12 dezembro 2013

Resenha - O Herói Perdido

                         Ahn ? Como assim um livro de Percy Jackson sem Percy Jackson ?

Título Original: The Lost Hero
Título Nacional: O Herói Perdido
Ano de Lançamento no Brasil: 2011
Número de Páginas: 432 páginas
Editora: Intrínseca
Tradutor: Rodrigo Peixoto
Sinopse: "Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia."

   Sim foi isso que pensei quando soube que a continuação de Percy Jackson não teria o Percy. Como o Rick faz uma continuação sem o personagem principal ? Não estava nos meus planos ler esse livro, depois de ler O Ultimo Olimpiano queria me aventurar em outros mundos e estava seriamente pensando em ler A Maldição do Tigre porém ele não estava na biblioteca da escola então não me contive continuei a ler Percy Jackson desta vez sem Percy.

  A história do livro já começa em um ritmo bem rápido e a ação já está presente nos primeiros capítulos, Jason acorda sem memória em um ônibus escolar ao lado de Piper uma garota que diz ser sua namorada e Leo seu suposto melhor amigo. A partir daí o desenrolar da história fica cada vez mais intenso e os problemas só aumentam. Os três garotos descobrem ser semi-deuses e são levados para o acampamento Meio Sangue pelo seu treinador que na verdade é um sátiro.

  E adivinha quem é O Herói Perdido ? Sim é o Percy, ele está desaparecido e Annabeth sua namorada está à sua procura. Jason se sente um pouco incomodado com o acampamento meio sangue e esse incomodo que ele sente tem um porquê. Sob a fogueira em uma noite Rachel, o oráculo, recita uma nova profecia:

                                "Filho do relâmpago, tome cuidado no chão,
                                 Da vingança dos gigantes os sete nascerão,
                                 A forja e a pomba devem abrir a cela,
                                 E liberar a morte pela raiva de Hera."

agora os três novos meios-sangue partem em uma missão para tentar libertar Hera da prisão e impedir que Gaia a mãe terra volte à vida e acabe com o mundo.

 Primeiramente se você leu toda saga Percy Jackson e os Olimpianos e começar a ler O Herói Perdido você vai estranhar bastante. A narrativa em primeira pessoa passa a ser em terceira, e os capítulos são narrados de dois em dois pelos novos personagens Jason, Piper e Leo. A narrativa ainda continua bem simples, fácil e fluída de se ler neste ponto nada mudou.

 Este livro só me prendeu depois de algumas páginas, após a ação, a história demora quase 200 páginas para voltar ao ritmo normal aí sim o fluxo volta a ser o que era e foi nesse ponto que li o livro todo em um dia. Nessa nova saga somos apresentados à mitologia romana que eu particularmente gostei em alguns pontos. Os três novos personagens são também muito cativantes e eu gostei bastante deles, Rick Riordan conseguiu criar um universo totalmente novo, mesmo que o cenário seja o mesmo e isso me impressionou muito.

  Outro personagem que eu gostei muito, foi Quíone a deusa da neve, mesmo sendo uma antagonista gostei muito dela e a batalha que ela travou com o Leo foi sem duvidas uma das melhores partes do livro. O Livro gira em torno da missão impossível que os três tem que realizar em um certo prazo de tempo, e os perigos que eles enfrentam até chagar ao destino final, digamos que foram muito legais. Rick Riordan conseguiu de novo colocar personagens mitológicos de uma maneira muito agradável e sutil.

  Não podemos deixar de citar o Leo que é o personagem que dá humor a história, até nos momentos mais difíceis ele está presente com uma piadinha, ele só não supera o Percy porque as piadas do Percy são únicas. Muitos dizem "O Jason só sabe desmaiar" "A Piper é uma inútil" será que foi só eu que não consegui ver isso ? O Jason desmaia algumas vezes sim, mas é descorrente da sua perda de memória e a Piper é muito corajosa e enfrenta cada coisa, então para vocês que ficam aí dizendo isso acho que deveriam ler o livro de novo com mais atenção.

  Adivinha quem voltou para dar um toque especial à história ? A Thalia. E o Rick teve uma ideia genial em desenvolver mais o passado dela e revelar alguns segredos até então escondidos. Afrodite volta, mas parece que ela é uma personagem totalmente diferente do que nós conhecemos em Percy Jackson e os Olimpianos e os "novos" deuses que nos são apresentados são incríveis !

  Digamos que são muitos pontos para analisar, mas sim este livro é bom, não sei ao certo se transmiti o que queria, pois tentei ser bem crítico. Enfim, gostei dos novos personagens e gostei no novo universo que o Rick conseguiu criar dentro de um universo já existente !


O livro leva 4 estrelas, por ter altos e baixos mesmo sendo bom, ele às vezes enrola muito para desenvolver alguns fatos e demora muito também para o inicio da missão, os outros pontos são sem duvida positivos personagens bacanas, mitologia como sempre muito bem desenvolvida e sacadas genias. Se você gosta da saga  Percy Jackson não perca tempo.


12 comentários:

  1. Oi!

    Acho que é a primeira resenha que leio que não joga confetes e morre de amores por esse livro.

    Bj!
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olha, tenho até vontade de ler Percy, mas até agora não criei coragem devido a tantos comentários divergentes que vi sobre a série, rs.
    De qualquer jeito, quem sabe no futuro não aposto nessa série, que tem menos livros do que PJ? Pelo que vi pela sua resenha parece ser uma aventura bem legal.

    Beijos, Gabi Prates
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi! Eu amo Percy li todos, mas resolvi para por ali!
    Já vi essa saga nova, mas vou deixar para ler mais tarde!
    Vc foi bem critico, mas gostei!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/12/entrevistando-meus-autores-o-prazer-da_12.html

    ResponderExcluir
  4. Oi, esse não é o estilo de livro que gosto.
    Parabéns pela resenha, muito bem escrita.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Menino, não aguento mais ver livros do titio Rick sendo resenhado por aí, enquanto eu estou aqui até hoje sem ler nadinha, que triste.
    Adoro mitologias, e com certeza esse livro vai me ganhar, preciso arrumar um jeito de encaixá-lo nas minhas leituras.
    Mesmo com os pontos que você ressaltou ele continua sendo um livro que me interessa, vou ler ciente do que esperar agora.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  6. OIEEE, eu já falei que acho seu blog muito lindo? Não? então eu vou falar, acho ele muito lindo kkkk

    E sobre o livro quero ler, já li alguns livros do Riordan e eu adorei, os livros dele são maravilhosos kkk, Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Eu simplesmente adoro os livros do tio Riordan. Ser for estilo Percy Jackson e todo eu vou amar.

    Bjs
    Aline Lima
    http://alinenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Sinceramente nunca li os livros dele e no momento não me despertou interesse!
    Beijinhos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  9. Oi Carlos,
    tudo bem?
    Quero muito ler as coleções do Rick Riordan. Já li algumas resenhas, mas a sua foi muito bem escrita, desenvolveu vários argumentos e confesso que é a primeira que eu leio que apontar pontos negativos.
    Mas assim mesmo quero ler.
    Bijinhos.
    Cila- leitora Voraz
    http://www.cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li Percy Jackson, mas os livros estão aqui me olhando! rs...

    Poxa, fiquei um pouco desanimada com a sua avaliação desse livro, hehe, não gosto nem um pouquinho de enrolação... Mas tenho tantos amigos fanáticos por todas as séries do autor que vou ter que lê-las mesmo assim!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Tenho esse livro há bastante tempo mas ainda não li, será minha leitura de janeiro para o Desafio Literário 2014, por isso preferi não ler a resenha, pois lerei o livro em alguns dias.
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  12. Ainda não me aventurei a ler nada do Percy Jackson, ainda não entrei no clima por mais que eu curta Mitologias em geral.
    ótima resenha e bons pontos levantados! curioso um livro sem o protagonista hahaha mas que bom q tiveram pontos legais =3
    Bjus bjus!
    Pan
    Pan's Mind - Sorteio Amazônia - Arquivo das Almas
    Gincana de Filmes

    ResponderExcluir