, principalmente, deixam bem claro o quanto estão gratos, mesmo em situações ruins, por estarem na Terra e poderem sentir o ar, a chuva e as flores. O que me faz pensar, todos nós temos tudo isso durantes toda nossa vida e nunca demos valor, nunca apreciamos a natureza, nem agradecemos pelas exuberantes belezas naturais que temos. Esse é um livro que cumpre seu papel como distopia e te faz pensar bastante sobre o que você tem a sua volta e como aproveita isso.



  Sim, Kass Morgan merece mais uma vez 5 estrelas e é com orgulho que dou essa nota. Com uma história bem escrita e uma narrativa muito leve e fluida, ela conseguiu expandir todo o universo criado e manter personagens incríveis e profundos. Com tantos pontos positivos ela ainda consegue fazer uma crítica espetacular a nossa sociedade e ao valor que não damos ao que temos e essa é sem dúvida uma das melhores distopias já escrita. Vale ressaltar que Dia 21 é altamente recomendado para os fãs de distopias e ficção científica, mas também é recomendado para aqueles que gostam de livros com criticas a sociedade em que vivemos e que te fazem pensar.

Confira a resenha de The 100 clicando AQUI.


LIVRO CEDIDO PELA EDITORA GALERA RECORD
Você pode acessar o site da editora Galera Record clicando AQUI.
Você pode acessar o Facebook da editora Galera Record clicando AQUI.

FOTOS: Carlos Henrique

26 comentários:

  1. Eu nunca li o livro, mas vejo a série, e só posso dizer que é muito foda. Já está no final da segunda temporada, e ela só melhora. Creio eu, que os livros devem ser ótimos também. Estou muito ansiosa para lê-los. Adorei a resenha!
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
  2. Ei Carlos!
    Eu ja declarei meu amor e apreço pelo seriado. Confesso que fiquei desanimado depois que soube que o livro é diferente, até pq Glass nem existe na série, pelo menos por enquanto, mas ainda mantenho muita vontade de ler. Quer dizer, é distopia e eu amo <3
    A escrita da Morgan parece ser realmente viciante. Folheiei algumas paginas quando estive na livraria em Natal, mas não cheguei a comprar. Esse ano, nas férias, se for la, vou trazer os dois se tiver *-* Torça por mim. Até la, fico na vontade.

    PS: Sambou nas fts, tanto dessa, quanto da outra resenha *-*
    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Li o primeiro livro e adorei! Já estou ansioso para ler o Dia 21 e pela sua resenha eu pude notar que Kass Morgan não deixou a desejar na continuação como acontece em muitas outras séries... Adorei sua resenha, ela me deixou com mais vontade ainda de ler o segundo volume!
    Abraços Raphael
    aestantedosgemeos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Aconteceu uma coisa estranha, já li uma resenha sobre The 100 e a sua agora sobre a continuação, e por mais esquisito que seja não fiquei com muita vontade de ler mas fiquei com vontade de assistir a série.
    Será que é preguiça? rs.

    Abraços
    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar muito deste livro e também da série, mas a verdade é que nenhum dos dois nunca me interessou. Sei que ele é um divisor de águas, alguns gostam outros detestam, mas sei lá eu estou neutra nesta história, não tenho a mínima vontade de ler mesmo depois de tantos elogios a escrita da autora. Mas que bom que vc gostou.

    ResponderExcluir
  6. Ola Carlos com sua resenha fiquei tentada a ler essa distopia . Já entrou para minha lista de desejados que só aumenta. Gosto dessa capa se destaca . Fico feliz que adorou a leitura. abraços
    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Carlos, tudo bem?
    Bem, não sei se estou feliz ou triste por sua resenha não ter nenhum spoiler, queria saber mais sobre essa distopia que nos fascina. Eu pretendo muuuito ler esse livro, e é ótimo saber que a escrita ta autora fica mais fluida no segundo. The 100 foi uma ótima experiência e espero que o mesmo aconteça com Dia 21. (Agora estou na torcida para o livro entrar em alguma super promoção para eu poder adquiri-lo).
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?

    Eu já tinha visto algo sobre a série de tv, mas ainda não tinha visto nenhuma resenha sobre o segundo livro. Eu não tenho muita vontade de ler, não é um assunto que me prende, sabe? Mas é um assunto que gosto muito de assistir! Agora que estou procurando séries novas, vou dar uma procurada nessa também.

    Beijos, Be
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Carlos, eu adoro a série, mas ainda não li nenhum dois livros, e um motivo muito forte é por saber que o livro é muito diferente da série. Então da mesma maneira que faço com TVD, prefiro continuar a série ao ler The 100. Acho a série sensacional e se algum dia tiver oportunidade, irei ler o livro, já que as críticas são tão positivas.
    Parabéns pela resenha.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Muitas pessoas falam me indicam The 100, tanto livro quanto série, mas eu não tenho muita curiosidade para ler ou ver, a sinopse não me atraiu.

    loucurasaovento.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Adoro distopias e ficção científica, mas ainda não li The 100. Acompanho a série desde sua estréia e amo, mas estou um pouco receosa em ler o livro...haha' não sei se ainda haverão mais livros na série, mas acho que vou esperar um pouco de qualquer forma *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Como uma fã de livros distópicos, eu sou louca para ler a série. Pela sua resenha pude perceber que a autora tem uma escrita interessante e fluida. É muito bom quando a autora consegue criar uma boa trama por meio da sua escrita. Ah, acho interessante pensar sobre a valorização da natureza porque no livro Brilho, outra distopias, as pessoas também tiveram que fugir da terra em naves.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Carlos, eu necessito ler The 100 e saber que o segundo livro da serie continua excelente como o primeiro só me deixa com mais vontade de começar a ler, adoro saber que a escrita da autora evoluiu bastante neste livro.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  14. Fiquei muito curiosa sobre a história deste livro e se eu tiver oportunidade quer ler :) abraços
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Amei as surpresas que a autora reservou para esse livro, principalmente as histórias da Glass e da Clarke. Fiquei encantada com a força da Glass. E sim, coloca a gente para pensar sobre o quanto não valorizamos o que temos, sobre como seria viver sem essa natureza que é tão rica e tão maltratada. Adorei a leitura do livro.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi Carlos, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha e tenho bastante de ler a série e assistir também, apesar de que eu sei que mudanças são inevitáveis. Que bom que a autora conseguiu manter a leveza da narrativa e mesmo assim soube fazer seus personagens amadurecerem. Gostei bastante da crítica social que o livro trás.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  17. Oi Carlos, tudo bem?
    Fiquei pensando sobre o que você falou no final: realmente a chuva, as flores, o ar que respiramos, parece tudo tão natural, estão lá assim que acordamos até a hora de dormir e enquanto dormimos. Então, não damos valor. Eu entendo bem o que está falando, sobre um livro ter vários acontecimentos que parecem independentes e de repente todos serem peças de um único quebra cabeças. Também acho genial quando um autor faz isso. Tem como não querer ler esse livro depois dessa resenha super empolgante??? Já queria muito ler o primeiro livro agora quero muito a continuação também.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiee.

    Não tenho os livros, mas assim que possível eu quero ler. Estou vendo a série, mas na verdade me perdi qual foi o último episodio rs. Bom, sua resenha está ótima e com certeza quero ler as obras

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  19. Oiii tudo bem??

    Adorei a resenha... saber que a autora continua com a sua escrita impecável é um estimulo a mais para continuar lendo... fiquei bem mais interessada na série... agora que já tem dois livros lançados posso comprar os meus exemplares... adoro uma distopia com ficção científica... é o que há de melhor... Xero!!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Carlos!
    Eu curto muito distopia, mas alguma coisa não me fez querer ler The 100 (e consequentemente Dia 21). Minha amiga ficou responsável por ler esses e está doida pra que chegue a continuação pra ela ler logo. Vi algumas pessoas criticando os livros por compararem com a série, mas opiniões como a sua mostram que o livro vale a pena.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Carlos.
    Eu optei por não ler essa série porque li alguns capítulos do livro anterior e ao contrário de você, eu não gostei da escrita do autor.
    Amo distopias mas essa é uma que não entra na minha listinha, mesmo com todos os elogios.
    Que bom que pra você a leitura foi empolgante, surpreendente e o livro não caiu na famosa maldição do livro número 2.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  22. Oiie!!
    Esse livro é do seriado né? ~~pessoa perdida~~
    Não tinha interesse na leitura, dai depois tive, mas dai vi que muitos dizem ser melhor o seriado dai fico na duvida, mas sua resenha esta perfeita, amo distopias é bem capaz de eu ler viu e se eu ler sua resenha será uma das culpadas kkk
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi, Carlos!
    Essa é uma das distopias que estou ansiosa pra começar.
    Eu ainda não li nem o primeiro, mas saber que o segundo não deixa nada a desejar e que pelo contrário, só sobe de nível, é muito bom.
    Achei muito legal essa mensagem passada pela autora, a ideia de nos fazer parar e pensar sobre tudo que temos e não valorizamos. Genial!
    Espero poder ler muito em breve.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  24. Nçao conhecia a autora nem os dois livros,mas a premissa me interessou muito,sendo ainda uma leitura fluida e gostosa,acho que preciso ler..

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  25. Tenho muita vontade de ler o livro e assistir a série (q já me falaram ser bem diferente do livro), e ver se é tão boa como falam.
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  26. Oii...
    Não tive ainda a oportunidade de ler essa série. Confesso que quando li as resenhas referente ao primeiro não me interessei muito, mas o segundo parece ser muito bom.
    Não é o tipo de livro que eu costumo ler... mas quem sabe?


    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir