19 maio 2014

Comentário do filme - Divergente

Uma das melhores adaptações literárias do ano, envolvente e muito bem desenvolvido Divergente é um ótimo filme para os fãs do livro.

Duração: 2h19min
Dirigido por: Neil Burger
Com: Shailene Woodley, Theo James, Kate Winslet
Gênero: Ficção científica , Ação , Romance
Nacionalidade: EUA
Sinopse: Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco, e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade, coragem e outros. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, escolhendo uma diferente da família, e tendo que abandonar o lar. Ao entrar para a Dauntless, ela torna-se Tris e vai enfrentar uma jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso, Tris conhece Four, um rapaz mais experiente na facção que ela, e que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.

  O meu interesse pela série de livros Divergente é bem antigo, e com o lançamento do filme a ansiedade em poder conferir a obra aumentou. Eu não gosto de assistir filmes baseados em livros antes de ter lido a obra original e não foi diferente com Divergente, depois que acabei de ler pude ver o filme e posso dizer que a adaptação cinematográfica ficou muito boa.

  O primeiro conceito que você deve levar consigo para sala de cinema é que literatura e cinema são artes que andam juntas mas são completamente diferentes e é claro que algumas alterações foram inevitáveis, e não foi só em Divergente, mas em toda adaptação literária. Divergente seguiu muito bem a linha de acontecimentos do livro e podemos que dizer que foi bem fiel, mas é claro o filme sofreu algumas alterações.

  O livro Divergente é recheado de acontecimentos e quem leu sabe disso. A cada capítulo, um novo fato acontece para que a história  possa prosseguir, eu entendo que a intenção dos produtores e da Veronica Roth (que acompanhou o processo de produção e gravação) era deixar o filme o mais fiel possível, e como os acontecimentos são muitos, o desenvolvimento do filme foi um pouco rápido, nada que atrapalhe muito.


  Um fato que me incomodou bastante foi a escolha dos atores não os principais Tris e Quatro, que mesmo não sendo da maneira que eu imaginei se encaixaram muito bem no papel, mas sim os secundários, era quase impossível reconhecer o Al, Will e Peter, os três atores são muito parecidos e podem causar uma certa confusão. A Cristina não tem nada a ver com o que eu tinha em mente, já os vilões, ah os vilões, se saíram muito bem. Janine, Eric e Molly foram os que melhor se encaixaram no papel, eles tinham as características dos personagens e incorporaram muito bem a suas respectivas personalidades. Outras personagens que se saíram muito bem, foram Tori e a mãe da Tris que atuaram muito bem e se destacaram aos olhos de quem leu o livro.

  Os efeitos do filme são muito bons e o filme é bem agradável aos olhos de quem se vê, não é muito complexo, embora você possa ficar um pouco perdido se não tiver lido o livro, porém achei que o livro nos passa melhor a crítica social, do que no filme, que focou mais no romance entre a Tris e o Quatro. A produção deixou um pouco de lado essa crítica que é bem importante, por ser uma distopia. Mas é claro que isso faz parte do mundo cinematográfico, afinal o publico prefere um romance bonito à uma crítica social evidente.


  Algumas alterações foram pra mim muito importantes, o filme minimiza muito os acontecimentos, como o fato da Tris ficar muito machucada durante os treinamentos no livro e no filme não ficar tão abatida, isso no livro dá uma profundidade a mais na história assim como a retirada do Uriah e a vingança de Peter contra o Edward. Eu não poderia esquecer de citar a trilha sonora, que ficou incrivelmente boa, as músicas da Ellie Gouding se encaixaram nos momentos certos e deram um brilho a mais ao filme.

  Embora Divergente seja muito bem adaptado, não me passou tanta emoção como o livro, que explora muito, muito, muito mais as emoções e os acontecimentos. E é aí que eu digo que o desenvolvimento muito rápido por tentar ser muito fiel atrapalhou um pouco. A Shailene Woodley e o Theo James interpretaram muito bem os papeis de Tris e Quatro e tiveram um entrosamento muito bom, mas novamente digo que no livro eles tem uma profundidade melhor e o romance não é tão evidente quando no filme, já o Ansel Argot (Caleb) passou despercebido, ou seja ainda prefiro o livro.


Conclusão Final: Divergente é um filme muito bem adaptado, claro com alguns furos na transferência da história do livro para as telas, mas que podem ser digeridos, além de ser um filme muito bem produzido e editado. Os efeitos visuais são também muito bons assim como a trilha sonora que não deixou a desejar. O filme é recomendado assim como a leitura do livro antes, para melhor entendimento.

A resenha do livro DIVERGENTE você pode conferir AQUI.

24 comentários:

  1. Olá! Até que enfim encontrei uma resenha de alguém que tenha lido o livro rs
    Foi legal saber sua opinião, vi muitas pessoas criticando a escolha do elenco mesmo, e falando desses furos mas adaptação é adaptação né?
    Fiz uma resenha lá no blog na época que vi o filme também, mas não li nenhum dos livros!
    Beijos

    http://coisasdajuuh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olha eu tenho que confessar que ainda não li e nem vi o filme DIVERGENTE. Ainda não sei do que se trata a história, mas sei que é do mesmo estilo de JOGOS VORAZES que são separado por grupos e tudo mais. Quero muito conhecer essas histórias distópicas, porque eu ainda estou por fora de como realmente é.
    Mas eu gostei bastante da sua postagem falando do filme e espero que eu goste também, até porque já estou querendo que saia logo o DVD dele, embora vai demorar pra karamba hahahaha...Mas enfim...ter paciência é uma virtude mesmo. Mas adorei sua postagem mesmo. PARABENS !!

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ainda não vi o filme, quero ver se consigo ler o livro primeiro, já vi várias resenhas sobre ele, estou bem curiosa para ler!!
    bjuuus

    http://noitesdeleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!
    Eu também adorei o filme e achei ele bem fiel ao livro. Agora, estou bastante ansiosa pela continuação e só espero que mantenham a qualidade. Gostei bastante de sua crítica! =)

    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já li o livro e vi o filme também. Vi muitas críticas dizendo que não foi fiel e tal, mas eu concordo com você, livro e filme são mídias diferentes é são necessárias algumas alterações, por mais que a gente sinta falta de uma coisa aqui e outra ali algumas alterações são compreensíveis, o que foi o caso de Divergente. O importante é que a história não perdeu a sua essência.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. O filme é realmente bem fiel ao livro, exceto na parte mais importante, que é transmitir a emoção da história a quem assiste... A morte do Al não foi tão dramática quanto no livro e a cena da Tris pulando do prédio ficou muito não-empolgante... Apesar do enredo fiel, ficou entediante pra quem não estava, como eu, pirando por ver as cenas do livro virando realidade. Mas eu adorei sua crítica, foi muito bem-escrita!

    www.tapiocaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Estou procurando o livro para comprar, já sabia do sucesso e tals, mad depois desta resenha, deu mais vontade ainda de ler !

    ResponderExcluir
  8. Com algumas cenas bastante fiéis ao livro e outras nem tanto, o filme me ganhou, mais com toda certeza não superou o livro, que é perfeito. Se eu fosse elencar algumas coisas que me aborreceram no filme, começaria pela relação entre a Triz e o Quatro, no livro essa relação é bem mais intensa, e não é algo "nissin miojo" como foi retratado no filme, outra coisa que me incomodou um pouco foi o personalidade da Triz, ela me pareceu um pouco "saltitante" demais no filme, no livro ela é mais contida.

    Abraços

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.com.br

    ResponderExcluir
  9. Já estou seguindo.

    beijos.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ainda não vi o filme, mas acho que vou dar uma chance embora os críticos que eu acompanho tenham alertado sobre diversas coisas completamente vazias em filmes. Embora não tenha dado uma chance pro livro, pelos comentários que vejo a história é até que chamativa. Quem sabe vejo essa semana (se não tiver outro filme mais interessante)

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Carlos!
    Gostei bastante do filme, achei que foi fiel ao livro, na medida do possível. Acho que eu parei de assistir adaptações esperando uma obra perfeita. Nunca é.
    Enfim, gostei do post!

    Abraços,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. É bom saber que fizeram uma boa adaptação, e que mesmo com mudanças não tirou o brilho da história. Não sou muito fã de adaptações porque sempre dão um jeito de estragar nossas expectativas. Gostei da dica e da resenha, vou até assistir o filme. rsrs

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. A minha percepção foi bem diferente da sua... rs... eu achei o filme bem mais emocionante, não gostei do livro, achei bem raso e mal escrito. Então, foi uma surpresa pra mim ter achado o filme tão bom! Curti a adaptação e achei que fizeram uma versão melhor, menos pelo final, não curti a mudança, achei que tirou o impacto. Acredito que a crítica social pode ser mais trabalhada nos filmes seguintes, vamos ver.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Muito legal, gostei do senso critico, mas mesmo assim prefiro o livro. A voz da Tris ficou muito estranha, usaram a mesma voz da Selena!
    ReadingWithaFox.Blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oieee, eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, pois ainda não consegui comprar meu exemplar kkkk, e eu não gosto de assistir ao filme antes de ler o livro, então consequentemente assistirei o filme somente depois de ler o livro kkkk, e estou esperando uma grana extra para comprar a Trilogia de uma só vez!!! Espero gostar do filme, que apesar de algumas criticas negativas eu acho que vou achar legal rs!!!

    ResponderExcluir
  16. Concordo com você. A adaptação, com certeza, é uma das melhores, mas no filme tudo acontece mais depressa e os atores que interpretam Al, Will e Peter são mesmo MUITO parecidos. Havia momentos em que eu os confundia.

    A retirada do Edward foi um erro para mim. Acredito que ele é um gancho importante para o segundo livro/filme, e talvez sem ele seja difícil simplesmente introduzir os sem-facção na história. Não sei, mas vamos aguardar, não é? Adorei a crítica, parabéns!!!

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  17. Que bom que vc falou sobre a opinião do filme, eu estou bastante ansiosa para assistir, então vamos ver como vai estar pra mim o filme haha
    Venha conhecer o Doce Literário ><
    www.doceliterario.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. É bem complicado esse lance da gente ler um livro, acabar gostando, e depois ir ver o filme. Sai sempre com aquela sensação de... "É, foi bom". Dificilmente eu me emociono com um filmes na mesma intensidade que com o livro. Isso só aconteceu com a trilogia de O Senhor dos Aneis, e não há como negar a excelência daquela adaptação.
    Eu gostei de Divergente, mas confesso que me senti meio estranha também com as escolhas de coadjuvantes. Mas superei por conta do conjunto da obra. Ainda acho que foi uma das melhores adaptações que vi.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Carlos,

    Gostei da sua análise. Ainda não li o livro e como você não gosto de assistir ao filme antes do livro. É interessante como as opiniões se divergem tem pessoas que gostaram mais do filme que do livro e vice versa, eu normalmente gosto mais dos livros, mas existem alguns casos que gostei mais do final nos filmes, pois aconteceram de acordo com o que eu esperava que fosse o livro.

    Bjs
    Tânia Bueno
    https://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu queria ler os livros antes de assistir ao filme, mas não vai ser possível, não sei que dia irei assistir ao filme, só sei que tenho que ir kkkk Embora esse não seja o meu filme mais esperado de 2014, eu quero muito assistir ele.
    Enfim, eu gostei muito do seu post, não vi muitos posts sobre o filme e você expressou bem a sua opinião.

    Beijos
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  21. Oi Carlos, tudo bem?
    Eu estou começando a ter uma opinião diferente: prefiro ver o filme antes de ler o livro. Foi o que fiz dessa vez e não me arrependo. Pois vou sem expectativa, não fico esperando ver cenas do livro, pois não li o livro. Quero muito ler Divergente, mas como o filme foi lançado, eu corri para assistir.
    Eu simplesmente, adoreiiiiiiiiii o filme. Você sentiu que foi rápido, eu não tive essa impressão, mas no final, fiquei triste quando acabou, queria mais.
    ótima crítica.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Carlos! Eu amei o filme, eu li o livro e sou fã da saga, eu também me incomodei com alguns secundários que na verdade. ficaram muito diferentes! Mas no geral fora os cortes e pequenas mudanças, gostei bastante!
    Beijos
    Paula Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  23. Oi Carlos, como vai?
    Primeiramente: Desculpe a demora!
    Agora vamos ao motivo do comentário.

    Li Divergente, gosto realmente da série, criei uma expectativa razoavelmente grande em relação ao filme. Se me perguntam o que não gostei no filme respondo na hora "Os atores!", não consigo ver um Quatro no Theo, a não ser pelo aspecto físico, acho que a Tris foi representada, digamos, muito "saudável" não sei se consegue entender... No livro ela é magra, pálida, pequena, e o filme não retratou isso. Fiquei a todo instante procurando os aspectos físicos da Tris na Shailene. Ambos os atores fizeram um bom trabalho e representaram bem, mas acho que o filme poderia ter sido um pouco mais intenso, momentos que exigiam mais emoção não conseguiram sequer transmitir que eram momentos tristes.

    Abraço!
    Bianca,

    www.contracapas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi,

    gostei da sua análise e saber que você preferiu o livro ao filme. Tenho ouvido várias opiniões, mas acho que está empatado o que vejo quando avaliam Livro X Filme.

    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir