26 junho 2014

Comentário do filme - A Culpa é das Estrelas

Um turbilhão de sentimentos virão à tona no momento em que você começar assistir A Culpa é das Estrelas. Humor, drama, romance e temas polêmicos foram perfeitamente balanceados em uma das melhores adaptações cinematográfica já produzida. A Culpa é das Estrelas é o filme perfeito para nos mostrar conflitos jovens com um toque de humor sarcástico e personagens cativantes.

Duração: 2h5min
Dirigido por: Josh Boone
Com: Shailene Woodley, Ansel Elgort, Nat Wolff
Gênero: Romance , DramaNacionalidade: EUA
Sinopse: Diagnosticada com câncer, a adolescente Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão. Lá, conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), um rapaz que também sofre com câncer. Os dois possuem visões muito diferentes de suas doenças: Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo. Apesar das diferenças, eles se apaixonam. Juntos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimistas e fortes um para o outro.

  Considerado melhor livro na categoria ficção em 2012 A Culpa é das Estrelas não poderia deixar de ter uma adaptação literária digna. Com a recente "chuva" de adaptações literárias surgindo, o anúncio do lançamento do filme causou um pouco de apreensão, já que trata de temas polêmicos, porém bem realistas na nossa sociedade atual. O filme supera todas as expectativas e é repleto de surpresas em relação a história e aos personagens.

  A história do filme segue bem fiel ao livro em quase todos os momentos. O diretor conseguiu deixar todos os elementos importantes do livro bem retratados no filme transmitindo toda alma do livro e seus sentimentos para a tela de uma forma esplêndida e muito bonita. O desenvolvimento do filme é incrivelmente balanceado, o diretor conseguiu dar a cada cena um tempo necessário para não deixar nada a desejar, o passar dos acontecimentos é tão natural e não se preocupe com a duração, pois você assiste todo o filme tranquilamente e nem se da conta de quanto tempo já passou. "A Culpa é das Estrelas é uma das raras produções adaptadas de uma obra literária que não parece corrida demais, sedenta para incluir o máximo de reviravoltas possível.- Bruno Carmelo"

  Por ser um romance dramático espera-se um conteúdo apelativo que te faça chorar do inicio ao fim, mas ao contrário disso o filme não usa desses artifícios para fazer principalmente os leitores chorarem do inicio ao fim,o simples fato de ver uma história tão real e ao mesmo tempo tão bonita nas telas já é o suficiente para te fazer derramar algumas lágrimas. A produção do filme foi muito bem feita e toda emoção que ele nos transmite é sem dúvida um dos pontos mais positivos. O filme nos mostra de maneira mais real possível, todos os conflitos adolescentes e todos os conflitos ocasionados pelo câncer, assim como a vida de uma pessoa que carrega consigo essa doença ou suas sequelas, sem usar esses conflitos de maneira monótona.


  Os cenários do filme são os mais belos possíveis e quando eu digo isso quero dizer todos os cenários. Quem não gostaria de ter um quarto como o da Hazel ou do Gus? Eles me pareceram ser tão aconchegantes e convidativos. O lugar ao ar livre onde eles realizam os piqueniques também é muito bonito e não podemos esquecer de Amsterdã. As cenas gravadas lá ficaram lindas, o ambiente deu toda uma emoção a mais ao filme, e mais uma vez foi tudo muito bem executado.

  O talento dos autores fica evidente em todo o filme e se você tinha tinha alguma duvida da atuação desses dois atores jovens Ansel Elgort (Augustus Waters) e Shaylene Woodley (Hazel Grace), pode deixar tudo para trás porque a atuação deles no filme é simplesmente gênial, cada um desempenha o seu papel da melhor maneira possível encarnado completamente o personagem. O papel de personagem principal pareceu criado especificadamente para ela. Tudo se encaixou bem, o físico, o cabelo, o rosto e claro a atuação perfeita, assim como o Augustus que mesmo não tendo as características físicas que eu imaginava se tornou o Gus que todos nós esperávamos.

  Outros personagens que se destacam são Isaac, Peter Van Houten e Lidewij. Uma grande surpresa para os fãs foi a escolha do ator que interpretou o Peter, quase ninguém o imaginava daquela forma porém isso não o impediu de desempenhar o seu papel da melhor maneira possível. Destaque para a atriz que interpretou Lidewij, que atriz fantástica e ao mesmo tempo estonteantemente linda . Eu não a imaginava daquela forma, mas ela é na minha opinião a personagem mais bonita do filme, ruiva e muito simpática me conquistou desde sua primeira cena.

  Autopiedade e depreciação não são características que definem os personagens principais, eles são totalmente o contrário do que se espera e um paciente com câncer em fase terminal, com as suas filosofias de vida e metáforas muito bem desenvolvidas eles fazem piadas todo tempo usando como elemento principal a sua doença o que dá um toque de humor ao filme e ainda mostra que é possível viver uma vida feliz e amável mesmo estando em tal situação.


  A trilha sonora do filme é muito boa e ela está presente em todos os momentos onde é necessária, foi muito bem distribuída durante as cenas e as músicas em si já são muito boas. As quotes mais marcantes do livro são todas conservadas no filme e isso já prova por si o quão fiel o filme é. Houve uma alteração no final, que é totalmente compreensível e aceitável, mas não se preocupe a alteração é bem leve e não vai ter nenhum efeito no entendimento final do filme.

  Todos os questionamentos presentes no livro continuam fortemente presentes no filme isso faz com que todas as lições que o livro nos passa, assim como todos os questionamentos existências e as maneiras diferentes de ver a vida estejam presentes no filme, o que o torna mais interessante. Ainda assim A Culpa é das estrelas é um dos romances atuais acima da média esperada pelo público. A emoção é um dos sentimentos mais presentes durante a sessão e as lágrimas muitas vezes não podem ser contidas.


  Depois de tanto elogiar o filme não poderia ter outra nota se não 5 estrelas. Um romance fora dos padrões habituais muito bem adaptado para o cinema com toda sua essência e emoção. A Culpa é das Estrelas é uma das melhores adaptações do ano, o filme não nos priva de nada e mostra como os detalhes podem fazer a diferença. O romance é tratado de uma maneira muito bela e natural e captura toda a paixão de dois adolescentes apaixonados não só um pelo outro mas pela vida.

  Todas as lições são conservadas e todos os ensinamentos que o livro nos traz podem ser absorvidos pelo filme também. Com atores carismáticos e muito talentosos, o diretor conseguiu desenvolver perfeitamente o filme criando humor nos momentos necessários e passando todos os sentimentos possíveis para o publico. Recomendo a leitura do livro para quem ainda não a fez. 

28 comentários:

  1. Também achei o filme bem fiel, até demais, ao livro. A trilha sonora casou perfeitamente com todas as passagens e deixou o livro emocionante nos momentos certos.
    Acho que foi uma das adaptações que mais gostei. rs

    Adore seu comentário (ou seria resenha?)

    Até mais ver,
    Pedro
    http://decaranasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. O filme foi fiel, ate agora nenhuma adaptação conseguiu ser pior que percy jackson.
    Tenho que falar que não gostei do Ansel como augustus, ele interpretou muito bem, e foi isso que salvou o filme, mas na minha opinião ele não é o GUS fisicamente e preferia que fosse aquele outro ator de olhos azuis.
    Achei bem legal quando eles colocaram aqueles balõezinhos com os torpedos, o filme todo é muito fofo e vale a pena assistir.

    ResponderExcluir
  3. Oi querido, adorei o seu blog e não to te seguindo por seguir e sim pq adoro os assuntos que vc aborda e gostei muito da sua resenha do filme, já li o livro que ganhei do meu marido, e vou assisti o filme essa semana, adoro animes, seriados americanos fazem parte da minha vida rsrsrs, então pode crer que virei aqui mais vezes, beijos te seguindo. http://angelimcosmeticos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse filme é chorante, só digo isso D: Assisti 3 vezes e ainda não foi suficiente.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  5. Acéde, é minha paixão, li o livro e quando soube que iria virar filme fiquei muito feliz, só que com ressentimento de decepcionar(Típico das adaptações), mas pelo contrário, o filme foi muito fiel ao livro, um dos mais fieis! Simplesmente lindo livro....lindo filme! Fantástico!

    escritoraporumacaso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei do post, parabéns você escreve muito bem, sobre ACEDE, o que falar né?! É perfeito tanto o livro, quanto o filme, chorei rios, mas ta valendo ;D
    Beijos.
    http://guardiaodehistoriass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olha. Sinceramente eu não achei o filme tudo isso. Fui com uma “amiga” minha e foi uma noite sensacional. Porém, como dizem, nem sempre é possível ter tudo o que quer. Acho que a morte do August foi inesperada e má contextualizada.
    Sabe? Você vê um cara forte e ele morre de uma vez. Achei um pouco forçado. Não li o livro, logo não posso dar uma opinião a respeito disso. Mas no geral, é um filme bom. Ideia legal de curtir a vida e a metáfora do cigarro é sensacional.
    Excelente texto. Continue firme no blog!

    http://menteabertardt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiiiiiiiiiiiii
    Ainda não vi o filme. Estou meio sem tempo com duas crianças em casa sendo o mais novo um bebê mas tenho muita vontade.
    Conheço pessoas que viram e simplesmente sairam aos prantos do filme. Medo de acontecer comigo!

    Bjocas

    ResponderExcluir
  9. E se eu contar que não posso ler aqui porque AINDA não li o livro, você me perdoa? kkkk
    Falando sério, houve tantos comentários sobre o livro e agora o filme mas ainda não tive tempo pra ler, tenho pilhas na fila de espera.

    Adorei seu blog. Beijooooos

    ResponderExcluir
  10. E é chuva de resenhas sobre esse filme na blogosfera, e até hoje eu ainda não assisti.
    Mas já me acalma saber que a adaptação é fiel ao livro, mas de todas as resenhas que li ninguém me alertou para essa mudança no final, fiquei curiosa, mesmo sabendo que ela não interfere no resultado final....é uma mudança.


    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Não li o livro mas assisti o filme e concordo com você: foi excelente!
    Me emocionei bastante e fiquei bem surpresa pela perfeição do roteiro e da atuação, por se tratar de uma adaptação (a maioria deixa a desejar mesmo)
    Parabéns pela análise!!!

    Beijos,
    Le Lançanova
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  12. Eu li esse livro ano passado, e me lembro que adorei ele. Tanto que li em menos de uma semana. Mas quando disseram que ele viraria filme, eu fiquei um pouco "afe mais uma decepção".
    Ainda não assisti a adaptação cinematografia justamente por isso, para não me decepcionar - como aconteceu em diversas outras vezes. Mas essa resenha me fez mudar de ideia.
    Ela não foi a primeira que eu vi na internet. Muito pelo contrário. Foram tantas que a curiosidade só foi aumentando.
    Porém, seu texto foi a gota d'água que fez o poco esborrar. Agora faço questão de assistir esse filme :)

    http://psicotendencia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu sou até suspeita pra falar, porque ACEDE está no Top 1 dos meus livros preferidos. Amei a adaptação. Mesmo com algumas cenas mudadas e outras cortadas, a essência do livro está ali. Ansel e Shaylene deram um show mesmo.
    5 estrelas merecidíssimas!
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  14. Oláaaa!
    Eu assisti ao filme na estréia, mas preciso assistir de novo para poder expressar minha opinião.
    A choradeira da platéia foi tanta que eu não consegui me concentrar no filme. Ninguém merece! hahaha

    Beijos,
    Amanda

    ResponderExcluir
  15. Fiquei tão feliz por saber que você achou uma das melhores adaptações cinematográficas já produzidas! *-* Pretendo assistir ainda essa semana, e estava morrendo de medo de me decepcionar. Que bom que os ensinamentos que o livro passa foram mantidos, porque são bem preciosos. Curiosa demais pra ver!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. John Green não conseguiu me conquistar, mas a adaptação realmente ficou perfeita!
    Os protagonistas foram ótimos e conseguiram passar toda a emoção dos personagens. Conseguiram até me emocionar! Coisa que o livro nem chegou perto hahaha

    Por mais adaptações assim <3

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  17. Fico feliz que tenha gostado do filme, eu também gostei muito e já virei fã.
    Concordo com tudo que você citou, e gostei muito da trilha sonora por mais que achei muito melancólica as vezes. Também falei um pouco sobre o filme no meu blog... se tiver interesse.

    Curti muito o blog e já estou seguindo! (Se puder retribuir).
    Estarei sempre por aqui, Abraços!
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi
    Adorei seu comentário sobre o filme, estou louca para assistir, mais na cidade que moro nem tem cinema =/.
    Estou seguindo seu blog, gostei daqui.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

  19. CONVITE
    Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
    Eu também tenho um, só que muito simples.
    Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
    Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
    Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
    E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
    Força, Paz, Amizade e Alegria
    Para você, um abraço do Brasil.
    www.josemariacosta.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Carlos, tudo bem?
    A sua crítica do filme ficou linda!!!!! Eu quase consegui imaginar as cenas do filme e do livro (quase pois ainda não li e nem vi), você conseguiu transmitir a emoção que sentiu.
    Já li algumas resenhas do livro e algumas críticas do filme, mesmo assim, você prendeu meu interesse no seu texto do início ao fim.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá =).
    Confesso que estou curiosa para ver este filme, mas nem tento. Ler o livro foi uma boa experiência pra mim, mas não gostei tanto quanto a maioria. Espero gostar mais do filme.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi! Gostei bastante deste filme e posso dizer que foi bastante fiel ao livro. Dava até para falar junto com os personagens. As falas bem de acordo e muito, muito emocionante! Queria ver mais uma vez no cinema antes dele sair! É um tanto viciante assistí-lo. kkkk
    Abraços!
    Misael
    devoradoresde-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Gostei do post,vc escreve muito bem !
    http://glamourteen3.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. OlÁ! Eu amo muito o livro!! Eu curti o filme, mais não sei se é pq eu esperava mais, ou não estava no clima no dia, eu senti que falto algo! Não sei explicar, mesmo que ele foi bem fiel, mais ainda prefiro muito mais o livro, considero o filme bom! E to amando essa chuva de adaptações! Hhahahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu também amei o filme, assim como o livro!!!
    Bjus

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi, li esse livro logo que lançado e me apaixonei pelo John Green. Já li todos que ele tem publicado no Brasil e até me arrisquei nos não traduzidos, mas não deu certo. Depois de ler suas palavras fiquei com mais vontade ainda de assistir ao filme, todos disseram que é suuuper igualzinho ao livro. É o próximo que assistirei, com certeza!

    Abraços,
    http://perdidaempaginaas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá Carlos, tudo bem?

    Se acredita que eu ainda não consegui ver o filme? Acho o livro magnífico e depois de tantos elogios, fiquei com ainda mais vontade.

    Beijo

    ResponderExcluir
  28. O filme foi uma grata surpresa,justamente por não ter se distanciado em quase nada da história do livro,realmente vale muito a pena ver.
    Parabéns pela resenha!!
    Abraço!!!
    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir