28 fevereiro 2015

Resenha - The 100

"Todos nós fizemos coisas das quais não temos orgulho" - The 100





Título Original:
The 100
Título Nacional: The 100
Ano de Lançamento: 2014
Número de Páginas: 288
Editora: Galera Record
Autor(a): Kass Morgan
Gênero: Distopia, Ficção Científica
Sinopse: Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.

 
   Em um futuro pós apocalíptico o planeta Terra como nós conhecemos é inabitável, resultado de uma guerra de bombas nucleares o lugar é, até então um perigo para os sobreviventes. Alguns humanos que conseguiram escapar a tempo se refugiaram no único lugar que lhes oferecia proteção, o espaço. É em um uma nave espacial onde a raça                continua a existir e prosperar durante alguns séculos, até que uma crise interna assola os        habitantes.

  Na nave as leis são muito rígidas e qualquer deslize é considerado crime e aos 18 anos você  tem duas opções: ou é perdoado pelo seu crime ou executado. O livro se desenrola a partir do momento em que 100 adolescentes considerados "criminosos" são enviados a Terra para que possam analisar, com cobaias, se o lugar já é habitável novamente, uma vez que a nave está morrendo e não resta muito tempo.

"Não acho que exista alguma coisa que seja imperdoável - Falou com voz baixa - Não se tiver sido feita pelos motivos certos" - Pág. 145


  É inevitável depois de assistir a todos os episódios da série não criar alguma expectativa para o livro, afinal são histórias que deveriam ser semelhantes, porém não é isso que acontece e por mais que o livro não tenha a mesma história que a série, a trama é tão boa quanto e conseguiu me surpreender em várias partes, por isso nunca subestimem um livro.

  A narrativa em terceira pessoa é focada em quatro personagens principais: Clarke, Bellamy, Wells e Glass. Com uma escrita leve e bem fluida a autora me surpreendeu com o rumo que a história tomou. Com um vocabulário bem simples e objetivo a história se desenvolve em torno dos quatro personagens principais, alternando em capítulos para cada um e com alguns flashbacks explicativos.

"Esse era o problema dos segredos - você tinha que carrega-los consigo para sempre, independentemente do custo." Pág. 207

  A construção dos personagens é muito interessante, uma vez que a autora os desenvolveu lentamente explorando os acontecimentos do passado de cada um e assim traçando a história deles. Os flashbacks nos ajudam a entender o passado dos personagens e em muitas vezes eles são as partes pela qual você mais anseia. Cada um carrega consigo um segredo, afinal eles são considerados criminosos e por mais que sejam pessoas boas, algum fato desencadeou sua prisão.


  Um fato muito interessante do livro é a maneira como Kass Morgan desenvolveu quatro histórias diferentes e foi entrelaçando-as em várias partes da obra de uma maneira bem natural e a revelação dos segredos de cada um foi sem dúvida algo surpreendente. A trama é bem envolvente e te prende bastante, esse é um livro que te faz querer cada vez mais.

  O desenvolvimento da história é bem tranquilo e muito gostoso de se ler, cada capitulo deixa um gancho que engata o próximo e isso faz a leitura se tornar bem rápida. A ação está presente em quase todo o livro e as descrições da altora são incríveis, ela consegue ser bem objetiva sem florear demais e sem descrever de menos. O romance é presente no livro, mas é bem leve e se torna agradável, ele se dá de uma forma bem espontânea e contribuí para o desenvolvimento da história.

"Não importava se eles tinham encontrado os medicamentos desaparecidos. Não havia droga forte o suficiente para curar um coração partido." Pág. 165

  A mitologia e o universo que a autora criou são pontos positivos do livro e algo que tem muito potêncial e pode ser bem explorado. A alternância entre o que acontece na Terra e o que acontece na nave deixa o livro bem instigante. The 100 conta com algumas passagens incríveis, frases maravilhosas e que tem algo a nos passar. Além disso a crítica social presente no livro (distopias cumprindo o seu papel na literatura) é simplesmente fenomenal, mesmo no espaço a hierarquia e a corrupção não deixam de existir e é claro as desigualdades sociais também não e esse é um ponto que a obra não peca.


  The 100 escrito por Kass Morgan leva 5 estrelas por ser um livro altamente vicioso, com uma escrita leve e muito envolvente e uma história muito bem construída e surpreendente. Com personagens peculiares e uma forma de escrita bem gostosa a autora consegue te conquistar e enquanto você não acaba o livro, não para de pensar nele. A capa é bem chamativa e muito bonita e a edição é muito boa por sinal. Com uma crítica social muito bem trabalhada esse é um livro recomendado a todos os amantes de distopias e ficção científica. 


Você pode acessar o site da editora Galera Record clicando AQUI.
Você pode acessar o Facebook da editora Galera Record clicando AQUI.

FOTOS: Carlos Henrique

28 comentários:

  1. Quando o livro fica assim todo marcadinho, já sei que é incrível!
    Adoro distopias, principalmente quando estão realacionadas com ciencia e tal...
    The 100 realmente tem tudo pra me prender!
    Adoro esses livros viciantes e com críticas
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Estou LOUCA nesse livro.
    E também marco a maioria dos meus livros <3 me identifiquei hahaha

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    A trama parece ter sido bem construída!
    Só a sua resenha já me instigou e com certeza entrou para a minha wishlist =)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Ai, eu amo distopias, Carlos! Eu vi um teaser do seriado, mas estou me segurando pra ver, quero ler o livro primeiro!! Adorei a resenha, me deixou com mais vontade de ler ainda!! E ameeei o nome do blog, muito show!

    Você já leu Legend? Distopia também [vc deve saber haha], enfim, curiosidade, pq achei bem legal, queria uma opinião a mais! Fiz uma resenha pra ele que vou colocar em abril no meu canal, mas não estou achando muitas opiniões sobre o livro hehe

    Beijo!
    http://youtube.com/EntreLinhas

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito fã de ficção científica.. simplesmente não me desce! De qualquer forma, você concorda comigo que as edições dos livros da Record são lindas?? Ganhei dois da editora e me apaixonei!

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é bem ame ou odeie, uns falam que o livro é bom, mas alguns preferem a série, fico em duvida. Mas sua resenha mesmo sendo otima, não me ganhou, desde quando a editora lançou não tive vontade de ler.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Ainda não li esse livro, porém acompanho a série de TV e amo ♥ Sei que várias coisas são diferentes do livro, mas ainda assim adoro. Estou bastante curiosa para conhecer a obra literária, porém acho que vou esperar até os outros livros lançarem.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ola!Eu tentei ver a serie mas não deu, não consegui me concentrar, talvez com o livro possa ser diferente até porque eu gosto da ideia de ter que repovoar a terra que é um lugar inóspito, pretendo conferir a obra.
    BEIJOSSsss...

    sonhos de leitor

    ResponderExcluir
  9. Oii Carlos!

    Amei a resenha! Não li esse livro ainda, mas fiquei com muita vontade de ler!Com certeza irei adorar esse livro :33
    Amei a capa e a sinopse é maravilhosa <3 Que bom que você gostou do livro e tenho certeza que eu ia amar também!

    Beijos, Amanda
    www.facebook.com/coisadeleitor135

    ResponderExcluir
  10. Olá tudo bem?
    Não conheci a série nem o livro, mas fiquei bem interessada. Interessante perceber que mesmo sendo estórias diferentes, ambos são bons e se a trama prende o leitor, melhor ainda. Bjus!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tenho bastante curiosidade por essa trama, mas acho que primeiro vou assistir a série, mesmo sabendo q está bem diferente ;)
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  12. Oba, sugestão de distopia! Adoro!
    Com certeza, entrou para minha lista de livros que quero ler. Obrigada pela dica!
    Recentemente, falei sobre "Admirável Mundo Novo", acho que o livro-pai (mãe?) das boas distopias. Fazia tempo que vinha procurando alguma outra.

    Bjs,
    Ruh Dias
    perplexidadesilencio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!!

    Eu não tenho muita curiosidade em ler essa distopia mesmo vendo varios elogios para ela. Não curto muito o genero e não me sinto atraida sabe?
    O Que eu mais gosto nesses livros é o fato de ter uma critica aos dias atuais é ótimo.

    Enfim, gostei da resenha


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Toda vez que vejo resenhas desse livro, minha vontade de ler só aumenta. Eu adoro livros distópicos e a premissa de The 100 é muito instigante. Parece ser uma obra bem escrita e interessante. Quero ler logo os dois livros da série que já foram lançados pela Galera.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Carlos,
    Gosto de ficção científica desde que me entendo por gente, e com as distopias (algo muito usado atualmente) é utilizado um novo nicho que me agrada bastante, No caso deste livro eu fiquei muito curioso em saber como a autora conseguiu colocar toda a trama e apresentar o sistema na nave, bem como a terra para os escolhidos.
    ótima resenha.
    um abraço,

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oiiii
    Eu tenho uma enorme vontade de ler esse livro... a premissa da história é bem interessante... enviar 100 prisioneiros como cobaia para ver se a terra está habitável é demais... quando se trata de distopia então nem se fala haha... claro que eu quero ler esse livro assim que tiver a oportunidade... Xero!

    ResponderExcluir
  17. Ola Carlos adoro quando existem histórias paralelas e elas se entrelaçam,gostei da premissa do livro e sua resenha ficou ótima . Adoro distopia e os autores estão se superando em ótimos livros. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Carlos, tudo bem?
    Sua resenha ficou ótima, me deixou bem empolgada com essa leitura. Eu já conhecia o livro e não vejo a hora de ler. Eu fiquei aqui desconfiada quando você disse que eles eram criminosos. Geralmente, em livros com essa temática, o criminoso é o sistema. Mas se você disse que eles fizeram alguma coisa, então, eu quero saber o que foi, risos... O que será que irá acontecer com eles na Terra? Estão sendo vigiados pelos os que os mandaram para lá? Ih, já estou criando minha própria história, é melhor pegar logo o livro, risos...
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Carlos!
    Eu adoro distopia, mas esta particularmente não me chamou atenção. Acho que o burburinho todo e a excessiva comparação do livro com a série meio que me desanimou. As opiniões que li foram bem divididas. Algumas pessoas, como vc, gostaram bastante do livro, mas outras acharam sem graça, talvez porque tinham o enredo da série com referência. Enfim, não me animo muito não.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  20. The 100 <3
    Curti muito essa leitura, a construção da mitologia é perfeita, mas senti falta da ação sabe. Assisti a série primeiro, e não tem como não comparar. Mas ambos são bons. Minha personagem favorita foi a Glass. Estou anciona por Dia 21 para descobrir o que irá acontecer com ela.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  21. Amei o jeito que o livro foi construído, com essa estrutura dos flashbacks. Eu realmente ansiava por eles para conhecer e entender melhor os personagens. Não vi a série ainda, mas curti demais a história do livro. Amo distopia, misturada com ficção científica então, fica melhor ainda! Adorei esse livro e a continuação também!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  22. Carlos! Eu assisto a série de tv, não li o livro, apesar de ficar curiosa, acho que vou ficar com a série mesmo, e falam que é bem diferente tmbm! Ótima resenha e espero que goste dos próximos! Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oii
    Confesso que não sou muito fã de ficção científica :/
    Mas pela sua resenha esse livro parece ser muito bom... já ouvi falar muito sobre ele por aqui e quem sabe quando eu quiser ler algo diferente nao recorra a ele?


    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
  24. Olá! Tudo bem?
    Eu sou apaixonada pela série de Tv The 100, a pouco tempo eu soube que ele foi baseado em um livro e fiquei bastante interessada em ler, porém ainda não tive a oportunidade. Todas as críticas que li sobre ele foram boas, inclusive a sua, fiquei ainda mais interessada por ler. Parabéns pela resenha! Gostei muito! :)

    Luz e literatura!
    Beijos

    https://cantaremverso.wordpress.com/2015/03/17/resenhas-a-arma-escarlate/

    ResponderExcluir
  25. Vou te falar que eu também ADOREI esse livro. A distopia é muito boa e eu fiquei babando. Não vi a série de TV porque, pelo que li, é totalmente diferente do livro. Prefiro ficar com o livro mesmo *0*

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  26. Se o livro segue a mesma linha da série, mesmo com histórias diferentes, é claro que vou adorar lê-lo!
    Assisti todos os episódios da primeira e segunda temporadas de The 100 e realmente a pegada dessa história é sinistra, muito legal mesmo!

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá!!

    Acredita que não conheço a série? Eu acabo me dedicando demais à leitura, e não sobra muito tempo para séries... e sou muito "caxias"... se começar, vou querer ir até o final e já viu para onde vai o tempo! hahahaha

    Mas uma coisa me deixou curiosa, o fato de o autor entrelaçar 4 histórias diferentes, de forma bem feita.... a série não digo, mas o livro? Ah, este eu vou querer ler!! :D

    Beijos

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oh Deus mais uma distopia? Assim meu pobre coração de leitora viciada não aguenta rsrs
    Não conheço a Série mas claro que fiquei tentada a conhecer e ter meu exemplar do livro <3
    A capa é bem linda, desejando muitíssimo!
    Adorei a dica e as fotos tb!
    Beijos!
    www.aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir