02 março 2015

Resenha - Amy & Matthew

"Acho que vamos todos descobrir que não existe um único e grande teste ou maneira de nos validar no mundo. Existe apenas um longo e silencioso processo de descobrir nosso lugar nele." - Amy & Matthew

Título Original: Amy & Matthew
Título Nacional: Amy & Matthew
Ano de Lançamento: 2015
Número de Páginas: 336
Editora: Galera Record
Autor(a): Cammie McGovern
Sinopse: Amy e Matthew não se conheciam realmente. Não eram amigos. Matthew sabia quem ela era, claro, mas ele também sabia quem eram várias outras pessoas que não eram seus amigos.Amy tinha uma eterna fachada de felicidade estampada em seu rosto, mesmo tendo uma debilitante deficiência que restringe seus movimentos. Matthew nunca planejou contar a Amy o que pensava, mas depois que a diz para enxergar a realidade e parar de se enganar, ela percebe que é exatamente de alguém assim que precisa.À medida que passam mais tempo juntos, Amy descobre que Matthew também tem seus problemas e segredos, e decide tentar ajudá-lo da mesma forma que ele a ajudou.E quando a relação que começou como uma amizade se transforma em outra coisa que nenhum dos dois esperava (ou sabe definir), eles percebem que falam tudo um para o outro... exceto o que mais importa.

  Amy é uma garota um pouco diferente do habitual, ela sofreu paralisia cerebral e em decorrência disso metade do seu corpo é disfuncional, ou seja ela não controla-o muito. Matthew é aparentemente um garoto normal com algumas manias estranhas, tendências ao TOC (transtorno obsessivo compulsivo). O desejo de Amy no seu ultimo ano na escola é fazer verdadeiros amigos e é então que sua história se cruza com a de Matthew, a partir daí, dá se inicio a um dos melhores romances contemporâneo já escrito.

  Esse foi o primeiro livro lido da parceria com a editora Galera Record e posso dizer que comecei com chave de ouro. Não sei se vou conseguir descrever em palavras o quanto gostei desse livro, mas vou tentar ser o mais claro possível. Amy& Matthew é um livro com uma narrativa muito gostosa e prazerosa, escrita em terceira pessoa. A escrita da autora me conquistou já nas primeiras páginas e a história também me prendeu logo no inicio. Com um linguajar simples, as palavras usadas no livro são bem simples e muito atuais, o que deixa a história extremamente fluída e leve.


  A autora não te conquista apenas pela narrativa, mas em todos os aspectos do livro. Os personagens são incrivelmente cativantes e eu não pude deixar de em identificar com Matthew, confesso que cultivo algumas manias tendenciosas como ele, e em algumas passagens do livro ela conseguiu com que eu me tornasse tão próximo do personagens que me senti acolhido pela forma como ela o criou. Amy não fica para trás, apesar da sua deficiência a personalidade dela é bem marcante e forte, ao contrário do que muitos sick-lits apresentam por aí, esse é um livro bem inovador.

  Os personagens são tão profundos e bem construídos, os conflitos internos que cada um enfrentam e ainda assim seguem em frente, além do mais eles precisam passar por uma série de provações e autora conseguiu deixar a história cada vez mais real e isso faz dela cada vez mais interessante.

"Aprendi a não julgar as pessoas por suas limitações, mas pela maneira como avançam além delas" - Pág. 89

  A não imersão total na história é quase impossível, Amy & Matthew é aquele tipo de livro que mesmo quando você não está lendo, você está pensando nele e digerindo os fatos da história que é bem densa por sinal. Com a narrativa bem leve o livro se torna uma leitura rápida, uma vez que a história te prende tanto a ponto de não faz-lo parar de ler mais. E com tantos pontos positivos em algum ponto da história quando você acha que tudo vai se tronar apenas mais um romance a autora consegue te surpreender de uma maneira incrível e torna o livro ainda mais fascinante.


  Cammie McGovern soube trabalhar muito bem tanto os personagens principais quanto os secundários e tornou o eixo da história muito bom. O desenvolvimento do livro é um dos melhores, apesar de alguns pequenos "time skips" a história se desenvolve em um tempo perfeitamente balanceado, onde o equilíbrio entre o romance e os outros fatos que se desenrolam é exemplar. Alguma situações me deixaram totalmente atônito e é impossível não dar algumas gargalhadas durante a leitura. O enredo do livro não peca em momento algum e a autora demonstra exímia habilidade sobre o que escreve.

"Ele gostava dos livros e da sensação que vinha quando terminava de ler um deles, principalmente no desenrolar do verão." - Pág. 203

  O desfecho da trama se dá de uma forma bem inusitada, mas um pouco previsível, nada que atrapalhe no meu gosto pelo livro, afinal a autora para conseguir que o desfecho fosse da forma que foi, escreveu uma história cheia de reviravoltas, com personagens incrível, um desenvolvimento fantástico e ainda nada convencional.

  E depois de tantos atributos positivos o que ainda me deixa mais feliz é saber que a autora conseguiu passar, por meio deste livro espetacular, uma mensagem de superação e de igualdade que deveria ser seguida por todos nós em todos os momentos. A autora me fez pensar bastante sobre os temas e em alguns pontos ela parecia me entender e essa foi uma experiencia única e extasiante da qual não irei esquecer.


  Depois de tanto elogiar essa obra maravilhosa a nota não poderia ser diferente. Cammie conseguiu criar personagens cativantes e uma história de superação muito próxima do leitor, com mensagens muito bonitas e uma escrita super fluida. A edição do livro é muito boa, a Galera Record caprichou na capa minimalista e a diagramação é bem propicia a uma leitura rápida e fácil.  Amy & Matthew, apesar de ser considerado romance, sick-lit, é um livro que eu recomendo à todos, esse é uma história que deveria ser lida por todos e merece seu devido respeito.
As vezes "eu te amo" é mais difícil de dizer.


LIVRO CEDIDO PELA EDITORA GALERA RECORD
Você pode acessar o site da editora Galera Record clicando AQUI.
Você pode acessar o Facebook da editora Galera Record clicando AQUI.

FOTOS: Carlos Henrique

20 comentários:

  1. Oi Carlos!
    Quantos elogios, na verdade só vejo postagens totalmente positivos, falando como a obra mexe com o leitor!
    Espero logo conseguir ler! Parabéns pela resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Carlos!
    Quando bati o olho nesse livro, sabia que ia acabar me apaixonando! E, depois de ler sua resenha, tenho certeza de que estou dando mole ! Eu tb recebi o livro pela Galera, mas ainda não tinha tido coragem de ler... sério, fiquei com medo de ser mais do mesmo! Mas, dps da sua resenha, preciso conhecer esses dois.. um amor fora do comum, daqueles que nos faz suspirar, principalmente diante dos quadros das personagens!
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir
  3. Olá =)

    Quando vi essa capa achei bem parecida com "Elanor & Park", mas depois de algumas resenhas fiquei interessada em saber mais sobre o livro. Algumas pessoas disseram que gostaram mais desse do que o livro da Rainbow. E pela sua nota + resenha fiquei ainda mais curiosa para lê-lo. Ainda não li Eleanor & Park. Lista de desejados!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Carlos, tudo bem?

    Tenho visto bastante resenhas desse livro e isso me deixou curiosa para ler. Parece ser um romance muito bonito, com personagens bem construídos e que nos causam empatia. Achei interessante o que você disse sobre ter se identificado com o Matthew. E que bom que a narrativa da autora é fluida.

    A resenha está maravilhosa e adorei as fotos!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  5. Oi Carlos,

    É impressão minha ou esse livro de alguma forma me lembra Eleonor&Park, mesmo sendo romance as capas são bem parecidas, eu ando fugindo dos romances quero dar um tempo neles, mas nada que eu não me deixe com uma enorme vontade de ler esse livro, mas é que realmente eu quero deixar os romances de lado e me aventurar por outro lado da leitura.

    Mayla

    ResponderExcluir
  6. Oie, Carlos!
    Nossa, esse livro virou uma febre entre leitores e blogueiros, ne não? Todo mundo lendo e amando. Vejo que esse tipo de romance mais leve (no modo de escrita, mas nem sempre na temática) está fazendo bastante sucesso. Estou adorando as capas minimalistas que estão recebendo. Sei que se começar a ler romances, começarei por um desses livros, incluindo Eleanor & Park. A proposito, a autora é a mesma? Porque no título e na capa são tão parecidos!
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ❤

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carlos!
    Tudo bom?
    Li algumas resenhas desse livro, e confesso que fiquei dividida.
    Todos dizem que a história é muito boa, mas que no fim acabaram se decepcionando com a protagonista. E agora não sei se me arrisco e leio ou se deixo pra lá. Vou esperar mais um pouco.
    Mas pra você a leitura funcionou muito bem, pelo visto. Fico feliz!

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Carlos. Tudo bem?

    Eu lembro do lançamento de Amy & Matthew, mas é a primeira resenha que leio dela. Parece ser um livro emocionante, e que com certeza quero ler. Gosto de livros assim e depois de sua resenha fiquei bem animada para ler. Pelo que vi vou me emocionar com essa história.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  9. Sobre o livro, somente uma palavra: NECESSITO. Sem mais
    Cada resenha uma melhor que a outra, como não desejar?
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Carlos, tudo bem?
    Eu queria muito ler esse livro, mas confesso que depois de algumas resenhas, fiquei em dúvida. Mas como a leitura é muito pessoal, acho que terei que descobrir o que esse livro tem para me dizer. Sua resenha com certeza nos contagia e a história em si parece ser linda. Acho que vou dar uma chance para Amy & Matthew.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oii Carlos!

    Parabéns pela resenha!
    Eu quero muito ler esse livro e sua resenha só fez eu ficar com mais vontade ainda^^ Estou louca atras desse livro! A capa é muito linda e a sinopse me conquistou :3

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  12. Oii ainda nao tive a oportunidade de ler nada dessa autora, mas tenho muita vontade de mudar isso. Gostei muito da sua resenha e irei adicionar o livro na minha lista de desejados
    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Olá Carlos, esse livro parece ser realmente perfeito <3 Além de uma capa bem bonitinha ele tem personagens bem construídos e um enredo diferente.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  14. Olá... tudo bem??

    Vejo muitas opiniões diferentes com relação a este livro e a sua foi mais uma delas... eu tinha vontade de ler o livro, mas depois de saber o contexto desisti... não sei... não se tornou mais uma história atrativa pra mim... e olha que adoro um enredo cheio de dramas... ein... bom no fim se a história de contagiou e te trouxe reflexões está bem válido... Xero!

    ResponderExcluir
  15. EIS A MÁGICA DOS sick-lits te prende de uma certa forma que você fica o dia pensando na história o/
    Eu sempre vejo falarem muito bem desse livro,mas livros desse tipo para mim são um veneno, eu fico muito mal,então decidi que não iria ler livros desse gênero mais.
    Parabéns pela resenha Carlos,como sempre perfeita!
    Beijos Pão de Queijo.
    www.vontadeler.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, Carlos! Que resenha incrível, parabéns! Eu, que já estava louca para ler o livro, agora estou ainda mais. Deve ser muito lindo, super emocionante. Adoro histórias assim e quero muito conhecer Amy e Matthew. Depois de tantos elogios, com certeza lerei. Bom saber também o quão envolvente a obra é. Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Carlos,
    Que resenha hein, sempre que via esse livro nos blogs ficava pensando deve ser uma leitura muito boa, quando comecei a ler as resenha comecei a percebe que estava certa, realmente um livro pra de envolvente e emocionante, com toda certeza uma ótima dica e já está na minha listinha..
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito do livro também, as personagens são mesmo bem trabalhadas e cativantes, não tem como a gente não se envolver com a história. A narrativa da autora é muito boa e é complicado interromper a leitura. Quem não tem um pouco de TOC, não é mesmo? Gostei muito de saber mais sobre a doença, conhecia muito superficialmente, e foi bem legal aprender mais a respeito através do Matthew.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  19. Tenho lido muita coisa positiva sobre esse livro.
    Adoro quando a abordagem tem enfoque em temas diferentes.
    Espero poder ler em breve.

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Acho a capa desse livro simples, mas bonita.
    Adorei a sua resenha e vejo que vou amar a história.
    Assim que tiver oportunidade, vou ler o livro.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir