11 setembro 2014

Comentário do filme - Como Treinar Seu Dragão 2

Sabe aquela história divertida, recheada de ação e reviravoltas, surpreendente e ao mesmo tempo emocionante? Não se engane por ser um filme infantil, mas Como Treinar seu Dragão 2 tem tudo isso a oferecer e um pouco mais.

Duração:
1h43min
Dirigido por: Dean DeBlois
Com: Jay Baruchel, Cate Blanchett, Gerard Butler
Gênero: Animação , Aventura , Infantil
Nacionalidade: EUA
Sinopse: Cinco anos após convencer os habitantes de seu vilarejo que os dragões não devem ser combatidos, Soluço (voz de Jay Baruchel) convive com seu dragão Fúria da Noite, e estes animais integraram pacificamente a rotina dos moradores da ilha de Berk. Entre viagens pelos céus e corridas de dragões, Soluço descobre uma caverna secreta, onde centenas de novos dragões vivem. O local é protegido por Valka (voz de Cate Blanchett), mãe de Soluço, que foi afastada do filho quando ele ainda era um bebê. Juntos, eles precisarão proteger o mundo que conhecem do perigoso Drago Bludvist (Djimon Hounson), que deseja controlar todos os dragões existentes.

  Como Treinar o Seu Dragão é sem sombra de dúvidas uma das maiores franquias da Dreamworks. Neste segundo filme da série, continuamos com Soluço e Banguela, 5 anos após o primeiro filme. A amizade deles continua forte e agora mais do que nunca eles podem explorar o mundo a sua maneira. Todos da vila de Berk tem seu próprio dragão e vivem em harmonia com eles cultivando relações de amizade e carinho, uma vez que os dragões eram os antigos rivais dos vikings.O que desencadeia os acontecimentos desse filme é a descoberta de um Santuário dos Dragões e uma nova domadora, que mais tarde nos é apresentada como a mãe do Soluço, Valka. Com o surgimento de um novo vilão a trama se completa e a partir daí o filme se desenrola.


  Como era de se esperar a Dreamworks trabalhou muito bem na parte gráfica do filme, os personagens cresceram e é notável o desenvolvimento na aparência de cada um, assim como os vestuários e os novos dragões foram muito bem projetados, as cores ficaram muito interessantes e bem aplicadas em cada dragão, dando uma sensação muito agradável ao assistir o filme.
 
  Leve, divertido, com uma pitada de romance o filme nos conquista de cara com uma cena muito boa e dinâmica. Após 5 anos os persoangens não se desenvolveram apenas na aparência, mas também evoluiram de outras formas, e uma delas é a maturidade, Soluço já mostra alguns sinais de romance com Astrid e tudo isso se dá com muita simplicidade é um romance bem leve e muito bonito por sinal.

  O filme apesar de ser infantil trata de alguns temas bem interessantes, como a deficiência, após o primeiro filme Soluço perde uma perna e agora ele deve conviver com a sua perna mêcanica e enfrentar as dificuldades da perda de um membro, claro que isso não é tratado de uma forma maçante no filme, muito pelo contrário é tratado de uma forma bem simples porém bem densa, e levando em consideração o publico alvo do filme tudo é feito com muita sutileza.
 

  Temos como foco também nesse filme a família, com o encontro da mãe Soluço agora tem toda a família reunida e tudo é explicado, como ela sumiu, porque ela se foi e tudo mais. Porém Como Treinar o Seu Dragão 2 deixa de ser uma mero filme infantil quando trata de um tema tão forte para as crianças, a morte. Existe uma cena bem dolorosa e muito surpreendente que foge totalmente a dinâmica dos filmes infantis. A Dreamworks já usou esse jogada em Shrek 2, quando eles decidiram explorar um pouco da família da Fiona e novamente eles usaram em Como Treinar Seu Dragão 2.

 Com um novo inimigo a frente, novas batalhas são travadas e as cenas de ação são um ponto forte do filme, todas muito bem produzidas elevam o longa a outro patamar dos filmes infantis. É incrível como o filme nos passa mensagens de amizade, sacrifício e superação e tudo isso com um toque muito agradável de humor. Depois de tanto elogiar o filme a nota não poderia ser outra.


 

  Como Treinar Seu Dragão 2 é digno de 5 estrelas, com um roteiro bem escrito e um desenvolvimento incrivelmente balanceado o filme te conquista de várias formas, seja pelas lições que ele passa ou até mesmo pelos personagens, os novos dragões e a superação que se tornou uma incrível amizade entre humanos e dragões. Com gráficos muito bons, os novos designs de personagens tanto humanos quanto dos dragões não deixam a desejar. O filme balanceia muito bem o humor da ação e sabe a hora certa de ser emocionante. Recomendo esse filme a todos e digo, não subestimem o que essa obra tem a oferecer.


27 comentários:

  1. Oii. Ahh, gostei tanto do primeiro filme. O segundo eu ainda não assisti, mas já estou na espera. Gosto desse tipo de filme (desenho), tem sempre humor, e até o drama é mais leve.

    =D
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do primeiro. O segundo ainda não tive oportunidade de assistir.. Espero que seja tão bom quanto o outro! Parabéns pelo texto :)

    http://www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não sou muito de filmes, prefiro ler. Mas nem sempre dá né? Com o namo principalmente, 0% de chances de lermos um livro rsrs gostei do filme, ainda não vi o 1 então vou esperar para ver o 2, oportunidades não faltarão! Ah, seu blog é lindo <3

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tive a oportunidade de assistir aos filmes, nem ler os livros, mas pelo que falam parece ser uma história fantástica. O pouco que vi do filme, achei o desenho incrível e muito bem feito, parece uma animação de ótima qualidade.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oii tudo bem?
    Gostei bastante do primeiro filme, ainda quero assistir esse filme, Banguela sempre uma fofuuura <3 haha gostei de sua opinião ;)
    Beijos - Doce Literário (tem post novo)
    http://doceliterario.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Adoro essas animações, me perco assistindo e curtindo com meus filhos. Amei tanto o primeiro filme e estou mega ansiosa pra assistir esse também. Ainda mais depois dessa resenha, adorei.
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse filme é lindo, uma fofura e ao mesmo tempo emocionante rs
    Seguindo seu blog <3
    https://www.facebook.com/pages/Jovens-Leitores/191145397757372

    ResponderExcluir
  8. Olá Carlos,
    ainda nao tive a oportunidade de assistir a esse filme, mas o farei com certeza e espero que seja em breve. O primeiro filme é um dos melhores que assisti e espero que a continuação continue com a mesma pegada.
    um abraço,

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiii,

    Eu ainda não assisti o 2 :( Mas o primeiro foi uma fofura. Gostei do seu ponto de vista :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Carlos, tudo bem?
    Eu adoro dragões, não sei se já sabe dessa minha paixão. Na verdade, adoro dragões, piratas e vampiros, mistura bem estranha não é mesmo??? Risos...
    Eu tenho alguns livros dessa coleção, que eu ganhei, mas nunca li, até porque não estão na sequência, uma pena.
    O filme parece ser lindo, cheio de mensagens para as crianças e a fotografia está perfeita mesmo!!!!! Uma ótima dica para o dia das crianças.
    Quem sabe eu não aproveito e vejo também?
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu tb amei esse filme. Quando vi o primeiro, fiquei meio chateada porque não batia com o livro, mas deixei pra lá e curti como se fosse outra história.
    Adorei a evolução e amadurecimento dos personagens e das imagens. Também curti o enredo e esse reaparecimento da mãe. Em relação a tratar a morte com crianças, é triste, mas é a realidade de muitas, até uma forma de prepará-las pra isso.
    Com os tantos livros da série, tomara que não falte inspiração pra outros filmes.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Ola Carlos ainda não consegui assistir nenhum dos dois, estou perdendo grandes filmes eu sei só vejo elogios aos dois filmes, tentarei assistir esse fds com pimpolhos . Adoro desenhos e esse com esse lindo dragão sei que vou adorar . abraços

    ResponderExcluir
  13. Oi Carlos,
    Quero muito ver esse filme, e sua resenha me deixou ainda mais curioso!
    O post ficou bem bacana.

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá

    Ainda não assisti o filme, mas está desde que fora lançado na minha "pequena" lista de filmes pra ver. Confesso que estou com as expectativas muito baixas com relação a este filme. Vi críticas tanto positivas quanto negativas a respeito do longa e as negativas eram de críticos que eu geralmente sigo. Espero gostar do filme mesmo assim. Gostei da sua crítica, principalmente porque ela me deu mais esperanças com relação ao filme.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  15. Ahh gente, será que só eu não conheço o banguela e o soluço?!
    Acho eles uma graça, mas nunca assisti aos filmes e nem li os livros.
    Gostei dos seus apontamentos sobre o filme. Apesar de ser infantil, muito adultos assistem e esse amadurecimento dos personagens com certeza foi notado por eles. Vi o trailler na época do lançamento e realmente as cores ficaram lindas. Bem vibrantes e coerentes.
    Espero poder assistir logo <3

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi Carlos, tudo bem? Ainda não assisti ao primeiro filme, mas tenho muita vontade. Adoro animações, e apesar de serem feitas para o público infantil, é maravilhoso para qualquer idade. A parte gráfica do filme está incrível e que legal abordar temas mais densos.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  17. Oi.

    Ainda não vi o filme, mas ja assistir alguns desenhos na tv e me parece ótimo

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Carlos, adoro animações mas ainda não tive a oportunidade de assistir esse filme. A história parece muito interessante e é super importante que as crianças reflitam sobre os assuntos abordados durante o filme.
    Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  19. Ah, amei saber que o filme ainda é emocionante!! Amo dragões e morro de vontade de conhecer o Banguela, mas preciso ver o primeiro filme antes. Os livros já desisti de ler. Fico feliz por saber que o filme conquista de várias formas!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Não assisti a nenhum filme e nem li os livros, portanto fico meio por fora do que se trata! Gostaria de assistir em algum momento porque achei as cores bem vibrantes e chamativas.
    Espero conseguir ver e perceber esse amadurecimento das personagens conforme foi dito! :)

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá! Tudo bom?
    Lembro como se fosse ontem quando fui assistir no cinema esse filme! Os dois me fazem chorar como se eu fosse criança, tenho certeza que é a trilha sonora, porque é MARAVILHOSA! Os cenários, a riqueza de detalhes, as amizades que são feitas, tudo nessa história é linda. Queria um Banguela pra mim, aonde eu acho um? Imagina, você poder voar, e ter um companheiro inseparável!
    Seu post me deu vontade de assistir o filme, e é acho que isso que vou fazer, mas apenas o primeiro, porque o 2 não achei em lugar algum pra assistir! Parabéns pelo post, deixou meu dia feliz! <3

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  22. Olá Carlos,
    nossa eu lembro de ter assistido ao primeiro filme e ter amado de coração ele. Agora vem você e fala da magnitude deste segundo filme.
    Quero tanto assistir, ainda mais você falando dos ensinamentos, que muitos dos animes/desenho vem trazendo em suas historias. O que é ótimo para a criançada, uma forma divertida e interessante de repassar.
    Serio, depois desta critica impossível não querer assistir neste exato momento.
    Amei a postagem,amei sobre o que você falou sobre o filme. Finalmente vou poder rever o meu dragão favorito Banguela <3

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  23. Oieee, eu conheci a série Como Treinar seu Dragão através dos livros, quando peguei o primeiro livro para ler fiquei encantado com o mesmo e li a história em poucos minutos, com um toque juvenil recheado de ação e aventura a série já tinha me conquistado. Depois assisti ao primeiro filme e passei a gostar mais ainda kkkkk, enfim, virei fã da série, tanto dos livros quanto dos filmes. Ainda não consegui assistir ao segundo filme, espero assistir assim que tiver a oportunidade rs, Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Assisti ao filme e a perda, a morte, para mim foi horrível. Não li os livros, mas sou apaixonada pelo filme.

    ResponderExcluir
  25. Oi Carlosssssssss!
    Eu assisti o um e achei super fofo, adoro animações assim, sempre assisto, quero logo ver o segundo!
    Parabéns pelo comentário!
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi Carlos,

    Amei esta dica, não assisti ao primeiro filme e não conhecia, pois não sou de ir muito ao cinema, mas com certeza me conquistou com sua análise "Leve, divertido, com uma pitada de romance o filme nos conquista de cara com uma cena muito boa e dinâmica." E ainda trata de família e gosto de dragões "fofos" rs. É um a dica muito legal para eu assistir com meus muitos sobrinhos, adoro fazer bagunça com eles e o momento que antecede o filme é ideal. rs.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Como treinar seu dragão esta na minha lista infantil, sqn, pq os dois filmes possuem cenas que me chocaram! Eu, 25 anos nas costas, n acreditei no primeiro filme q ele perdeu a perna, e nesse segundo, acho que estava no cinema lotado de criança, e eu quase em prantos aheuhuaeea! Mas ainda assim, achei o filme mto bom tb! O cenário dos dragões, a mãe dele muito maneira, até as cenas de romance, ficaram na dose certa para dar leveza ao filme!! Trabalho mto bem feito! Considerando que a tendencia é piorar do primeiro para o segundo filme, a empresa esta quebrando esse tabu! =D

    ResponderExcluir