10 maio 2014

Resenha - Firewitch's O Sétimo Espiríto

" Essa não é uma bruxa de Fogo como as outras. Ela é a verdadeira encarnação da Fênix! Qualquer coisa para ela é meramente insignificante. Seu poder é incalculável! " 

Titulo: Firewitche's - O Sétimo Espírito
Ano de Lanamento: 2013
Autor: Naicon Martins
Editora: Selo Jovem
Número de Páginas: 253
Gênero: Fantasia
Sinopse: Lisa cresceu cercada por livros e sonhos. Aos 16 anos de idade descobre que sua família nunca existiu e que seu mundo não passava de uma dimensão que a protegeu desde criança. Obrigada a retornar para seu verdadeiro mundo, Aragorn, Lisa terá que sobreviver a uma terrível perseguição que custará a vida de sua tutora, Anne. Protegida por Athus, um enviado da Fonte Phoenix para transportá-la de volta ao seu mundo, Lisa embarcará em uma grande aventura que testará todas as suas habilidades mágicas, até então desconhecidas. Separada de seu guardião, a garota contará com a ajuda de Louise, uma brilhante guerreira; Dan, um exímio domador do vento; e Zigg e Cliffe, os Pés-Grandes que jamais tomam banho e que são capazes de controlar o elemento terra. Unidos, serão capazes desvendar o segredo do Sétimo Espírito e impedir que o rei dos Carrascos, Malagat, recupere seus poderes e mais uma vez domine os sete reinos de Aragorn. O Sétimo Espírito é o primeiro livro da série “Firewitch's”.

  O Sétimo Espírito é o primeiro livro da série Firewitch's do autor nacional Naicon Martins, publicado pela editora Selo Jovem. O autor Naicon Martins foi o primeiro parceiro do blog, me recebeu muito bem, foi muito gentil e simpático em me ceder um exemplar do livro para resenhar. Desde já muito obrigado.

  O livro começa contando a história do Senhor Perterson e a abertura de um portal misterioso.
Você pode se sentir confuso no começo, mas os fatos se interligam dando sentido a história. Depois dessa pequena introdução, se inicia a história de Lisa Torner até então uma jovem normal como qualquer outra, aos 16 anos Lisa começa a ter algumas experiências com objetos flutuantes e então descobre não ser dessa dimensão. Lisa é obrigada a voltar para o seu mundo natal às pressas, Aragorn, e então inicia-se as aventuras da Bruxa da Fogo.


  Narrado em terceira pessoa o autor conseguiu usar uma linguagem simples e muito leve, tornando a leitura fluída, levando em conta o número de páginas. A história é bem fantasiosa e se você tem uma leitura rápida consegue ler o livro em apenas um dia.Os personagens criados pelo Naicon são bem exóticos e alguns personagens secundários se destacaram na história. Dentre os personagens conhecemos, humanos, pés-grandes, piratas, bruxos e algumas criaturas mágicas. Não podemos deixar de citar os irmãos Zigg e Cliffe que dão um toque sútil de humor a história e claro Dan, o domador de vento. Porém senti falta da profundidade dos personagens e acho que eles poderiam ter sido melhor desenvolvidos.

  O mundo de Aragorn, é um dos melhores pontos do livro, a sua criação e as raças envolvidas, assim como a Fonte Phoenix, deixam o livro muito mais interessante. Confesso que Aragorn foi um dos mundos mais brilhantes que já conheci, cada raça diferente com seu respectivo elemento de poder e a Fonte Phoenix foram muito bem criados. E novamente senti falta de mais desenvolvimento sobre o mundo e acho que o autor tem uma infinidade enorme para explorar nos próximos livros.

"Lisa segurava na cintura de Dan deixando o rapaz um pouco sem graça. Nas vezes em que a ave descia para dentro das nuvens, Lisa colava seu corpo nas costas dele deixando-o, cada vez mais, com as maçãs do rosto vermelhas. " Pag. 88



  O romance presente no livro não é gritante, o que não o torna chato e sim bem agradável, por mais que você já saiba que o casal principal já está se formando, todo o "relacionamento" é tratado de uma forma muito gostosa com um desenvolvimento muito natural.

  As cenas de ação são muito boas, uma vez que as batalhas são travadas com magias e espadas. A descrição dessas partes é boa e o autor consegue passar toda tensão criada durante a luta. A história das Bruxas de Fogo e seus artefatos são muito interessantes e os mistérios que os rodeiam são demais. Lisa a atual Bruxa de Fogo é várias vezes descrita com um poder inigualável, porém neste primeiro volume a personagem ainda está descobrindo os seus poderes e ainda não pode controla-los.

"Do outro lado do castelo em que Dan estava, Lisa  sentara-se na beira da janela e olhava para fora. O brilho lunar tocava seu rosto embalando-a em pensamentos longínquos e sem respostas." Pag. 94

  O livro ainda nos mostra as dificuldades internas de Lisa, em descobrir muito rápido ser uma Bruxa de Fogo, não pertencer ao mundo humano e ter poderes que nem mesmo ela pode controlar juntamente com as incríveis paisagens de Aragorn e a leveza da história. A Besta, é o vilão da história e está presente em todo o seu desenvolvimento o que a torna uma personagem importante para o desenrolar da história.


  O livro nos introduz a história e ao mundo de Aragorn. Por ser o primeiro da série, alguns mistérios foram deixados em aberto e espero que sejam respondidos nos próximos livros. O Sétimo Espírito tem um mundo fantástico, mas precisa ser mais desenvolvido e aproveitado. A referencia a Harry Potter é notável podendo ser mal interpretada e a revisão pecou ao deixar passar algumas expressões, que se repetem ao longo da história. Os nomes de alguns personagens podem ser facilmente confundidos por causa de sua semelhança e ocasionar uma confusão no entendimento da história. 

  O autor poderia ter desenvolvido mais os personagens, todo o livro tem um ritmo extremamente rápido, o que não foi bom nesse caso, pois você acaba sentindo falta de algum complemento. O livro merecia uma edição melhor, assim como uma revisão. Apesar de tudo assim que acabei de lê-lo, quis logo o segundo livro que já está em processo de revisão, também pretendo ler toda série.





21 comentários:

  1. Oi Carlos,
    Parabéns pela parceria. Gostei bastante da resenha, e o livro parece ser bom!

    Abraços.
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gente! A história me chamou atenção...e que capricho na diagramação em?
    Adorei e quero ter oportunidade de ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da premissa do livro e fiquei com vontade de ler a obra.
    Algumas vezes vale a pena não se aprofundar tanto nos personagens para ter uma narrativa mais veloz. Vou ler a obra e tirar minhas próprias conclusões.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  4. Uau! Que capa linda! O nome chama muita atenção, pretendo ler muit em breve. Adorei a resenha, abraço.

    http://www.likelivros.blogspot.com.br/2014/05/resenha-o-teorema-katherine-john-green.html

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Carlos, tudo bem?!
    Tive a oportunidade de ler essa obra no ano passado e, assim como você, senti falta de informações sobre os personagens e uma profundidade maior em relação aos acontecimentos da obra como um todo. Também achei a leitura um pouco arrastada, e o lance dos nomes parecidos também me confundiu um pouco. Em vários momentos tive que reler um ou outro parágrafo porque a história não fazia sentido =/ E o tempo no livro como um todo é bem rápido, o que me deixou meio perdida. Acredito que nos próximos volumes da série as coisas melhorem =p

    Beijos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Que capa bonitona, se eu visse na livraria compraria na hora kkk Mas por saber que tem referências a Harry Potter, já me fez perder o interesse > < De qualquer forma, boa resenha :)

    Abraço
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii!
    Amei a capa, mesmo. Gostei da premissa, mas mesmo assim, não leria. S´por ver o o nome "Aragorn", já sei que ele provavelmente se inspirou em Tolkien e, só de ver a imagem na ultima foto, sei que ele também se inspirou em Harry Potter. Fico feliz que tenha gostado do livro, mas eu não leria, embora seja um dos meus generos preferidos.

    Beijos,
    Nina Xaubet
    Storytime Storyteller

    ResponderExcluir
  8. Oii, adorei a capa do livro e parabéns pela parceria!!!
    Li sua resenha e fiquei na dúvida entre ler ou não, heheheh
    Vou pesquisar um pouquinho + :)
    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oieee, eu não tinha gostado dessa capa, mas depois de ver suas fotos de perto achei linda, os detalhes são muito legais, estou pensando em solicitar este volume para resenhar, estou adorando os livros da editora selo jovem, um cada mais legal que o outro, Abraços :D

    ResponderExcluir
  10. Hey,

    Já tinha lido outras resenhas do livro, mas nenhuma me chamou atenção, a sua foi a que me deixou com a pulga atrás da orenha, e me deixoucom vontade de ler o livro, as folhs brancas não me atrapalham mais na leitura dos livros acho, que eu leio até mais rápido, e tem imagens, foi o que eu mais gostei.

    Mayla
    meulivromeutudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Que pena que houve problemas de revisão e que o autor não trabalhou bem as personagens, principalmente por causa dessa questão de existirem nomes parecidos... acho que tudo bem ficarem questões em aberto no primeiro volume de uma série, mas sinto bastante falta de conhecer as personagens bem desde o início.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Carlos, tudo bem?
    O Autor é meu parceiro, eu adoro piratas!!!!!! Quando entrei na página dele fiquei louca com o navio!!!!!! Mas acho que nossos amigos "dos sete mares" só irão aparecer na continuação da história.
    Tudo o que escreveu na resenha só me animou ainda mais para ler o livro, adoro fantasia.
    Que pena a questão com os nomes serem parecidos, acho que isso realmente atrapalha, quando for ler vou prestar atenção nesse detalhe. E acho que por ser uma série, o desenvolvimento virá com a continuação.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Carlos!
    Amei as fotos, achei o livro lindo! Também sou parceira do autor, espero logo estar lendo a obra! Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Carlos,

    Gostei muito da sua resenha, conseguiu destacar os aspectos positivos do livro. Adoro livros de fantasia, é um dos meus gêneros preferidos.
    É muito bom ver os autores nacionais se destacando e mostrando sua produção, que não fica nada atrás dos livros estrangeiros.

    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Carlos,
    Não me recordo se cheguei a ler alguma resenha desse livro, gosto bastante desse gênero, nos faz viajar pelo mundo da fantasia hehe.
    Adorei as imagens :) e sua resenha ficou muito boa.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  16. Achei esse livro bem interessante. Sou fã de fantasia e gostei de saber que o romance não é do tipo meloso e irritante. Gosto de romance, mas não quando este é o foco do livro. Já li muitos livros de fantasia que o autor acaba se perdendo apenas no romance e esquecendo de desenvolver o resto.
    Vou procurar para ler. :)

    Beijos,
    Bell

    ResponderExcluir
  17. Olá

    Gostei muito de conhecer esse autor e seu livro. Gosto de histórias de fantasia aliadas a um bom romance.
    Dica anotada!

    Bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  18. Carloos;
    Parabéns pela parceria e amei esse livro autografado, já quero pra mim <3
    O livro parece ser muito bom, a proposta é boa e a diagramação aparenta ser linda.
    Amei a resenha!

    Beijos
    Bárbara
    Toca dos Livros
    http://btocadoslivrom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá.
    Já li algumas resenhas desse livro e acho que e a primeira vez que vejo alguém falando que os personagens não foram bem construídos e infelizmente erros de revisão são uma constante nos livros que tenho lido.
    Achei a história interessante, mas não sei se irei ler, pois estou fugindo de série.
    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Eu também li o livro desse autor e achei muito bom! Apesar de todas as coisas parecidas com Harry Potter, eu gostei muito mesmo! E não me arrependo de ter lido. Foi um dos melhores lidos em 2014 para mim.
    Abraços
    Misael
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Carlos, tudo bem?
    Parabéns pela resenha. Não tive oportunidade de ler o livro ainda, mas fiquei chateada em saber que tem passagens parecidas com Harry Potter (vide comentário acima), e isso demonstra certa falta de criatividade.

    Beijo

    ResponderExcluir